domingo, 29 de novembro de 2009

A época do Natal começou...


Aproximámo-nos, a passos largos, da época a que decidimos dar o nome de Natal.

Quem me conhece sabe que esta, assumidamente, é a época que eu mais valorizo.

Já o disse aqui: tem sido no Natal que tenho perdido pessoas bem importantes para mim. E, ao contrário do que seria previsível, faço questão de viver cada Natal como se fosse o último.

Gasto tempos infinitos nos preparativos, desde a decoração da casa até à compra das prendas. Faço questão de embrulhar cada uma das prendas que dou para que um pouco de mim esteja lá.

Mas vejo o Natal como a época dos afectos.

O que nós somos e o que sentimos reflecte-se nesta época.

E eu gosto das pessoas. Confio nas pessoas.

Tenho muitas desilusões? Claro que sim. Mas prefiro ter desilusões do que perder a fé no ser humano.

Por isso, “dou-me” em todas as relações. E, também por isso, gosto de ter os meus amigos junto a mim nesta época.

Este ano vou ter que gerir algumas perdas que ocorreram ao longo destes últimos meses. A minha família está mais pequena e o meu círculo de amigos ficou menor.

Mas este ano alguns amigos fizeram questão de passar o Natal comigo.

E sei que outros que não estarão presentes, estarão comigo em pensamento.

Porque o Natal é isso mesmo: está no tempo e no lugar onde nunca imaginaríamos. Muitas vezes, na mais longínqua solidão e no canto mais escuro, assiste-se à magia da claridade que só os afectos nos transmitem.

Talvez por isso, para mim, o Natal é todos os dias e no mês de Dezembro limitámo-nos a pensar um pouco mais sobre a magia dos afectos...

É como um regresso a casa...uma viagem até ao nosso íntimo e às nossas memórias...






6 comentários:

Abobrinha disse...

Detesto o Natal, odeio o Natal e o carnaval à volta dele. Pode ser altura de afectos, mas é também altura de todas as solidões.

NI disse...

Eu sei qual é o teu pensamento sobre esta época.

E também já te disse que só é altura de solidão se quisermos.

Quanto ao "carnaval" à volta dele: como eu disse, o Natal é o reflexo daquilo que somos, do que fazemos e do que sentimos. E, sinceramente, não me pareces uma pessoa "carnavalesca" :)

Beijo

Abobrinha disse...

Bem, também acertaste com o carnaval.

NI disse...

Ahahahahahah

Eu sei que me entendeste muito bem...

:)

Anónimo disse...

Minha querida Ni

O natal é a epoca do ano em que eu me sinto mais triste e deprimida .Como a Abobrinha disse e muito bem o carnaval á volta dele e como ela eu também odeio a quadra natalicia .

Beijos a todos

Carlota joaquina

NI disse...

Querida Carlota, sente-se triste e deprimida porque é uma pessoa de afectos e recorda-se de quem já partiu e não se senta à mesa.

O segredo? Fazer todos os anos do Natal uma festa como se todos não tivessem, de facto, partido.

Os meus pais, por exemplo, adoravam o Natal e faziam questão de ter a casa cheia de amigos (mais do que de familiares porque a família estava toda afastada). A melhor homenagem que posso fazer à memória deles é ter a minha casa cheia de amigos. Era isso que eles fariam e gostariam se fossem vivos...

Quanto ao Carnaval, para mim é só em Fevereiro e é uma época que não aprecio muito pelo que pura e simplesmente nem me lembro dele. Como não me lembro dele, não tem lugar nesta altura. Talvez por isso não compre prendas durante o mês de Dezembro.

Beijo enorme

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso