quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

...



"A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo,

sem tirá-las do meu coração;

Sorrir às pessoas que não gostam de mim,

Para mostrá-las que sou diferente do que elas pensam;

Fazer de conta que tudo está bem

quando isso não é verdade,

para que eu possa acreditar que tudo vai mudar..."


Charles Chaplin





As coincidências da vida fizeram com que perdesse as duas pessoas que me amaram incondicionalmente: a minha avó e o meu pai. Ambas partiram num dia 7 de Dezembro qualquer....


E é neste dia, como nos outros dias, que vou buscar aos recônditos da memória os abraços sentidos, os sorrisos cúmplices, os olhares tristes quando eu fazia algo de mal, os olhares orgulhosos quando ultrapassava um obstáculo, os cheiros dos corpos quando se aproximavam para me aconchegar e que diziam que eu não estava só.

É neste dia, como nos outros dias, que sei que a melhor homenagem que lhes posso fazer é nunca ser desleal e manter intacta a minha honestidade intelectual porque me ensinaram que os verdadeiros homens medem-se pela verticalidade com que estão na vida e não pelos bens que têm. É dizer "não...porque" (porque me ensinaram que um "não" tem sempre que ter uma razão, ao contrário do sim).

E é neste dia, como nos outros dias, com um sorriso sereno, que me recordo de todos aqueles que passaram pela minha vida e fizeram a mulher que hoje sou. Os amigos que partiram, os amigos que perdi, os amigos que tenho.





Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso