terça-feira, 6 de abril de 2010

Metamorfose...




No fundo, é isso, a solidão: envolvermo-nos no casulo da nossa alma, fazermo-nos crisálida e aguardarmos a metamorfose, porque ela acaba sempre por chegar.

August Strindberg

Foi este percurso que fiz nos últimos dias.


Muitos têm medo da solidão. É comum associarmos a solidão à tristeza ou ao sofrimento.


Já o disse por diversas vezes que não tenho medo da solidão nem a encaro como algo fútil ou estéril.

A solidão é, para mim, a melhor forma de me encontrar. De reflectir sobre o que me acontece. De pensar nas relações de afectos que tenho, nas minhas frustrações, nas minhas angústias, nas situações que me fazem sorrir.


É na solidão que me vou "entendendo". Que encontro as respostas para muitas das minhas reacções.


Mas há outra solidão. A vazia. A oca. Aquela que não tem qualquer sentido e que não nos leva a lugar algum que não seja sofrimento.

Aquela solidão que é sentida por uma pessoa quando não tem ninguém para partilhar o seu dia de aniversário. É a mesma solidão daquele que sabe que vai morrer e que só uns dias depois vão encontrar o seu corpo porque não há ninguém que sinta a falta dele.

Francisco Assis escreveu:

"Não é amigo aquele que alardeia a amizade: é traficante;
a amizade sente-se, não se diz."


Este é o nosso principal desafio enquanto seres humanos.


6 comentários:

Abobrinha disse...

Então agora és uma "abroboleta"! Com asas. Ou seja: voas!

Abobrinha disse...

Já agora, quando é que tiras a moderação de comentário?

NI disse...

Abobrinha, nunca deixei de voar.

Quanto à moderação: ainda estou a pensar se o blogue é para manter ou fechar e tu perguntas-me sobre a moderação? Até ao momento só eliminei dois comentários assinados pelos nossos queridos amigos chineses. :)

Tinta Permanente disse...

Fechar o blogue ?!! Tá doida !
Tu não me tires as minhas pequenas alegrias, o meu oxigénio, a minha... ! Vou parar com a choradeira, ok, ok. Sorry!

Gosto da solidão, adoro-a até ! Porque são esses únicos momentos que consigo estar comigo. Sem ninguém a .... :)

JP disse...

Fechar o blogue Ni???
Resolve alguma coisa? Altera algo?
Ai! Ai!
Beijinhos e juízinho

Lena disse...

Também gosto de momentos de solidão, fazem-me bem.
Agora estar completamente só neste mundo deve ser terrível, essa solidão deve ser quase impossível de aguentar e, digo quase, porque não sei exactamente como será.

Já agora, apesar de ter descobero este blog há muito pouco tempo, também me atrevo a pedir para não acabar, ok???

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso