quinta-feira, 29 de abril de 2010

Exemplo ou Lição?




Não devemos servir de exemplo a ninguém.

Mas podemos servir de lição.

Mário de Andrade



Este pensamento é curioso porque ainda não consegui chegar à conclusão se concordo, ou não, com ele.


Numa primeira leitura concordei com ele até porque nunca gostei de ser exemplo para ninguém. Cada qual tem a liberdade de fazer as opções que entende como melhores.


Por outro lado, de alguma forma, tento servir de exemplo às minhas filhas no sentido de todas as minhas acções estarem de acordo com os valores que defendo.


E, afinal, qual o sentido da "lição"? Será que as pessoas vão olhar para nós para "aprender" as consequências dos nossos actos? E que actos? Apenas os maus?


Mas nós não aprendemos com as lições que a vida nos vai oferecendo? Aprendemos com todas? Ou será que só aprendemos com o mal que nos acontece (ou que acontece aos outros)?



A música de hoje é de um dos meus grupos favoritos.






5 comentários:

Sadeek disse...

Mário de Andrade não sabe o que diz. Tenho dito.

NI disse...

Sadeek, pensavas que eu era a única que não sabia o que dizia?

Ahahahahah

Beijo

só 1 mulher disse...

Eu tento, ser 1 exemplo para a minha filha, não cometer erros que foram cometidos comigo.. deixá-la crescer em liberdade..

As lições da vida.. sabes que acho, que há certas situações más, que acabo sempre, ou quase sempre por cair nelas, talvez seja burrice, distração.. não sei.. mas caio quase sempre.. acho que só se me abrissem a cabeça..

O meu grande problema... ENORME.. é que acredito que há pessoas puras e sinceras.. infelizmente, são raras..

NI disse...

só uma mulher, não é burrice nem distracção. Não concebo a vida sem afectos. E os afectos que nos preenchem enquanto seres humanos pressupõem confiança.

Leve as "pancadas" que levar não abdico de confiar no ser humano.

só 1 mulher disse...

entendo Ni.. acontece que poucas são as vezes que de facto não me desiludo.. mas depois.. lá vou eu e caio de novo!

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso