terça-feira, 27 de abril de 2010

Consumir Afectos ...


“A expressão Sociedade de Consumo designa uma sociedade característica do mundo desenvolvido em que a oferta excede geralmente a procura, os produtos são normalizados e os padrões de consumo estão massificados...

As principais características da sociedade de consumo são as seguintes:

. Para a maioria dos bens, a sua oferta excede a procura, levando a que as empresas recorram a estratégias de marketing agressivas e sedutoras que induzem o consumidor a consumir, permitindo-lhes escoar a produção.

. A maioria dos produtos e serviços estão normalizados, os seus métodos de fabrico baseiam-se na produção em série e recorre-se a estratégias de obsolescência programada que permita o escoamento permanente dos produtos e serviços.

. Os padrões de consumo estão massificados e o consumo assume as características de consumo de massas, em que se consome o que está na moda apenas como forma de integração social.

. Existe uma tendência para o consumismo (um tipo de consumo impulsivo, descontrolado, irresponsável e muitas vezes irracional)."

Paulo Nunes - Economista, Professor


Cá para mim, existe um consumo impulsivo, descontrolado, irresponsável e muitas vezes irracional" dos afectos, tal é a facilidade com que nos descartamos dos mesmos.


Vejamos, por exemplo, a amizade.


Qual é o problema de acabar com uma amizade? Perder tempo em nos colocarmos no lugar do amigo? Para quê? Mas há "amigos" a "rodos" por aí... Só no facebook a oferta de "amigos" excede a procura. E, ainda por cima, são daqueles "amigos" que dizem "ámen" a tudo o que eu digo.


Mais a mais, parece mal eu não ter muitos "amigos". O que dirão aqueles que me conhecem se eu disser que só tenho um ou dois amigos?


Descartei um verdadeiro amigo? Qual é o problema? Arranjo outro logo a seguir. Quando estragava uma boneca colocava-a no lixo e os meus pais compravam outra.


Perder um segundo da minha vida a colocar-me no lugar do amigo que descartei? Estão doidos? Mas eu tenho lá tempo para isso...É mais fácil fazer tudo para o magoar para ver se ele "enxerga que está a mais..."


Definitivamente, não gosto nada desta sociedade de consumo de afectos e manifesto a minha incapacidade de lidar com ela. Quererá isto dizer que estou a ficar velha? Provavelmente...


5 comentários:

Eu Mesma! disse...

velha não digo...
mais preocupada com a vida penso que sim...

Sadeek disse...

Eu devo ser mesmo uma ave rara neste mundo porque não tenho nada a noção que as coisas, no que toca a amizades, estejam assim tão "negras"... :S

BEIJOOOO

só 1 mulher disse...

Sabes o que eu acho? que quem tem esse comportamento com os amigos, ou eles não eram de facto amigos, ou (parece-me que seja este o caso) não sabe o que é uma amizade..

NI disse...

Eu Mesma, preocupada? Não. Realista.

Sadeek, és um homem feliz :)

só uma mulher, limitei-me a constatar algo que tenho vindo a assistir de há uns tempos a esta parte. Penso que no fundo as pessoas confundem amizade com conhecimento.

Beijos

Sadeek disse...

Sou sou. Mas não é pelo nº de amizades que tenho... ;)

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso