quarta-feira, 29 de agosto de 2007

A igreja e o sexo


Nas minhas habituais excursões pela Net,encontrei a seguinte noticia:

A estátua de um antigo bispo de Braga a segurar um báculo (bastão) com formas que lembram um pénis gerou uma polémica que envolve autarquia, diocese e junta de freguesia. Apesar disso, a estátua de D. João Peculiar, o arcebispo que coroou D. Afonso Henriques como primeiro rei de Portugal, tornou-se numa das atracções turísticas da cidade dos arcebispos.

Será que li mesmo bem?
A igreja não gostou do bastão de D. João peculiar,por fazer lembrar um pénis?
Estaremos nós a presenciar uma demonstração de respeito e seriedade por parte da igreja?
A igreja não combina com sexo?

Então nesse caso pergunto!
Será que a igreja pode explicar isto???



Ou pior ainda!!!!
Qual é a justificação da igreja para isto!!!!



Será que a igreja tem 2 pesos e 2 medidas?
As interpretações variam em função do pais onde a igreja se encontra instalada?
Ou será que a igreja está a apostar noutras formas de cativar as pessoas para a vida religiosa,e não quer assumir claramente essa intenção?
Só por respeito a alguns elementos que participam neste blog é que prefiro não acrescentar mais nada!
Até porque pelas imagens,está tudo dito...

42 comentários:

Antonio disse...

Eu respeito o facto de você ser ateu, pensador, mas não se vê o mesmo da sua parte para com os cristãos, está gozar com uma religião.

Tulicreme disse...

CarvalhoCapela, parece-me algo precipitado esse seu comentário. Da última vez que verifiquei, viviamos numa democracia com liberdade de expressão, coisa que a igreja parece abominar. Você acha mesmo normal todo este alarido por causa duma estátua?! Por favor...

*tεrεsα* disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
*tεrεsα* disse...

SR. Capela:

Já tem as suas respostas nos posts:

Martin Luther King

e

Factos Sobre as Chitas


Cumprimentos.

Francisco o Pensador disse...

Capela,já era de esperar que percebesse tudo ao contrário.
Releia o post!
Chegará (se não for tendencioso..)facilmente à conclusão que a igreja cristã é que está a ser hipócrita e que é ela que está a gozar com as pessoas.

Ou talvez o sr ache aquele vitral bastante sugestivo?
(É sabido que algumas pessoas tem fantasias sexuais envolvendo artefactos e locais religiosos..)

Ouviu a opinião da Tulicreme?

Com poucas palavras,ela disse tudo!

Cumprimentos.

Antonio disse...

A igreja católica tem 2000 anos, acha que ao longo de todo esse tempo não houve imagens, que esteja mal feitas?

Perdão esqueci-me os monges nunca se enganão, será?

Tulicreme disse...

Penso que a questão aqui não seja essa, mas já vi que está a tentar fugir da onda que levantou...

Francisco o Pensador disse...

Tulicreme,já é costume o sr Capela fazer isso..

Com o tempo,acabamos por nos habituar..

Antonio disse...

Não eu volto à ptimeira mensagem, senhor Pensador, o que fez aliás a reunião de ideias da igrja católica que voc~e reuniu, é um insulto!, mas nãos e preocupou em pôr imagens muçulmanas, pois como (penso eu) não existe nenhum muçulmano a frequentar este blog ninguém ficaria ofendido.

Antonio disse...

Não eu volto à ptimeira mensagem, senhor Pensador, o que fez aliás a reunião de ideias da igrja católica que voc~e reuniu, é um insulto!, mas nãos e preocupou em pôr imagens muçulmanas, pois como (penso eu) não existe nenhum muçulmano a frequentar este blog ninguém ficaria ofendido.

Antonio disse...

Não eu volto à ptimeira mensagem, senhor Pensador, o que fez aliás a reunião de ideias da igrja católica que voc~e reuniu, é um insulto!, mas nãos e preocupou em pôr imagens muçulmanas, pois como (penso eu) não existe nenhum muçulmano a frequentar este blog ninguém ficaria ofendido.

Francisco o Pensador disse...

Capela,a igreja tem 2000 anos?
Está a falar da igreja católica ou da igreja cristã?
A igreja católica nasceu com Constantino sr Capela e foi o resultado de uma união de interesses entre o clérigo e o poder politico da altura.
(Ao ponto que isto chegou,em que são os Ateus que tem de vos ensinar o catecismo..)

Ao longo de todos estes anos,claro que houve imagens mal feitas!
Não ponho isso em questão!
O que eu coloco em questão é a igreja católica continuar a tolerar essas imagens enfadonhas!
Ou você não consegue ver nessas imagens,as origens da inquisição?
Você acha que a inquisição perseguia pecadores?
Foi a forma que os "poderosos" encontraram para subjugar o povo e colocar em prática as suas fantasias sexuais mais hediondas!
Nunca soube das mulheres que eram abusadas sexualmente no confessionário com a chantagem de serem denunciadas como sendo bruxas??
Reveja as imagens sr Capela.
Uma imagem esconde mil palavras...

(Ps: Não sei porque falou em monges,mas também não interessa)

Francisco o Pensador disse...

Capela,quantas vezes vai repetir a mesma coisa?

Francisco o Pensador disse...

Imagens musulmanas??

Boa...uma desculpa bastante imaginativa e quase convincente..

Antonio disse...

Primeiro de tudo eu nunca disse que era a favor da Inquisição, simplesmente digo que é algo exagerado a forma como é tratada.

Sim, é verdade esses aspectos das bruxas, etc...
Mas acha que a igreja iria passar isso para as imagens, para que então existia a Inquisiçao, não deveria ela controlar esse tipo de coisas, são simples erros, nada mais.

E tudo o que disse não o impede de estar a gozar com a igreja, eu não quero com isso dizer que seja proíbido do fazer, só que penso tal como disse na primeira mensagem que é uma falta de respeito!

Cumprimentos...

PS- Deixe os monges, era apenas um pormenor insignificante.

Antonio disse...

Primeiro de tudo eu nunca disse que era a favor da Inquisição, simplesmente digo que é algo exagerado a forma como é tratada.

Sim, é verdade esses aspectos das bruxas, etc...
Mas acha que a igreja iria passar isso para as imagens, para que então existia a Inquisiçao, não deveria ela controlar esse tipo de coisas, são simples erros, nada mais.

E tudo o que disse não o impede de estar a gozar com a igreja, eu não quero com isso dizer que seja proíbido do fazer, só que penso tal como disse na primeira mensagem que é uma falta de respeito!

Cumprimentos...

PS- Deixe os monges, era apenas um pormenor insignificante.

Anónimo disse...

Bem, não sei se este é o post mais apropriado para o que vou dizer. Antes de mais quero pedir deculpas à Ni, ao Pensador e à Teresa. Garanto que não foi por mal. Simplesmente não usaria o meu nome.Então é assim: eu, Luís António Almeida, nunca existi. Sou uma ficção criada por um rapaz de vinte e muitos anos. Sou um mísero licenciado desempregado. Por isso nunca vos disse o que fazia na vida. Escolhi um nome potencialmente burguês. Imaginei um homem acomodado na vida, casado e com filhos - a viver numa boa zona de Lisboa. Tudo o que está escrito com este nome é defendido na íntegra pela minha pessoa. São as minhas convicções e acredito profundamente nelas. Não me interessa nada o que os detractores da minha pessoa não existente possam dizer. Rir-me-ei com desprezo. A vocês, as minhas honestas desculpas. Ni, um dia disse que eu lhe fazia lembrar alguém. Sou muito novo mas tenho a cabeça no sítio e, sem falsas e pretensiosas modéstias, sei ver. As melhores coisas para si. Nunca menti na minha opinião sobre a sua pessoa e reitero o que disse quando me enderecei a si pela primeira vez.

A todas as pessoas de bem, os melhores cumprimentos.
Adeus!
O não Luís António Almeida

ps- já agora, escrevi textos nos grandes portugueses como "anónimo". Não sou o salazarista. Escrevi um exto lá para o final que a Ni subscreveu na íntegra. A identificação destes textos serve para provar que quem escreve isto é a pessoa que utilizou o pseudónimo Luís António Almeida.

Antonio disse...

Peço-lhe que prove que é o Luís António de Almeida, enviando uma mensagem por si assinada.

Se for o caso, admito que tenho uma enorme admiração, pelo que disse e é sem dúvida uma pessoa com uma personalidade admirável.

Boa sorte, na procura de emprego, alguém como o senhor bem o merece.


Cumprimentos.

Antonio disse...

Foi sempre o anónimo, auele que disse que eu não tinha remédio?

Antonio disse...

Podia continuar a comentar no blog?

Não há mal nenhum e eu gostaria de ler as suas propostas ao Estado da Nação.

Francisco o Pensador disse...

Sr Capela,
Ele não mentiu.
Você pode ser médico,mas quem tem o remédio é o farmaceutico...

Francisco o Pensador disse...

Sr Luis António,por respeito a pessoa desse nome ,que nós estimamos neste blog,gostaria que o sr publicasse a mesma mensagem com o seu nick registado (em azul) tal como o sr Capela sugeriu.

De outro modo,podemos estar a lidar com um brincalhão que gosta de aparecer por aqui de vez em quando só para meter a sua ignorância em prática.

Apôs isso,terei muito agrado de lhe dar uma palavra amiga.

Um abraço Luis.

Anónimo disse...

O comentário: sta Komba – ora aki está algo modern@ é meu. Está no fórum do botas, na p. 27. O comentário de 28 de Março, com o nome Abril também é meu. Assim como o de dia 27 de Março dirigido à Ni. A mensagem de apoio ao pensador é minha – dia 20 de Março. O de dia 16 de Março – tesouros fantásticos também é meu. O de dia 15 de Março em que ataca um suposto académico brasileiro, idem. Há mais, mas os meus olhos queixam-se. Como posso eu provar?

Pensador, as minhas desculpas.

O não Luís António Almeida

Antonio disse...

Sr. Luís Almeida, eu peço-lhe que prove que era o sr. Luís António de Almeida acedento à sua conta blogger e confirmando que você é ele mesmo.

Abraços.

NI disse...

Caro Amigo Luís (irei continuar a chamá-lo assim).

Não vou comentar as suas palavras, apenas gostaria de lhe dizer o seguinte: é verdade que afirmei que me fazia recordar alguém. Chegou o momento de dizer que o Luís me fez recordar a mim própria, quando eu tinha os meus trinta anos e colocava todos os estereotipos em causa, quando lutava ferozmente pelos valores e convicções que defendo e sempre defenderei. Parecia-me, pois, que o Luís estaria nessa faxa etária, meio zangado pelo facto da realidade ser madrasta para quem tem de lutar por algo.

Mas, como todo o ser humano, evoluí. Continuo a lutar pelos mesmos valores, pelas mesma convicções mas de uma forma mais madura e, quiçá, mais eficaz.

Finalmente, direi que nunca acreditei que fosse burguês ou não nos teríamos entendido.

Abraços

*tεrεsα* disse...

Sr. Carvalho Capela, Luís António Almeida nunca acedeu com uma conta blogger. Se o fizer agora também nada garante que seja o próprio. Cabe a cada um acreditar se é Luís António Almeida ou não.

Quanto à polémica que por aqui reina:

Sr. Carvalho Capela, não creio que tenha sido intenção do Pensador insultar a Igreja Católica. Apenas manifestou a sua opinião e deixou alguns factos para discussão.

Penso que ofensas para os católicos deviam ser os escândalos de pedofilia na Igreja Católica. Isso sim é ofensivo. Não há nada mais vil e reles que um pedófilo. A Igreja que tanto prega a moral e os bons costumes devia ser a primeira a dar o exemplo e expulsar os pedófilos que tem lá dentro. Sabe os escândalos que têm vindo a público, Sr. Capela? Devia estar mais atento às notícias.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Sim

Antonio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antonio disse...

Excelentíssima Sra. Teresa:

Tem toda a razão, desculpe, enganei-me, mas pensei que ele tinha uma conta blogger e por isso tinha o nome a preto e não a verde.
Em princípio será verdade, mas se por acaso aparecer um Luís Almeida a dizer que é mentira, estamos tramados...


"Sr. Carvalho Capela, não creio que tenha sido intenção do Pensador insultar a Igreja Católica. Apenas manifestou a sua opinião e deixou alguns factos para discussão."

Factos esses insultuosos.



"Penso que ofensas para os católicos deviam ser os escândalos de pedofilia na Igreja Católica. Isso sim é ofensivo. Não há nada mais vil e reles que um pedófilo. A Igreja que tanto prega a moral e os bons costumes devia ser a primeira a dar o exemplo e expulsar os pedófilos que tem lá dentro. Sabe os escândalos que têm vindo a público, Sr. Capela? Devia estar mais atento às notícias."

Por acaso sabe da opinião de sua Santíssima Autoridade, o Papa?


Os meus melhores cumprimentos...

*tεrεsα* disse...

Luís (partindo do princípio que é o verdadeiro que nos agraciou com as suas excelentes participações), seja bem vindo.

Sentimos a sua ausência. Como também sentimos a ausência da Isabel e da D.Carlota por aqui.

Ainda nem que regressou para dar mais vida a este cantinho que também é seu.

Ab.

Francisco o Pensador disse...

Capela,os factos que apresentei para discussão só poderão ser considerados insultuosos a quem servir a carapuça!

Como parece ser o seu caso!

Nem devia estar a perder o meu tempo em dizer isto,porque você não é propriamente um aluno da primária,mas reparou que no meu post não acusei directamente a igreja de seja o que for??

Só coloquei perguntas sr Capela,apenas perguntas!!
E as perguntas são colocadas com a intenção de obter respostas e nada mais!

Agora,você ficou insultado?
Não me diga que além de médico,também é padre?

E mais!

O papa Bento XXI,pode se pronunciar contra a pedofilia (e verdade seja dita,se eu fosse pedófilo,nunca me pronunciaria a favor dos pedófilos..),mas enquanto ele proteger os pedófilos que estão dentro da igreja que ele orienta,será tão culpado quanto eles!

E casos desses,é aos montes sabia??

(Se calhar...este tipo de vitral serve de certa forma para outro tipo de inspiração..)

Francisco o Pensador disse...

Luis,

Acha mesmo que o meu nome verdadeiro é Pensador?

Não interessa quem você é na realidade,nem interessa o seu grau académico!
Eu tenho apenas o 9º ano e no entanto sei recolher a simpatia de pessoas com o estátuto (e o nivel!) muito superior ao meu!!!
(também não é dificil já que eu sou apenas o Burro Pensador,Oco e Vazio e Vermelhusco com Zero a Esquerda..)

Interessa sim,foi a personalidade que sempre nos demonstrou e a lucidez que soube transmitir nos seus comentários.

O facto de nos ter confidenciado essa sua situação,só faz fortalecer a consideração que sentimos por si!

Por favor,não me peça desculpas porque você não me deve nada!

A Teresa disse tudo,este cantinho também é seu!!!!

Um abraço.

Francisco o Pensador disse...

Capela, anda a ver coisas verdes?

Veja lá!..pode ser doença grave!!

*tεrεsα* disse...

Onde se lê "Ainda nem" deve ler-se "Ainda bem".

Ab.

Antonio disse...

E você azuis (e eu que sou do Porto)!

Anónimo disse...

À vossa consideração

As minhas desculpas devem-se ao facto de ter continuado, aqui, com a farsa - se assim se pode dizer. Reitero que os pontos de vista defendidos são os da minha pessoa e que a mentira diz respeito ao meu nome, ao ser casado, etc. Como disse, estou pouco mais a meio dos vinte. Pensador: claro que sei que não é esse o seu nome. E esta coisa dos graus académicos é profundamente oca e vazia. Eu só me servi dele para atacar as opiniões que pululavam nos grandes portugueses e aqueles que se armavam em historiadores de serviço. A realidade universitária deste país é muito pobre. Os alunos são fracos, os professores estão instalados, os departamentos em vez de funcionarem como unidades de investigação, estão completamente estagnados. A instituição suga o dinheiro das propinas e lança os alunos licenciados - muitos deles com uma formação muito débil - cá para fora, sem qualquer articulação com o mundo do trabalho. É que em inglaterra, o aluno é cartão de visita da instituição. E por isso aposta-se para que seja bom... enfim. Aqui? Gargalhadas!! Dir-me-à: tem que se procurar por si. Pois, claro que sim. Mas numa entrevista a um trabalho que é da área olham para nós e dizem: está bem, tem uma licenciatura, uma pós-graduação, etc e daí? Num centro de call center dizem: então com uma licenciatura e afins, o que é que quer daqui? Resultado: começamos a fazer os currículos com a formação mínima.

É que é muito engraçado o governo criar estágios na administração pública para, passados x meses, despejar as pessoas e colocar outras. Como também é muito cómico querer apostar na formação e novas oportunidades e fazer anúncios francamente estúpidos e insultuosos. Como também é preciso ser muito ordinário na incrementação de uma política de natalidade. Não quero trabalhar?! Claro que quero, mas quero ver recuperado o dinheiro que foi investido, o tempo em que não andei a arrastar a ganga. Não quero passar outra vez pela situação de ser no escritório a pessoa com mais formação e andar a carregar caixas de papel. Sabe, as pessoas adoram uma coisa. Dar ordens a uma outra que tem mais formação do que elas. Deliciam-se, por um momento ficam com uma sensação de controlo, de saber fazer, etc. E depois dão bitaites do que podemos fazer na vida com aquilo que temos. Mas isto é um tópico que dá pano para mangas. Aliás, têm saido muitos dados sobre a formação dos quadros das empresas. Mas há uma realidade que deveria ser vista e que é a das de empresa de outsorcing. Mão-de-obra descartável. Essa mão de obra descartável percorre um arco social relativamente abrangente, mas acaba por haver um denominador comum. Esta possível homogeneidade impede qualquer tentiva de "inovação", de novos métodos de trabalho, etc. Resultado, há como que um acordo tácito - ainda que haja conflitos e sabotagens de trabalho - sobre como as coisas acontecem e a produção é constante, nunca tem picos significativos - é mediana. Resultado: despedem-se uns, para virem outros e tudo começa de novo. Tudo para não se dar um mísero subsídio de almoço. Já nem se fala nos outros. E assim, as pessoas são compelidas a trabalharam à produção tendo como contrapartida ilusórias vantagens. Não tenho medo de trabalhar, nunca tive e a mim ninguém me despede. Despeço-me eu.

Bem, perdi o fio à melhada. É domingo - pode-se dizer uns disparates sem grandes preocupações de formalização. Isto já vai longo. Obrigado pelas vossas palavras. E a verdade, ainda que um cliché, é que há muito à frente.

Como repararam, desde que vos disse que não existia, nunca mais assinei com o nome que usava. Significa que anda para aí um chico-esperto.

"Luís"

Anónimo disse...

Teresa e Ni, obrigado!!

Sou eu mesmo.

Antonio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antonio disse...

Está comprovado, você é mesmo o Luís António de Almeida (ou pelo menos a pessoa que o foi) e tudo graças a isto:
"Como repararam, desde que vos disse que não existia, nunca mais assinei com o nome que usava. Significa que anda para aí um chico-esperto."

Esse chico-esperto fui eu, na mensagem dizia "sim", se você não fosse o Luís Almeida, e fosse uma farsa nunca iria reclamar, com a minha criação e agiria como se fosse mesmo você a dizê-lo, era então uma cilada por mim montada que se você fosse mesmo um mascarado, não reagiria a esse comentário, no entanto reclamou, e eu fiquei esclarecido.

Peço-lhe desculpas, mas o meu objectivo era apenas saber a verdade que agora já sei.

Como você disse e muito bem é uma pena que a sua história seja "moda" neste país.

Mas mantenha sempre a Esperança!
Boa sorte novamente!

*tεrεsα* disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
*tεrεsα* disse...

Sr Carvalho Capela, as frases de Bento XVI:

Aclamação

"Após o grande papa João Paulo II, os cardeais escolheram a mim, um simples, humilde trabalhador da vinha do Senhor". (no seu primeiro pronunciamento como novo sumo pontífice da Igreja Católica)

Ego e individualismo

"Nós estamos a dirigir-nos em direcção à ditadura do relativismo que não reconhece nada como definitivo e que tem como seu maior valor o ego e os desejos de cada um. (...) Nós devemos tornar-nos maduros na fé, nós devemos guiar o rebanho de Cristo nessa fé".
(na missa na basílica de São Pedro antes do conclave)

Imundície na Igreja

"Quanta imundície há na igreja, mesmo entre aqueles que, no sacerdócio, devem pertencer inteiramente a Ele. Quanto orgulho, quanta auto-suficiência".
(na missa da Sexta-feira Santa em 2005)

Europa

"Nas horas de seu maior apogeu, a Europa parece ter se tornado vazia por dentro, paralisada por uma crise que ameaça sua saúde e a faz depender de transplantes".
(No recente livro publicado "Valores em Tempos de Reviravolta")

Outras igrejas

"A Igreja Católica é a mãe de todas as igrejas cristãs. Por isso, outras igrejas não devem ser consideradas 'irmãs' da Igreja Católica.”•

Clonagem

"Um homem produzido por outros homens no laboratório deixa de ser um presente de Deus, da natureza. Assim como ele pode ser fabricado, ele pode ser destruído."

"A clonagem humana é mais perigosa que as armas de destruição em massa."

Aborto

"Os cristãos devem ser contra decisões judiciais e leis que autorizem o aborto e a eutanásia, considerados pecados graves."

Homossexuais

"A igreja classifica os casamentos homossexuais como imorais, artificiais e nocivos."

Superstição

"Rituais que dependem da superstição e outros erros constituem um obstáculo para a salvação."

Rock

"O rock é uma expressão básica das paixões que, em grandes plateias, pode assumir características de culto ou até de adoração, contrários ao cristianismo."

Pedofilia na Igreja

"Estou convencido que as notícias frequentes sobre padres católicos pecadores [pedófilos] fazem parte de uma campanha planeada para prejudicar a Igreja Católica."

Feminismo

"Algumas formas de feminismo tornam as mulheres adversárias dos homens. O enfraquecimento da definição da identidade sexual tornou o homossexualismo e heterossexualismo praticamente equivalentes."

Eutanásia

"Um católico será considerado culpado por cooperar com o mal, e não poderá receber a comunhão, se votar num candidato político porque ele é a favor da eutanásia e/ou do aborto."

Divórcio

"O acto de comungar apenas porque o católico vai à missa é um abuso e precisa ser corrigido. Muitas vezes, o responsável pela comunhão deve se recusar a dar a hóstia para algumas pessoas --entre elas, aquelas que foram excomungadas e as que insistem em cometer pecados graves."
....................

Leu a frase sobre a pedofilia na Igreja??? O Papa nem sequer reconhece que é um problema da Igreja... são os outros a conspirar...

E já agora conhece o célebre documento que o Papa anterior fez circular sobre os Padres pedófilos??? Se não conhece fica aqui:

"Um documento dos arquivos da Arquidiocese de Boston (EUA) indica que o Vaticano preferiu evitar escândalos a zelar pela segurança de crianças ameaçadas por padres pedófilos, disseram pessoas críticas à Igreja Católica ontem.

O documento, um dos vários papéis da diocese divulgados na semana passada por ordem da Justiça, indicava que o papa João Paulo 2º aconselhou que um padre com um histórico de molestar garotos deveria deixar a área onde sua "condição" era conhecida ou continuar ali contanto que isso não provocasse nenhum escândalo."

Se quiser deixo-lhe o resto da notícia.

Cumprimentos.

Antonio disse...

Apesar do papa ser o principal representante de Deus na terra isso não o impede de errar, pois ele contínua a ser homem, eu por exemplo não suporto Leão X, e os papas desse tempo, mas vejamos os católicos também pecam, mas o facto de se prestarem a um culto, que dá bons ensinamentos obriga-nos a serem (no geral) seres mais bondosos e servis, vejamos então:

"Digo aos católicos que o meu sacrifício me dá o direito de esperar deles que sejam, de entre todos os portugueses, os primeiros a pagar os sacrifícios que lhes peça e os últimos a pedir os favores que eu lhes não posso fazer".

Nunca disse que os católicos, mesmo os padres eram seres perfeitos e nunca disse que a igreja católica era igualmente perfeita, porém pelo contrário, a igreja não é casta, pois vejamos, sim Deus é perfeito, mas a igreja católica foi feita e é comandada pelos homens, estes não sendo perfeitos tornam a igreja imperfeita, eu como católico as únicas ordens dentro do catolicismo que obedeço claramente são as de Cristo, de resto sei que foram homens a dizê-lo e aí só obedecerei se entender que essas ordens, estão ou não de acordo com as de Cristo, entendeu?
Não é pelos erros dos homens no que toca à igreja católica (e não só), que eu deixarei de crer e louvar a Deus, isso é uma das várias maneiras de culpar Deus pelos erros dos homens.


Mas analisemos agora a sua mensagem:

1- “Leu a frase sobre a pedofilia na Igreja??? O Papa nem sequer reconhece que é um problema da Igreja... são os outros a conspirar...”


Falou em actos recentes, não disse que nunca existiu, e em segundo lugar, o que ele disse pode ser verdade, ou acha que a igreja católica não inimigos?



2- “Até a Igreja Católica já reconheceu os seus erros e pediu desculpa pelos actos abomináveis que cometeu. Levou séculos a fazê-lo, é certo... mas mesmo assim fê-lo.”

Sim, o Santíssimo Padre João Paulo II fê-lo, pois os erros que a Igreja cometeu são inegáveis e absurdos, mas na altura não era soa Igreja que tinha essa mentalidade absurda e no entanto os únicos a pedir desculpa por esses actos do passado, fomos nós.



3- “Tenho um livro muito interessante que é o seguinte:

História da Inquisição em Portugal.”

Por acaso também tenho esse livro, confesso que ainda não li, mas tenho ainda muitos livros em lista de espera.

Cumprimentos….

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso