sexta-feira, 13 de abril de 2012

Amor eterno...


" O amor eterno é o amor impossível"
Os amores possíveis começam a morrer
no dia em que se concretizam."
Eça de Queiroz


Antes de mais, amor eterno não existe porque, como alguém disse, "não somos eternos".


Mas não acredito no amor para sempre. Logo, para mim, o amor eterno é impossível.

Porquê? Porque acredito (e estou a falar na relação entre duas pessoas deixando de fora as relações familiares) que é possível amar mais do que uma vez na vida e é possível deixar de amar.


Mas será que o amor possível começa a morrer no dia em que se concretiza? Bom, alguém disse que tudo começa a morrer desde o momento em que nasce.


Bom, quando temos a certeza que amámos e somos amados, e quando assumido, iniciámos um projecto a dois. Mas esse projecto tem desvios, estradas em terra batida com imensos buracos. Porque razão uns encostam à berma e outros continuam viagem? Não começaram todos por amar? E não foi possível concretizar esse amor?

Quando era mais nova acreditava em histórias de princesas e de príncipes no seu cavalo branco. (e, já agora, em Sir Lancelot). 

Um pouco mais velha, acreditava no amor eterno até que a pessoa com quem ia casar se lembrou de ir para a cama com outra em vésperas do casamento.


Algum tempo mais tarde passei a acreditar no amor possível (entendido como concretizável) mas que, de alguma forma, vai sofrendo mutações. Aquele sentimento, (identificado como "amor" mas que podia ter outro nome qualquer),que nos permite partilhar com alguém um projecto de vida. Que nos permite percorrer uma longa estrada com alguém que sabemos não nos largará a mão. Que nos ajudará a levantar se cairmos. Que nos curará as feridas se nos magoarmos. Que nos dirá que somos importante com um simples olhar.


Assim, acredito que o amor possível se renova, ou não.


A música que estou a ouvir neste momento é esta.

6 comentários:

GATA disse...

Desde já me assumo como céptica e se a isso juntar o facto de não ser uma pessoa de afectos fáceis, a minha opinião é que não acredito no amor.

Não digo que não aconteça aos outros, mas a mim nunca me aconteceu... Tive várias relações, mais paixão menos paixão, mas nunca amor. Nunca me senti amada e também nunca amei.

Eu costumo dizer que o amor é um nível muito avançado e eu não sou boa jogadora! :-)

Confuskos disse...

Adenda:

Antes de mais, amor eterno não existe porque, como alguém disse, "o amor não existe".

Comentário:

"é possível amar mais do que uma vez na vida" - e alguns homens e mulheres casados alegam que "ao mesmo tempo" :P :P :P

"Quando era mais nova acreditava em histórias de princesas e de príncipes no seu cavalo branco." - depois viraste advogada e descobriste que vender "cavalo branco" dá cadeia!! ;)

"Um pouco mais velha, acreditava no amor eterno até que a pessoa com quem ia casar se lembrou de ir para a cama com outra em vésperas do casamento." - lá dizia o outro... "o amor não existe" !!!

"Assim, acredito que o amor possível se renova, ou não." - depois o complicado sou eu!! E nesse entretanto, enquanto renova e não renova, o que se faz !????

Beijinho senhora das perguntas a.k.a. menina das entrelinhas*

A Minha Essência disse...

Como algumas pessoas que me rodeiam já me disseram "tens muita sorte", entenda-se, com os homens! Talvez por estes "agoiros", que enfim...

Já amei verdadeiramente e fui amada. E sim, de facto tenho tido sorte com as pessoas que têm se cruzado na minha vida. Mas talvez se deve ao facto de eu não ser assim tão ruim (risos). E só temos o que damos. Talvez seja isso. E sim, nos sentimos completos, inteiramente preenchidos e leves... é uma sensação quando partilhada a dois se torna sublime.

Kiss

AC disse...

Não acredito no amor eterno.Mas acredito no amor apaixonado e intenso que é bom enquanto dura.Normalmente começa no era uma vez e termina no até que um dia tudo acabe...o e foram felizes para sempre não existe, faz parte dos contos de fadas, e amores como o de Tristão e Isolda, Romeu e Julieta, ou D.Pedro e Inês de castro só se tornou eterno por que a morte atravessou-se no caminho, senão bem que acabavam por se fartarem.

SuperSónica disse...

Lindo...
Acredito no amor eterno, quando é puro e verdadeiro. Quando há respeito e amizade e lealdade...

só 1 mulher disse...

O amor eterno existe sim, desde que as pessoas se respeitem, e nunca deixem de investir uma na outra, pelo menos é o que acho... um amor que com o tempo se transforma num sentimento ainda mais profundo... o grande problema das relações de hoje em dia, é que as pessoas são extremamente egoistas, e pouco investem não só na relação como no outro.. estamos na era dos descartáveis...

Já amei e já fui amada, e concordo inteiramente quando dizes que podemos amar mais do que uma vez...

Ainda que tenha consciencia que cada vez é mais dificil encontrar esse amor, não desisto de achar que ele existe..

1 beijinho

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso