quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O Significado das Cores...





Hoje, com uma amiga, discutia-se a cor. Sim, a cor. É um tema como outro qualquer e, assim sendo, há quem estude a cor (se não acreditam façam uma pesquisa na net e tirem qualquer dúvida).

O texto que se segue é um exemplo:

Só para que conste, as minha cores favoritas são o preto, o azul e o castanho.


" É um fato que as cores têm uma grande influência psicológica sobre o ser humano. Existem cores que se apresentam como estimulantes, alegres, otimistas, serenas e tranquilas, entre outras.

Assim, quando o Homem tomou consciência desta realidade, aprendeu a usar as cores como estímulos para encontrar determinadas respostas e, a cor que durante muito tempo só teve finalidades estéticas, passou a ter também finalidades e funcionalidades práticas.

É possível pois, compreender a simbologia das cores e através delas dar e receber informações.

Vejamos alguns exemplos de Psicodinâmica das Cores:

O VERDE é a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Representa as energias da natureza, esperança, perseverança, segurança e satisfação; fertilidade. Facilita a comunicação com as plantas e os devas da natureza. Simboliza: vida nova, energia, fertilidade, crescimento e saúde. Usada em excesso, determina orgulho, superioridade e arrogância.

O VERMELHO é a cor mais quente, ativa e estimulante. Fortalece o corpo e dá mais energia física, impulso sexual (vermelho cereja), força de vontade, conquista, liderança e senso de auto-estima. Deve ser usado, antes das refeições, por quem tem problemas digestivos e circulatórios. Se usado em excesso, o vermelho torna a pessoa agressiva e briguenta; Simboliza: perigo, fogo, sangue, paixão, destruição, raiva, guerra, combate e conquista; cor de aproximação e encontro. Melhor usado às terças-feiras (dia de Marte).

A cor AMARELA ou DOURADA, desperta novas esperanças no caso de resignação de doentes que desistiram da cura. Dá vivacidade, alegria, desprendimento, leveza. Produz desinibição, brilho, espirituosidade e espiritualidade. Diminui a ansiedade e as preocupações; fortalece os olhos e os ouvidos além de ajudar na cura da artrite. Atrai dinheiro e poder. Atrai pessoas alegres para a sua vida, rejuvenesce e traz charme; constrói confiança, dá poder de persuasão, energia e inteligência. Traz luz para a solução de problemas, ajuda a reter conhecimentos e desenvolver a sabedoria. Usada em excesso, torna a pessoa irresponsável e volúvel. O Amarelo simboliza: criatividade, as idéias, o conhecimento, alegria, juventude e nobreza. .O Dourado simboliza: vibração elevada, vigor , inteligência superior e nobreza. Melhor usado aos Domingos.

A cor AZUL ajuda a baixar a pressão arterial, acalma e traz clareza mental. Produz tranqüilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, traz saúde emocional, paz e calma. Promove o entendimento entre as pessoas. Favorece as atividades intelectuais e a meditação. Deve ser usada, ao acordar, por quem tem problemas respiratórios. Simboliza: devoção, fé, aspiração, sinceridade, lealdade, confiança e tranqüilidade. Não possui contra-indicações.

O VIOLETA é uma cor metafísica. É também a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor violeta e excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual. Traz poderes mentais. Deve ser usada para combater a insônia. Simboliza: dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. Quando usada em excesso acaba provocando manias e fanatismo. Melhor usar à quintas-feiras (dia de Júpiter).

O MARROM representa a constância, a disciplina, a uniformidade e a observação das regras. Atrai dinheiro ganho através do trabalho e conecta a pessoa à Mãe Terra. Usado em excesso traz autocrítica exagerada, dependência afetiva e isolamento. Absorve a negatividade, mas a retém, devendo ser sempre limpo, de alguma forma.

O CINZA ou o PRATEADO, dá equilíbrio e estabilidade, por ser o equilíbrio do preto e do branco. Não deve ser usado por quem sofre de memória fraca. É usado para cancelar ou neutralizar encantamentos que não servem mais aos nossos propósitos. Melhor dia para usar - na segunda-feira.

O PRETO transmite introspecção, favorece a auto-análise e permite um aprofundamento do indivíduo no seu processo existencial. Absorve, transmuta e devolve as energias negativas, transformadas em positivas. Remove obstáculos, vícios e emoções não desejadas.O uso em excesso traz melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo. Por isso, jamais deveria ser usado por pessoas que acabaram de perder um ente querido. O amarelo seria o mais indicado. Melhor usado aos sábados (dia de Saturno).

O BRANCO traz pureza, sinceridade e verdade; repele energias negativas e eleva as vibrações; equilibra a aura; facilita o contato com os guias espirituais e com os ancestrais; gerencia o equilíbrio interior, proteção, instinto, memória, partos, cuidado de animais domésticos e de crianças, sonhos. Também pode ser usado como coringa, para todos os propósitos, substituto para qualquer cor. Melhor dia para usar, segunda-feira.

O LARANJA é a mistura do vermelho com o amarelo, portanto traz as qualidades dessas duas cores e deve ser usado, ao deitar, nas articulações, juntas doloridas, dores de coluna, ciática, hérnia de disco, etc. Traz sucesso, agilidade mental, atrai boa sorte e prosperidade; desencoraja a preguiça. Melhor dia para usar, quarta-feira. Simboliza: encorajamento, estimulação, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade.

O ROSA é o vermelho, temperado com as qualidades do branco. É romance, amor espiritual (sem conotação sexual). Eleva as vibrações e o contato espiritual, afasta energias negativas e promove fraternidade. Melhor usado às sextas-feiras (dia de Vênus)."

Fonte: Darlan Glauber

17 comentários:

Abobrinha disse...

NI

Azul, verde e vermelho! Gostei dessa de o azul não ter contra-indicações! HAHAHA!!!

NI disse...

Gosto do verde e do vermelho mas não me ficam bem.

:-)

Abobrinha disse...

NI

Não é defeito teu: há peças que simplesmente não ficam bem, e isso acontece a toda a gente! São cores perigosas para roupa. É mesmo só uma questão de encontrares a peça certa. Não continuas com complexos, pois não? OK, como se eu fosse exemplo!

O azul é que, mesmo em roupa, é difícil de falhar! Fica bem em quase todos os tons e em quase todas as peças.

Lança disse...

Eu vou no... "vermelho cereja"! LOL

NI disse...

Abobrinha, claro.


Lança, vermelho cereja? Porque será? Ahahahahahah

Bjs

pinxexa disse...

Definitivamente o vermelho!

beijo

Sadeek disse...

Ni...a minha cor favorita é o vermelho...mas eu nunca por nunca sou um gajo agressivo pá... :P

BEIJOOOOOOOOOOOOO

NI disse...

Pinxexa, então não haveria de ser...

Sadeek, sacrilégio! Um leãozinho a gostar do vermelho.


:-)

Bjs

Victor Cardoso disse...

Acho que o facto de teres escrito Branco com letra preta, revela aí uma intençãozita...hã?
Mas como tu és um verdadeiro arco-íris, o que importa é que, seja qual for a cor, todas refletem bem o teu lindo olhar.

Cristina disse...

Eu sou mais do género arco-íris (se bem que não engraço muito com o amarelo...)

Sadeek disse...

Não...nada de sacrilégio...e a segunda cor é o azul...curiosamente...como disse algures...o amor tem razões que a razão desconhece... :P

BEIJOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Requiem disse...

Alguem já reparou que eu gosto de preto?

Já o azul a mim dá-me nervos...em particular o azul belenenses!!! :)

Tinta Permanente disse...

interessante ... gosto do vermelho e castanho para a decoração. Para vestir, o verde. Os tons terracota, laranjas e bordeaux fazem-me sentir confortável, porque são quentes. Bjs!

FPM disse...

Bem, mais uma prova de que o AZUL é, sem sombra de dúvida, a cor dominante... O AZUL "FCP" é lindo, não é? ;)

Francisco o Pensador disse...

Eu cá gosto de Beije, mas onde raio para o Beije???

:-)))

NI disse...

Victor, já sei que gostas de mim, ahahahahah.

Cristina, já tínhamos reparado :-)

Saddek, que raio de desculpa, ahahahahah

Requiem, gostas de preto? A sério? E nós todos a pensar que a tua cor favorita era o branco. E juro, nunca te vi de preto, ahahahahahahah

Tinta, eu cá gosto mais de cores escuras desde criança.

Francisco, mas haverá cor mais bonita que o azul do FCP? Imposíve :-)

Pensador, ninguém te manda ser diferente. Não há, ahahahahahah

Bjs a todos

Sate disse...

Gente, lendo isso eu descobri que as minhas cores preferidas representam virilidade, masculinidade e violência... Será que eu faço uma cirurgia de mudança de sexo pra combinar? HEHEHEHEHEHEHEHEHE!

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso