quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Talvez por isso....





A minha mãe teve cancro do colo do útero.

A minha sogra teve cancro do colo do útero.

Eu tenho o vírus que está presente no cancro do útero.

Talvez, por isso, vou gastar metade do meu subsídio de natal a adquirir uma vacina que vai impedir que a minha filha com 18 anos venha a ter cancro do colo do útero.

O que eu não consigo entender é que nos EUA o plano de vacinação inclua esta vacina até aos 26 anos. No nosso País, nem sequer é comparticipado!!!

No nosso País quem tiver mais de 15 anos ou paga cerca de 500 euros ou poderá no futuro vir a ser mais uma que pode vir a morrer com cancro do colo do útero.

Eu posso vir a morrer de cancro do colo do útero, mas a minha filha....não!

Não vou permitir que a minha filha faça parte das estatísticas.

Só uma pergunta estúpida?

Será que o Governo tem consciência de quanto gasta diáriamente no tratamento do cancro do colo do útero? Isto para não falar da morte de um ser humano, pois isso não tem preço.

É que a maioria não pode pagar cerca de 500 euros por uma vacina...

Já George Orwell dizia: "Os animais são todos iguais, mas uns são mais iguais que outros...




8 comentários:

Abobrinha disse...

NI

Lamento muito os casos na tua família. Tanto quanto me disseram é fácil de tratar quando detectado a tempo. Claro que é mais fácil para mim... porque não tenho nada disso (e sei de certeza que não tenho porque tenho andado a ser seguida como uma mulher deve ser seguida).

As vacinas são distribuídas por critérios estatísticos, precisamente porque não se pode atender a todos os indivíduos. Daí ter-se começado a vacinar as mulheres mais novas. Não sabia é que a vacina sem comparticipação era tão cara assim! Reparar que temos um programa de vacinação mesmo muito completo, como quase país nenhum no mundo!

Depois há correntes que dizem que é melhor não vacinar as crianças e as vacinas fazem mal. O que faz mal é a ignorância, mas infelizmente não há vacina! E tu foste informada a tempo de fazer escolhas informadas para a tua prole.

NI disse...

Abobrinha, o que eu contesto é o facto dos estudos clínicos darem uma eficácia de cerca de 100% até aos 23/24 anos de idade e o plano de vacinação apenas contemplares as jovens até aos 15/16 anos.

Relativamente às demais, e que ainda não sejam portadoras do vírus, deveria ser permitida a aquisição da vacina, isto é fora do plano de vacinação, com uma comparticipação.

Finalmente, eu sempre fui devidamente acompanhada e, por via disso, detectada a presença do vírus. Mas, concordo contigo, a ignorância ainda é causadora de mortes desnecessárias.

Mas, no caso concreto, muitas mortes irão ocorrer não por ignorância mas por motivos economicistas.

Gugui disse...

Pois é Ni... é triste ver como continuamos a ser tão "pequeninos" nestas questões...
Bjo gde ;-)

Tinta Permanente disse...

Que injustiça... os casos com histórico também deviam ser comparticipados pelo Estado.
Vacina a tua miúda, borrifa-te para o subsídio.
Bjs

Cristina disse...

E eu que estou a meses de fazer 26 anos, estou bem tramada!! E o que é mais triste é que já houve médicos que, de forma informal, me disseram que essa medida estatal é coisa mais sem pés nem cabeça possível.

Enfim...

NI disse...

Gugui, é verdade. Mas já podíamos ter evoluido.

Tinta, penso que os casos com histórico genético e todos os outros. Se exite uma vacina com 100% de eficácia se administrada até uma determinada idade, deveria ser comparticipada nos casos em que estivesse fora do plano de vacinação. Obviamente, que se lixe o subsídio. Sábado a minha filha irá tomar a 1ª dose da vacina.

Cristina, se puderes, toma. Vale a pena e ainda vais a tempo de evitar.

Beijinhos a todas

Sadeek disse...

Uma merda....é o que isto é... :S

Beijo

Jasmim disse...

O pior é que são muitas as mulheres sem informação nenhuma sobre o cancro do colo do útero, muitas!

Beijos grandes Ni

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso