quinta-feira, 29 de março de 2012

O que é o Amor?



Antes que fiquem entusiasmados com a perspectiva de, finalmente, conseguirem encontrar uma definição de amor aviso-vos para tirarem o "cavalinho da chuva" pela simples razão de que não faço a mínima ideia do que é isso de "amor" (no aspecto romântico, estão a ver? Estilo Sir Lancelot e Guinevére, D. Quixote e Dulcineia, Romeu e Julieta, Ulisses e Penélope, Pedro e Inês. Por outras palavras, o "amor" que não ata nem desata e que quase sempre acaba mal).


Já trocamos imensas ideias sobre o Amor, a Amizade, a Paixão. Uma delas foi que o Amor e a Amizade são sentimentos com alguma similitude de tal forma que muitas vezes chegam a ser confundidos.
 
 
De facto, quantas vezes gostamos tanto de uma pessoa que julgamos estar perante o amor e nada mais é do que uma profunda amizade?
 
 
Alguém escreveu: “quando gostamos realmente de alguém, simplesmente gostamos e não esperamos conseguir qualquer vantagem com isso. Isso se aplica principalmente com a mais pura expressão de amor, que é a amizade”.
 
 
Por seu turno, Antoine du Saint Exupery, no seu livro “ O Pequeno Príncipe”, escreveu que o “O verdadeiro amor começa quando nada se espera em troca”.
 
 
Na amizade apenas gostamos de alguém de forma desinteressada. Independentemente do seu aspecto físico, da sua posição social, dos seus conhecimentos. Gostamos. Apenas e só. Quando gostamos de alguém, gostamos da sua companhia, de partilhar alegrias e tristezas. Partilhar os risos e os silêncios.
 
 
Mas, a ser assim, o que é, afinal, o amor? Que sentimento é este que ainda ninguém conseguiu definir? Penso que na sua génese estará a amizade, acrescida de algo que não ocorre na amizade: a compatibilidade física.
 
 
Mas será assim? Tão linear? Como é possível que qualquer um de nós consiga distinguir estes dois sentimentos e tenha dificuldades em defini-los?
 
 
A música tem que ser a mesma que coloquei em 2008. Esta.
 
*

3 comentários:

► JOTA ENE ◄ disse...

Eu diria que Amor, Amizade e Paixão... complementam-se !

AC disse...

Acredito no amor, mas com muitas reservas..e não acredito no amor eterno, isso não existe a menos que morram novos como o Romeu e a Julieta, o Tristão e a Isolda, D. Pedro e Inês de castro..e tantos outros.

beijinho*

Confuskos disse...

Tretas!!!! :P :P :P

Falaste... falaste... citaste os outros e não disseste nada... isso é o tal de amor!! Tretas, tudo tretas!!

Beijinho sem tretas*

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso