quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

As quarentonas e a moda...

"Desde que uma mulher tenha brilho nos olhos,
nenhum homem irá reparar se ela tem rugas em volta deles."
Dolores Del Rio
 
 
Nunca fui escrava da moda por duas ordens de razão:

Em primeiro lugar, os estilistas imaginam os seus "trapos" num corpo feminino perfeito. Ora, salvo algum milagre da mãe natureza ou dos produtos resultantes das inovações da cirurgia plástica, a maioria das mulheres têm o corpo que genéticamente lhes coube na rifa.

Em segundo lugar, os estilistas não têm como modelo a imagem de uma quarentona ou cinquentona.

Hoje ao vir para o trabalho cheguei à conclusão que a maioria das mulheres com quem me cruzei vinham vestidas da mesma forma: leggins, camisola curta e botas acima do joelho.

Ora, se esta "vestimenta" até é capaz de ser engraçada na minha filha de 13 anos e, vá lá, numa jovem de vinte anos que tenha um corpo "jeitosinho", já é completamente disparatada numa mulher com 1.50 de altura e 80 Kg. de peso como pude hoje constatar.

É que, convenhamos, ter umas pernas que não chegam a um metro, com umas botas de 70 cm, é, no mínimo, ridículo.

Mas mais disparatado se torna quando a mulher tem mais de 40 anos.

Com os meus 45 anos considero-me uma pessoa nova graças ao meu espírito jovem. Mas seria uma autêntica palermice pretender "rivalizar" com as minhas filhas. Uma mulher de 40 anos pode ser moderna e sensual sem caír no ridículo. Pode andar de acordo com as tendências da moda sem ser "clone".

A moda pode ajudar-nos a encontrar soluções que se adequem ao nosso corpo e à nossa forma de estar e de ser de acordo com as tendências de uma determinada estação. E é desta forma que a mesma deve ser encarada.

É que, conforme dizia a minha mãe, quando uma mulher de 40 pretende através do aspecto exterior competir com uma mulher de vinte ou trinta fica sempre a perder.




6 comentários:

Ana disse...

Ni, tenho de discordar contigo numa coisa: não é tanto a idade (número) que importa, mas o aspecto de cada um. O que vestimos deve estar adequado ao nosso corpo, independentemente de termos mais 10 ou menos 10 anos. Eu tenho 39 (faço 40 este ano) e tenho exactamente o mesmo corpo que tinha aos 20 ou aos 30, logo, uso o mesmo tipo de roupa que usava na altura.
Claro que não ando de mini saia a tapar o rabo, nem de barriga à mostra como andava aos 20 (nem a minha vida profissional assim o permitiria), mas continuo a usar o mesmo tipo de jeans, de botas, de tops, decotes, costas à mostra e por aí fora. Quando, por algum motivo, visto algo mais formal, dizem-me logo que não tem a ver comigo, com o meu aspecto jovem.
Obviamente que quando o meu corpo e aspecto começar a mudar e sentir que certas roupas já não me ficam bem, deixarei de as usar, mas não será por uma questão de idade, mas sim de estética.

bjs

Sadeek disse...

Sempre sempre não ficará mas.....

É um bocado triste quando o pessoal não se enxerga um bocadinho ao espelho e sai para a rua a fazer figuras de bradar aos céus, não? Mas isto tenha 20 ou 90 anos..... ;)

BEIJOOOOOOOOOOOOOO

P.S.- Como te estás a dar com a mudança?

Djinn disse...

Pois é NI, a adequação depende de muitos factores, e tal como diz o Sadeek, há figuras tristíssimas em pessoas de todas as idades, penso que a roupa que usamos se deve adequar ao nosso corpo, ao nosso estilo de vida, etc.
No meu ponto de vista, cada corpo deve vestir aquilo que melhor lhe fica de acordo com o momento e com a estética de cada um.
Como a estética é, tal como a arte algo pessoal, por vezes vemos de facto figuras imensamente tristes, em pessoas de todas as idades!

Há coisas que não me ficavam bem nem aos 20, nem aos 30 e também não ficam bem agora :)

Bjinhos

NI disse...

Ana, e não há qualquer problema em discordarmos. Mas parece-me que não é o caso. Vejamos: estou de acordo que o que vestimos deve estar adequado ao nosso corpo. Agora, quanto à "discórdia": eu tenho o mesmo corpo que tinha quando me casei. Não sou muito formal a vestir e adoro decotes (que, aliás, já deram origem a vários post´s). No meu antigo serviço fui a primeira a usar jeans o que, na altura, causou enorme "sururu" dado que era um ambiente muito formal. Hoje, até o meu ex-chefe usa jeans.Quando levanto a questão da idade tem a ver com o facto de algumas mulheres da minha geração usarem a roupa como se tivessem vinte anos. Com essa idade eu usava mini-saia, Hoje entendo que não me fica bem aparecer com uma saia dessas. Eu tenho uma colega que se veste desta forma. Quando lhe perguntei se ela se sentia bem ela respondeu-me que não mas que era uma forma de afastar a atenção dos homens da cara que já tem bastantes rugas. Isto é que de lamentar. Quer mostrar algo que não corresponde à realidade. Quando uma mulher não assume a idade que tem. Pelo menos para mim que não tenho qualquer problema em assumir.

Sadeek, até ao momento estou a sentir-me muito bem porque a forma como lidam comigo tem demonstrado que valorizam o meu trabalho e que as minhas opiniões são importantes. E é gratificante.

Djinn, completamente de acordo.

Beijos a todos

Eu Mesma! disse...

Eu deste lado concordo e discordo ...

ou seja...
eu não sou pessoa de modas.... mas tb não sou pessoa de tipificar o estilo de roupa pela idade...

Tenho 34 a caminhar rapidamente para os 35 e tenho corpo diferente do que tinha à 10 anos e mais importante que o meu corpo... tenho gostos completamente distintos...

e é o meu gosto pessoal... que me motiva a comprar e a vestir.... mais que a idade que tenho ou mais que as modas... visto o que eu gosto e o que me faz sentir bem...

gosto de leggings sim mas odeio determinadas cores... e não é porque são modas que eu automaticamente as uso...

Ni...
não sigas nem modas nem convenções de idade... segue o teu estilo e o que "tu" verdadeiramente gostas... idenpendentemente do que te rodeia...

deves sim... e é essa é a minha opinião... adaptar o que gostamos ao ambiente profissional que nos rodeia... eu de 2 a 5ª tenho que vestir roupa muito mais formal que à 6.ª feira e é essa premissa que prevalece...

:)

NI disse...

Eu Mesma, bem que gostaria de vestir aquilo que gosto. Infelizmente aquilo que eu gosto não me fica bem. :)

E, sim, concordo contigo na questão de "sabermos estar".

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso