domingo, 23 de maio de 2010

Espelho diz-me, como é que eu sou?




“ CREIO SER DIFICÍLIMO E RARO CONHECER-NOS A

NÓS PRÓPRIOS, MAS FACÍLIMO E COMUM ILUDIR-NOS”.

W. VON HUMBOLTDT



José Laércio do Egito escreveu:


"Há três distintos conceitos sobre a maneira de ser da pessoa. A primeira é como ela vê a si mesma, a segunda é como os outros a vêm, e a terceira é como realmente ela é. A auto-imagem corresponde à primeira destas três condições. Ela representa o conceito que a pessoa tem de si mesma. Um intelecto bem estruturado requer um conceito de auto-imagem não exacerbado fazendo com que a pessoa não se identifique com ela, e isto é importante porque ninguém é a imagem que faz de si mesma, nunca é quem o que pensa ser, bem como não é que os outros fazem dela, e sim o que ela na realidade é. Afinal, o auto-imagem nada mais é do que imaginação. "


Acima de tudo é bem mais fácil fazermos juízos de valores do que nos definirmos a nós próprios. E o mais curioso é que por vezes os outros têm uma ideia de ns completamente oposta àquela em que nos revemos. Mas no final como é que somos realmente?



O desafio está lançado: como é que vocês se vêem?



Nota - O tema musical de hoje é de Beto. A última vez que estive com ele foi há cerca de dois anos. Não me passou pela ideia que nunca mais o veria até porque ele era mais novo que eu. Mas a vida tem destas coisas...



3 comentários:

Eu Mesma! disse...

Sinceramente sou bastante mais critica para mim propria que os meus proprios amigos para mim...

acho que procuro incansavelmente a perfeicao...

Ana disse...

Será que a ideia que temos de nós mesmos é assim tão errada?

Talvez existam alturas na vida em que não nos reconhecemos em determinadas situações, porque estamos sempre a aprender sobre nós mesmos, mas quem souber olhar verdadeiramente para dentro de si, sabe conhecer-se.

O problema é que muitas vezes as pessoas sabem o que são, mas tentam projectar outra coisa e convencem-se de que essa é a realidade.

Já reparaste que, na maior parte das vezes, quando falamos dos nossos defeitos, dizemos coisas como: teimosa, orgulhosa, mau feitio e etc? Ou seja, pegamos em coisas que na verdade nem são defeitos nenhuns e damos-lhes uma carga negativa.
Ninguém admite que é egoísta, malcriada, invejosa, arrogante, cínica e coisas do género. Mas quem o é, no seu íntimo, sabe bem que o é. Simplesmente não o admite.

só 1 mulher disse...

Pergunta dificil Ni,

Sou uma amiga disponível, sou capaz de ajudar um estranho, boa ouvinte, demasiado ponderada, demasiado naif.. defeito grave, melindro-me facilmente com determinadas coisas que me dizem, aquelas que tocam bem certeiro no meu coração.

Uso o "demasiada" porque hoje sei, que muitas das situações que hoje "aturo" são também culpa minha..

Mas eu sou suspeita para falar de mim..
;)

1 beijinho

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso