quarta-feira, 12 de maio de 2010

Desculpas...




Pessoas que são boas em arranjar desculpas

raramente são boas em qualquer outra coisa.
Benjamin Franklin



O ser humano tem uma incapacidade natural de pedir desculpas. Pode ter consciência que cometeu a maior injustiça e, mesmo assim, fecha-se na sua capa de importante e imune a emoções e anda para a frente como se fosse o dono e detentor da verdade.


E hoje em dia há desculpas para todos os gostos.


Mas pior que esta incapacidade é apresentar desculpas sem sentido. Desculpas que não ofendem só a quem as ouve mas a quem as profere porque apenas pretende fazer do outro um mentecapto. Inserem-se na categoria das desculpas "esfarrapadas". Tive um bom exemplo deste tipo de desculpa no dia dos meus anos.


A minha reacção face a este tipo de desculpas é sempre a mesma. O meu olhar encarrega-se de responder. Pena é que muitos não saibam ler no olhar.


Porque será tão difícil dizer a verdade? Porque será tão difícil pedir desculpa? Deixámos de ser quem somos ou, pelo contrário, o acto de pedir desculpa enobrece? Será que tem a ver com o carácter? Com a consciência do certo ou errado? Com a existência de um ego que nos faz pensar que somos superiores aos outros e que nunca errámos?


Qual foi a desculpa mais esfarrapada que vos deram? E vocês? Já deram alguma?


5 comentários:

Eu Mesma! disse...

Sabes uma coisa...?
Eu fico fascinada com a burrice de algums pessoas... que menosprezam completamente a inteligencia de terceiros...

mas cada desculpa minha nossa...
mas como uma grande amiga me disse há uns anos atras... as desculpas não se pedem... evitam-se!

:)

Djinn disse...

Oh minha amiga...nem imaginas as desculpas que já me contaram, cada uma mais rebuscada que outra.

Às vezes penso se de facto as pessoas acreditam que eu engulo as tangas que por vezes me contam...

Sem dúvida que as desculpas se evitam, muito embora na nossa imperfeição cometamos erros e é natural que os assumamos, mas com correcção...

Storyteller disse...

Nós percebmos logo quando nem os próprios acreditam nas desculpas que dão e que pedem.
Porque é que temos tanta dificuldade em sermos completamente verdadeiros? Esta é uma questão que costumo colocar a mim mesma, pois também eu não consigo evitar as desculpas.
Será uma forma de melhor nos adaptarmos à sociedade em que vivemos? Será que é uma forma de nos desculparmos a nós próprios?
Sinceramente, não sei...

Paulo Lontro disse...

NI, as desculpas mais limitadoras são as desculpas que damos a nós mesmos.
Essas sim são as importantes, cheiram a justificações e a culpados.
Tantas vezes essas desculpas são as histórias que contamos para dentro e são essas histórias que marcam a distância entre nós e os nossos objectivos.
Quanto às desculpas dos outros… que importância têm ?!
:)
kiss, saudades...

só 1 mulher disse...

Ni,

Faço minhas as palavras do Paulo Lontro.. essas são as minhas desculpas esfarrapadas..

não sei se felizmente se infelizmente, não sei dar desculpas esfarrapadas, para os outros, sou o que sou, como sou.. por não ter a ver comigo.. não o faço.. e também acho que o "outro" entendia logo.. fico mais vermelha que um tomate..

A desculpa mais esfarrapada? numa traição.. depois de ver n coisas verdadeiramente concretas, ele disse: tu estas a fazer uma tempestade num copo de água..

tão burra que ele achava que eu era..

enfim..

1 beijinho

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso