segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cinismo, realidade ou simplesmente descrença?


"- Ni, nunca imaginei que pudesses ser tão cínica?

- Eu? Cínica? Só porque deixei de confiar? Não é cinismo, é realidade simples e crua. As pessoas estão cada vez mais individualistas e pensam apenas no seu bem estar. Estão a borrifar-se para os outros. Para os problemas dos outros, para os que os outros sentem.

- Mas isso é normal. Este mundo está cada vez mais competitivo.

- Não, não é nada normal. Se as pessoas querem ser egoístas e pensarem apenas nelas porque raio vivem em sociedade? O melhor é ir para uma ilha deserta e viver lá...sozinhas. 

- És muito dura. E não consigo entender como uma pessoa doce como tu ficou tão fria.

- Eu? Talvez me esteja a tornar numa pessoa dura. Afinal, no último ano a vida encarregou-se de me dar grandes lições. Mas fico contente que continues a acreditar. É sinal que o mundo ainda não foi mau para ti. Espero que continues assim muitos anos. É que há lições que dispensámos bem. Há lições que nos fazem ver o mundo com outro olhar e, acredita, não é nada agradável de se ver. Sabes, ainda bem que não me consegues entender. E espero que nunca venhas a entender."



"Como podemos nos entender (...), se nas palavras que digo coloco o sentido e o valor das coisas como se encontram dentro de mim; enquanto quem as escuta inevitavelmente as assume com o sentido e o valor que têm para si, do mundo que tem dentro de si?"

Luigi Pirandello

6 comentários:

Eu Mesma! disse...

Eu já deixei de acreditar no pai natal mas... existem momentos que ainda me deixo levar...

:)

NI disse...

Eu Mesma, estou a fazer um enorme esforço para não me deixar levar. É muito fácil magoar. E ainda mais fácil sair-se magoado.

:

Nota - Era bem mais fácil acreditar no Pai Natal

Ana disse...

Mas eu entendo-te e bem, porque também já deixei de confiar. Ou seja, confio até àquele ponto que não sai da minha zona de segurança. A partir daí, acciono as minhas reservas e defesas e conto comigo apenas.

NI disse...

Ana, exactamente. Mas a minha zona de segurança é cada vez mais reforçada. Sempre fui uma pessoa que deu o benefício da dúvida e com uma enorme dose de paciência em matéria de afectos. Mas há limites.

A Minha Essência disse...

Estou até agora arrepiada porque de facto eu, eu poderia ter escrito este post! (Nem consigo acrescentar mais nada)

Um grande beijo

NI disse...

Essência, acredita quando afirmo que preferia não teres razões para escrever um post sobre este tema. Acima de tudo preferia estar profundamente errada.

Beijo

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso