terça-feira, 20 de junho de 2017

...

 
Farias hoje 75 anos.
 
Partiste 30 anos antes. Disse que podias partir porque sabia que estavas a sofrer. Mas tu sabias  que é difícil deixar partir quem amámos. Foste tu quem me ensinaste isso. Lembras-te?
 
Eras tu que me ouvias, que me aconchegavas os lençóis e me dizias para ter sonhos cor-de-rosa. Que olhavas para mim, me abraçavas enquanto dizias para eu não ligar àqueles que me chamavam feia e gorda. Dizias que eles tinham inveja do meu olhar doce. Só tu para veres maravilhas onde elas não existem.
 
Ensinaste-me a acreditar que todos nós temos direito ao arco-íris. Que um dia encontraria a minha alma gémea nem que fosse velhinha. Porque não importava o tempo mas a forma como o aproveitávamos.
 
Ensinaste-me a acreditar que somos todos iguais quando me deste as "Grandes Esperanças" de Charles Dickens. Que mais importante que a instrução era a educação. Que mais importante que o dinheiro eram os afectos.
 
Ensinaste-me que a grandeza de um homem está na forma como se levanta depois de uma queda e a nobreza na forma como ajudámos quem cai.
 
Deixei-te partir... mas fica a saber que estou aborrecida contigo. Queria-te ao meu lado. Queria ter aquelas nossas conversas infindáveis que terminavam sempre com a mesma frase: "Ni, tens mesmo a mania da contradição".
 
Queria ter-te ao meu lado no dia dos meus anos porque não permitias que eu não tivesse o meu dia.
 
Queria continuar a sorver avidamente os teus conhecimentos de autodidacta e os teus sábios conselhos.
 
Pai, estejas onde estiveres (dado que, ao contrário de mim, acreditavas que existia algo para além deste espaço onde se luta contra tudo e contra todos), parabéns. Come uma fatia de bolo, bebe um bom vinho, canta e espalha a tua boa disposição, o teu sentido de humor único, o teu sorriso que aquece...sabes, dizem que tenho o teu sorriso. Parvoíce. O teu sorriso é único. É essa imagem que estou a ver agora.
 
Lembras-te desta música? Foi com ela que me ensinaste a dançar (sabes, nunca mais dancei esta música com ninguém, é a nossa música).
 
Até logo Pai. Dorme bem.
 
 
 

4 comentários:

Catarina disse...

E assim se me encheram os olhos de lágrimas... que linda manifestação de amor ao teu Pai que era uma daquelas pessoas que deveriam estar proibidas de partir...
Esteja onde estiver, estará a olhar por ti super orgulhoso da sua cria :)))
Um abraço apertado :)))

(Sou a Quarentona do Sapo ;)))

Francisco o Pensador disse...

Li o teu post de manhã, passei estas horas todas a pensar nisso e, mesmo agora, continuo sem saber o que dizer. O teu pai foi para ti o que a minha mãe também foi para mim, e é por isso que tudo isto também me afecta pessoalmente. És uma pessoa linda Nina, e satisfaz-me saber que o teu pai foi a primeira pessoa a ver isso. Para ele, para ti...um grande abraço. :)

NI disse...

Nota Prévia: Pensava ter colocado os comentários bloqueados. Costumo fazer isso neste tipo de post's (mais por constrangimento próprio, entenda-se). Isto posto:

Catarina, bem vinda a este "estaminé" e obrigado por duas coisas. A primeira pelas palavras amáveis. A segunda por me ajudares a começar o dia de trabalho com um sorriso. É o primeiro blogue que leio antes de começar a trabalhar e, pelo menos até agora, conseguiste sempre colocar um sorriso na minha cara.

Francisco (vês como te continuo a chamar?), já falámos tanto disto, não já? E também sabes que entre nós, nalgumas matérias, as palavras são supérfluas. Mesmo que nada dissesses eu saberia o que querias dizer.

Beijos aos dois

Catarina disse...

Agora deixaste-me sem palavras... eu só escrevo disparates e coisas sem o mínimo interesse, enfim, tretas. Mas encheste-me o coração por me dares a saber que te faço sorrir, e assim se ganha o dia :))))
Obrigada sou eu :))))
Beijoca grande :)))

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso