terça-feira, 4 de setembro de 2007

Porque em Portugal nem tudo é mau - II

Ciência:


Investigadoras portuguesas descobrem molécula

Um grupo de investigadoras portuguesas descobriu uma molécula que serve de esqueleto à formação do centrossoma, uma pequena estrutura celular que regula vários processos biológicos e que se encontra alterada em caso de doenças como o cancro.

A descoberta da molécula SAS-6 pelas investigadoras Mónica Bettencourt Dias, Ana Martins e Inês Ferreira, do Instituto Gulbenkian da Ciência, encontra-se esta terça-feira publicada na revista «Currente Biology». A mesma equipa já tinha em Maio publicado na revista 'Science' um trabalho acerca da descoberta de uma molécula chamada SAK, responsável por comandar a montagem de centrossomas. Os centrossomas são uma pequena mas complexa estrutura localizada junto ao núcleo da célula e que está envolvida em muitos processos biológicos, que vão desde a multiplicação até ao movimento e forma da célula.
A molécula hoje apresentada, denominada SAS-6, é considerada o braço direito da SAK, induzindo a formação de uma espécie de esqueleto em forma de tubo que serve de base à formação do centrossoma. As investigadoras afirmam que há muitas mais moléculas a colaborar no complexo processo de formação destas estruturas.
O trabalho descobriu ainda que um excesso de SAS-6 leva à formação de centrossomas anormais, algo que acontece em estádios iniciais de cancro. A descoberta do funcionamento dos centrossomas pode também ajudar a compreender outros problemas como a infertilidade masculina e malformações fetais.
Fonte: TSF

6 comentários:

Anónimo disse...

=D PORTUGAL! PORTUGAL!
Não é à toa que dizem que temos bons cientistas... pode ser que, com isto, criem mais centros de investigaçao cientifica em portugal (há que ter esperança..)!
beijinho*

Francisco o Pensador disse...

Ni,que somos grandes inventores,já o sabemos há muito,mas pergunto:

Estas 3 mulheres fizeram uma descoberta importante,não é?
Sabes o que vai acontecer?
Daqui a 1 ou 2 anos,essas mulheres já não estarão em Portugal..
Vão estar numa Inglaterra ou Estados Unidos da América para que a genialidade dessas mulheres possam ser bem aproveitadas..

É este o nosso mal,temos bons trabalhores mas não temos boas ferramentas...continuamos com a maldita enxada na mão!!

NI disse...

Pensador, é óbvio que não deixas de ter alguma razão mas não é menos verdade que contra tudo e contra todos ainda existem pessoas de capacidades ímpares que fazem questão de fazer aquilo que gostam no nosso País.

Penso que são daqueles exemplos em que a necessidade e a falta de condições potenciam outro tipo de capacidades.

A verdade é só uma: quem se dá ao trabalho de ler revistas científicas deparará com uma série de investigações levadas a efeitos por portugueses, em Portugal.

Francisco o Pensador disse...

Sim Ni,

Inventam um engenho,procedem a montagem do prototipo,fazem ensaios,anunciam ao mundo a grandiosidade dos resultados alcançados e.....vendem a ideia aos estrangeiros,porque Portugal não tem nem potencial,nem mecanismos para comercializar a ideia...

NI disse...

Pensador, a pessimista de serviço sou eu. Pensamentos positivos.

Francisco o Pensador disse...

E então Ni?
Queres mais positivismo do que o meu?
Não era eu que estava a favor de uma união com espanha?
Enquanto for possivel vender as ideias aos estrangeiros,fico feliz de saber que já não somos impedidos de fugir daqui e que posso a qualquer hora aplicar,a qualquer momento,o meu talento lá fora..

Péssimismo seria,se eu fosse obrigado a permanecer aqui e recebesse uma "côdea" pelo meu esforço..

(Como antigamente se fazia e tudo indica que caminhamos novamente para lá..)

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso