terça-feira, 29 de março de 2011

Um homem deve chorar...



"Sim, eu sou um homem e choro.
Um homem não tem olhos ?
Não tem também mãos, sentidos, inclinações, paixões ?
Porque é que um homem não devia chorar?"

August Strindberg
 
 
Muitas vezes ouvimos a expressão "homem não chora". Ou, melhor ainda, "O homem também chora".
 
O problema começa logo com a utilização do advérbio "também".
 
Quando alguém utiliza tal expressão recuo aos tempos em que minha mãe  enaltecia a beleza física de uma das minhas irmãs dizendo, mais ao menos isto: " a ... é muito bonita mas a... também é, minha rica filha".
 
Pois...
 
As mulheres choram. E os homens também. Como se fosse uma característica alternativa de compensação.
 
Mas porque raio não haviam de chorar? São alguns seres especiais feitos de uma liga de carbono desconhecida? 
 
Devo confessar que não entendo essa aculturação bacoca do homem feito argamassa. Mais a mais, porque eles estão convencidos que é isso que uma mulher (e, já agora, a sociedade em comandita), espera deles.
 
Se uma mulher quisesse um ser artificial arranjava um boneco de borracha (espero que não tenham feito apenas mulheres de borracha para gáudio dos meninos).
 
Não entendo como podem pensar que são mais atractivos aos olhos das mulheres demonstrando que não têm sentimentos ou, pior ainda, que não os conseguem demonstrar.
 
Um homem, que se preze, chora. Chorar não é sinónimo de fraqueza. Chorar significa que é um ser vivo e que sente pelos cinco sentidos.
 
Um homem que não chore, não é um ser forte. É um ser incompleto porque manifesta incapacidade de demonstrar o que verdadeiramente sente.
 
Não se está aqui a falar do choro "simulado", para obter algum benefício, tal qual uma criança mimada. Mas de chorar porque sente uma perda, uma dor, uma saudade...
 
E o que se diz para o choro diz-se para a partilha. Os homens  nunca têm problemas e se os tiverem há que os ultrapassar. Mas...sózinhos. Porque razão haviam de partilhar o "fardo"?
 
Se é assim porque raio não vão para uma ilha deserta? Assim não partilham o "fardo" com ninguém.
 
Ainda dizem que as mulheres são complicadas...




Já agora, quando virem um menino de cinco anos a chorar, não digam que homem não chora. Deixem-no sentir. Perante ele e perante os outros.



5 comentários:

Eu Mesma! disse...

As mulheres são complicadas?
deves estar a brincar só podes......

só 1 mulher disse...

Os homens também choram sim, são é poucos que o admitem e o fazem na realidade, preferem manter o lado duro.. que não é assim tão encantador como muitos deles acham..

NI disse...

Eu Mesma, as mulheres são claras como água (mas de um rio limpo). Os homens é que andam tão atrapalhados a tentar esconder os seus problemas e as suas emoções que quando vêem uma mulher a demonstrar emoções e afectos complicam tudo.

:)

só uma mulher, os homens choram e devem chorar. Ou, então, não são homens.

Francisco o Pensador disse...

Ninguém é tão forte que nunca tenha chorado...

Nina, os homens...choram, mas não exteriorizam as suas lágrimas tão facilmente como fazem as mulheres.
Choram em silêncio, sem público.

Repara que as mulheres choram quando partem uma unha, quando recebem uma critica de alguém ou são chamadas à atenção pelo professor na escola ou pelo chefe no trabalho; quando queima o assado/bolo que está no forno e vai directamente para o caixote de lixo; quando se sente sozinha; quando esquece o telemóvel em casa; quando vê a novela na Tv....etc..etc..
Já com um homem é diferente. Nestas situações (a maioria delas pelo menos), manda um grito à Tarzan seguido de um "Foda-se", e pronto...conseguimos descarar as nossas frustrações todas sem verter uma lágrima.

A verdade é que um homem chora apenas por razões mais profundas. Quando se sente magoado, Quando a emoção transborda de raiva ou de amor. E o problema é que a maioria das vezes choramos por dentro, que, caso não saibas, é uma forma muito mais dolorosa de chorar.
Engolimos as nossas lágrimas, a nossa tristeza.
Quando as lágrimas vem ao de fora, é porque a emoção é tanta que se tornou impossível contê-la dentro de nós.

Concordo que seria muito melhor para os homens se eles exteriorizassem mais facilmente as suas emoções, simplesmente porque na minha optica de ver as coisas, as lágrimas ajudam a limpar a alma.

Mas que queres?
Acho que algumas diferenças de comportamento entre homens e mulheres, acabam por ajudar a enaltecer os encantos de cada sexo..

Bjs para ti

NI disse...

Francisco, fico contente por teres mudado de opinião.

Nota - Mas quem é a mulher que chora ao partir uma uinha ou a deixar o assado queimar? Eu digo uma asneira e toca a andar.

Beijo também para ti.

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso