segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O que fariam se a(o) vossa(o) companheira(o) falsificassem a vossa assinatura para obter um empréstimo?


No post anterior, a suedalmada colocou a seguinte questão:

"O que fariam se soubessem que a vossa esposa ou marido vos tinha falsificado a assinatura num empréstimo ( dinheiro), e posteriormente o viessem a saber?"



O VCosta com a sua habitual impetuosidade deu uma resposta. Mas, qualquer pessoa, por muito que pensasse, chegaria à mesma conclusão.




Já aqui dissemos muitas vezes que qualquer relação tem que ter como alicerces fundamentais a confiança e o respeito. Quando estes alicerces são beliscados dificilmente a relação se sustenta. Admito que existam situações em que a confiança e o respeito são violados mas as partes entendem que ainda há condições para manter a relação. Neste caso penso ser fundamental que o caso fique definitivamente enterrado. Isto é, não bastará dizer "eu perdoo", será necessário nunca mais levantar a questão.


Mas outras situações existem que conduzem à quebra da confiança e do respeito de tal forma que torna impossível, para mim, manter uma relação.


No caso que a suldealmada levanta, estamos, para além da quebra de dois alicerces fundamentais, de um crime.


Num post anterior afirmei que em matéria de afectos não somos iguais. Não há uma linha comum a todos os seres humanos. Todos nós gerimos os afectos e as emoções de acordo com o que sentimos e racionalizamos.


Eu era incapaz de manter a relação no caso que a suldemar refere.



E vocês?

18 comentários:

Eu Mesma! disse...

Assino em baixo Ni...
existem traições que são más... que são pessimas mas.. que não seria estranho nós as perdoarmos mas...

crime?
falsificações?
não... isso nunca.. isso para mim era uma porta fechada na cara e um telefonema directo para a PJ...

NI disse...

Eu Mesma, acima de tudo penso que é impossível alguém voltar a confiar numa pessoa que tem este tipo de procedimento porque demonstra que é capaz de tudo. Sinceramente, penso que é quase impossível uma relação sobreviver a isto.

Lança disse...

provavelmente teria sido eu a ensinar e a passar ideia que poderia fazer isso… uma vez fiquei sem o dinheiro todo que tinha à ordem por causa de algo do género!

só poderemos ser ludibriados se confiarmos. não há volta a dar… é a vida! :)

NI disse...

Concordo Lança. Só podemos ser ludibriados se confiarmos.

:)

Abobrinha disse...

O que faria? Bem... não queiras saber...

NI disse...

Abobrinha, mas imagino :)

VCosta disse...

Há coisas que não se perdoam e lá está, não se esquecem...
Mais tarde ou mais cedo tudo vem à tona... mesmo em caso de perdão!
A separação será logicamente a solução!!!!

NI disse...

VCosta, concordo.

:)

suedalmada disse...

pois bem meus amigos...eu fiz o seguinte.
fui pedir o dinheiro ao meu pai 5000 €, disse ao meu pai que me tinha metido num negocio e que tinha dado errado, coloquei as maos á volta da outra pessoa e disse "vamos em frente eu amo-te"!
juro-vos(apesar de magoad) estava a falar verdade sem qualquer ressentimento...

suedalmada disse...

abobrinha..o que faria vc?

NI disse...

suedalmada, só tenho que manifestar o meu respeito pela posição que tomou. Eu seria incapaz numa situação dessas por uma razão muito simples: nunca esqueceria e, à primeira oportunidade atiraria isso à cara e, bastaria essa minha postura, para desgastar a relação.

Sinceramente, admiro quem tenha essa capacidade de perdoar, andar para a frente e fechar a sete chaves no baú da memória o que aconteceu.

Beijos

VCosta disse...

Felicidades suedalmada!!!

Abobrinha disse...

Suedalma

Vingava-me! Não tolero traições de tipo algum e abusos da confiança que depositei. Não acho que haja grande mérito em perdoar determinadas coisas: pode ser um espírito cristão muito grande ou um convite a ser enganado de novo. E há coisas que eu realmente perdoei... mas não esqueci e a confiança não foi restaurada por completo.

Como me vingaria? Não sei, teria que arranjar maneira. Mas vingava-me. Mais que não seja para que fosse inteiramente claro de que aquilo não era admissível. Mas não gastaria mais energia na vingança que a estritamente necessária. Afinal, a minha vida gira em torno de mim e de quem me faz bem. Não em torno de quem me faz mal.

suedalmada disse...

Quando se ama o perdão sincero é sempre a saida!

"o amor nunca falha" pensei eu!

NI disse...

Abobrinha, gostei das últimas duas frases.

suedalmada, provavelmente o segredo reside no que afirmaste.

Abobrinha disse...

Suedalma

Amor para mim é algo que se conjuga a dois (e não mais!) e que rima com confiança. Repito: alguns perdões são convites a novos enganos. Mas cada qual sabe de si e eu já tenho experiência (minha e de outros) que chegue para saber que há coisas em que "desculpa" é só uma palavra. E fraquinha!

Abobrinha disse...

Ni

As três últimas frases são o que dá sentido a tudo o resto. Más energias são de evitar. Mas falsas boas energias como ser crédula também. É a minha opinião, claro!

NI disse...

Concordo contigo. Mas não deixo de ser crédula :)

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso