domingo, 8 de janeiro de 2012

Mulher gorda...




Este post do Confuskos fez-me recordar uma dúvida existencial que sempre tive.

A grande maioria dos homens gostam de uma mulher bem feita de corpo. Mas isso não chega. Uma mulher até pode ser bem feita de corpo e ser proporcional mas se tiver uma gordurinha a mais.. está fora da equação.

De facto, a mulher até pode ser toda desproporcionada mas se for magra é um ícone da beleza.

Naomi Wolf no seu livro "O Mito da Beleza", escreve a dado passo que a mulher é vista como um troféu, e como uma mulher gorda é considerada um ser desprezível, não será apropriado um homem que visa o sucesso escolher uma mulher gorda. 

Mas o que me deixa admirada é que são as próprias mulheres que tudo fazem, (muitas vezes colocando a própria saúde em risco), para terem um corpo de pele e osso e mamas do tamanho que eles gostam. Mas não se contentam em se transformarem nas "mulheres ideais". é que são as próprias mulheres as que mais criticam aquelas que não conseguem atingir a "magreza exigível".

Não querem saber se é por uma questão física, hormonal ou outra qualquer. Os epítetos variam desde "desmazelada", "desleixada", "descuidada", entre outros. Mas o objectivo é sempre o mesmo: denegrir a imagem de outra pessoa.

Eu tenho consciência que sou suspeita porque tenho mais 9 Kg do que devia, mas, mesmo assim, a minha dúvida continua: o objectivo de qualquer ser humano não é ser apreciado e amado por aquilo que é e não por aquilo que tem?


9 comentários:

Malena disse...

Pois... Estou no clube das gordinhas! Confesso que, às vezes, me sinto um bocado mal por não lutar mais para ter "aquela" imagem! Por outro lado, já me senti bem mais admirada num grupo de magras do que qualquer uma delas... Há mesmo outras "belezas" para além do físico perfeito! :)

Life is what it is disse...

Pois devia ser como dizes, olharmos mais para o interior que para a beleza exterior.
Mas infelizmente não é.
Andei há pouco tempo com um rapaz que de magrinho não tem nada, ok não é obeso nem nada disso, mas tambem não é nenhuma beldade. Gostei dele pelo que ele era, pelo interior dele, embora nestas ultimas semanas ele teime em ser o que não é, apenas porque ainda não atingiu a maturidade de saber quem é.
O mais engraçado e falando de trofeus, ele falava de uma ex que tinha que quando andava com ela na rua parava o transito, e a felicidade com que ele dizia aquilo.
Enquanto que a mim me dizia que eu tinha de perder uns kgs, ele adorava o meu interior mas eu reparava que o exterior lhe fazia diferença.
Eu tenho mais 10kg do que devia ter mas nao sou obesa, perdi 11kg desde Agosto mas ele só me conheceu em Outubro por isso nem tem noção dos meus desenvolvimentos.
Continuo a tentar emagrecer, nao por ele mas por mim, para me sentir bem comigo mesma, porque na realidade o que gosto mais em mim é da pessoa que sou... sem duvida mesmo!
Beijinhos e desculpa o testamento

Confuskos disse...

"mas se tiver uma gordurinha a mais.. está fora da equação" - até pode ter duas ou 3 a mais, para mim continua plenamente em equação.

"a mulher até pode ser toda desproporcionada mas se for magra é um ícone da beleza" - não de forma nenhuma.

"não será apropriado um homem que visa o sucesso escolher uma mulher gorda" - discordo completamente. Um homem que vise o sucesso terá de escolher uma mulher compatível, que o complete e que seja o seu grande apoio naqueles momentos onde mais ninguém consegue nem pode "entrar" se não ela, a escolhida para estar a seu lado.

"não se contentam em se transformarem nas "mulheres ideais". é que são as próprias mulheres as que mais criticam aquelas que não conseguem atingir" - esses são seres perigosos e cuja determinação por vezes doentia é muitas vezes confundida pela outras mulheres, como sendo pessoas de carácter forte e modelos a seguir, logo as que criticam "minam" o espírito e a auto-estima das outras, mas só porque as segundas realmente se deixam influenciar!! ;)

"o objectivo de qualquer ser humano não é ser apreciado e amado por aquilo que é e não por aquilo que tem?" - ser é, mas infelizmente, no fim as contas fazem-se de forma diferente e nesse aspecto as mulheres não são nenhumas santas, pelo contrário, tenho para mim que nestas avaliações físicas, "elas" são muito mais cruéis a "catalogar" os homens e são tudo, menos as vítimas, mulheres sempre e em todos os casos vítimas... como este post leva a querer.

Beijinho*

Life is what it is disse...

"não será apropriado um homem que visa o sucesso escolher uma mulher gorda" - discordo completamente. Um homem que vise o sucesso terá de escolher uma mulher compatível, que o complete e que seja o seu grande apoio naqueles momentos onde mais ninguém consegue nem pode "entrar" se não ela, a escolhida para estar a seu lado."

Confuskos se todos pensassem assim era muito bom, mas nem todos tem essa maturidade!

Tinta Permanente disse...

"o objectivo de qualquer ser humano não é ser apreciado e amado por aquilo que é e não por aquilo que tem?"
Acreditas mesmo nisso?
Eu não.

Confuskos disse...

Life is what it is... ás vezes sinto-me o "Último dos Moicanos"... talvez por isso tenha o lado esquerdo da minha cama vazio..! ;)

NI disse...

A todos, numa sociedade ideal (entenda-se, sem dogmas e preconceitos), teríamos o "apesar de".

Não tenho a veleidade de pensar que o ser humano é apreciado por aquilo que é e não por aquilo que tem. A história da humanidade e a vida que já vivi ensinaram-me a ser descrente que essa seja a forma de estar de uma sociedade (seja ela qual for.)

Eu própria já fui objecto de discriminação e de piadas pelo facto de não ser propriamente elegante segundo os ícones da beleza feminina em vigor. E estaria a mentir se afirmasse que, de quando em vez, fiquei afectada com tais atitudes. Por maior que seja a nossa segurança e auto estima, afecta-nos quando somos alvos de "chacota". E quantas vezes ela vem de onde menos esperamos.

Mas acredito que todos nós assumimos o papel que entendemos. A liberdade é isso mesmo. Escolher. E eu escolhi, convictamente, apreciar o ser humano por aquilo que é e não por aquilo que tem.


Beijos a todos

NI disse...

Life is what it is, bem vinda a este cantinho.

:)

Life is what it is disse...

Confuskos, se calhar por seres assim é que não devias ter esse lado vazio.
Embora não te conheça e uma pessoa é muito mais do que isto! :)
Ni, já estive mais longe desta luta :) até ao verão espero que esteja vencida! Enquanto isso adoro a pessoa que sou, magoo-me muitas vezes por ser como sou, mas olha um dia aparecerá alguém que dê valor ao que tenho! :D

Beijinhosss

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso