sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Saber perdoar...



"Na homilia dominical o sacerdote perguntou aos fiéis: "Quantos de vós já conseguiram perdoar aos vossos inimigos?"
A maioria levantou a mão. O sacerdote voltou a perguntar: “E quantos de vós prometem perdoar aos inimigos, para também serdes perdoados por Deus Nosso Senhor?”

Todos levantaram a mão, menos uma pequena e frágil velhinha.
"Senhora Maria, a senhora não está disposta a perdoar aos seus inimigos?"
"Eu não tenho inimigos!", respondeu ela, docemente.
 "Senhora Maria, isto é muito raro!" disse o sacerdote, e perguntou: "Quantos anos tem a senhora?" E ela respondeu: "98 anos!"
O público presente na igreja levantou-se e aplaudiu a idosa, entusiasticamente. "Senhora Maria, conte-nos como chegou aos 98 anos sem ter inimigos”. A doce e angelical velhinha dirige-se ao altar e diz num tom solene, olhando para o público emocionado: "Já morreram todos, aqueles filhos da p****!"

Segundo o meu colega de trabalho estou a ficar cínica. Eu respondo que sou apenas realista.
 
A idade permite-nos, mais do que ter certezas, ter dúvidas.
 
E se até à poucos anos atrás eu confiava, hoje desconfio.
 
E duvido. Muito. Duvido das boas intenções. Duvido da entrega das pessoas. Duvido da boa-fé das pessoas. Duvido de quem se diz nosso amigo quando por trás nos está a fazer uma cama pior que um colete de forças. Duvido de mim. Da minha capacidade de me levantar após as pancadas.
 
Apenas tenho uma certeza: não sei perdoar. Mas será que tenho que perdoar? Não será legítimo querermos "cortar"? Eu não vivo com o mal de ninguém, logo não o desejo a ninguém. Mas também não tenho que perdoar. Apenas "corto". Quando me magoam o método é sempre o mesmo: à primeira estranho, à segunda entranho e à terceira...indiferença...para sempre. É ser cínica? Então sou.
 
 
A música que estou a ouvir neste momento é esta:
 
 
 

4 comentários:

Caixa disse...

Eu sou como a dona Maria! lol

S* disse...

ahahah Eu não tenho inimigos, porque opto pela indiferença. :P

Confuskos disse...

Pela tua definição de "ser cínico" eu sou o "Rei dos Cínicos"!!

E não preciso de chegar à tua idade!!

Ok, confesso, confio demais nas pessoas, abro demasiado o livro da minha vida com quem ainda não fez por merecer lê-lo... :( ... é uma merda (desculpa a expressão)... mas hoje sinto-me assim!

Beijinho *

Petra disse...

Ainda não sinto tanto isso, mas concordo quando dizes que não consegues perdoar, eu depende daquilo que me façam... Mas cada vez perdoo menos e temos todo o direito.

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso