sexta-feira, 2 de julho de 2010

Pequenos grandes ódios!



Há cerca de dois anos o Pensador desafiou-me para indicar 6 coisas que odeio.


Na altura enumerei seis situações. Hoje ao reler esse post constatei que não mudei de opinião.

Tal como na altura referi não sei se o verbo odiar será o apropriado para descrever o sentimento que as situações que vou mencionar me suscita.

De qualquer forma, aqui estão os meus "pequenos grandes ódios"!


1º - Injustiça

Ainda hoje, com 45 anos de experiência em cima, continuo a não saber lidar com a injustiça. Um dos meus maiores desgostos foi saber que, mau grado a profissão escolhida, nunca conseguiria acabar com a injustiça. Foi como deixar de acreditar no Pai Natal. O meu pai era que tinha razão quando dizia que iria derramar muitas lágrimas à custa desta utopia.


2º Hipocrisia

Confesso. Sou uma inepta no que diz respeito à hipocrisia. Nalgumas situações garanto-vos que me tinha dado imenso jeito. Mas não vale a pena. Não consigo ser hipócrita e abomino hipócritas. É daquelas situações em que me dá vontade de pregar dois valentes estalos ao seu autor.


3º - Falta de educação

E não deixo a coisa por menos. Todas as formas em que ausência de educação se manifeste.


4º - Pessoas que "sobem" recorrendo a expedientes que nada têm a ver com a competência e o trabalho e que ainda se fazem passar por inteligentes, com tiques de superioridade

Esta situação é daquelas em que a minha indignação e revolta são imensuráveis. Mas, confesso, demonstro uma certa capacidade para me fazer passar por tola de forma a que a ignorância deles sobressaia. Costumo ser bem sucedida.


5º - Pessoas com barriga de rico e bolsa de podre

Principalmente para fazerem “vistaça” ao vizinho do lado. Realizam-se tentando demonstrar que têm mais que os outros. Gente convencida e com manias de superioridade.


6º Parasitas sociais ou profissionais da “esperteza saloia”

Abomino aquela gentalha que vive à custa dos outros e ainda faz publicidade disso. Mas, o mais grave ainda é o reconhecimento de inteligência que, de uma maneira geral, é dada pela sociedade. Para mim não havia complacência. Pena de Prisão para os chicos-espertos.


E logo hoje que até estou bem disposta apesar de ter que apresentar um espectáculo mais logo.


Digam os vossos "pequenos grandes ódios". É uma forma de "desopilar" para começar bem o fim-de-semana!


O tema musical é o que vai abrir o espectáculo de hoje à noite. Oportunidade para recordar vozes inesquecíveis e um dos temas mais conhecidos graças ao talento de Michael Jackson e Lionel Ritchie como autores, de Quincy Jones que fez os arranjos e de todos os que deram voz.



4 comentários:

MC disse...

Grandes?

Bem, grandes temos a injustiça, em primeiro lugar. Mexe comigo de uma maneira que nada mais o consegue!
Essa situação que colocas em 4º não é mais que injustiça! E o 6º também!
Portanto, em 6 pontos que focas, eu acho que 3 estão directamente ligados à injustiça!

Em 2º lugar, a mentira. Odeio a mentira e é a outra coisa que me tira do serio! A hipocrisia é uma forma de mentira, tal como o 5º ponto!

Ou seja, eu revejo-me nisso tudo mas englobo tudo em 2 pontos...

Eu Mesma! disse...

O que me irrita solenemente é estupidez humana e parvoice!!!!!!!!

NI disse...

Miguel, penso que todas as situações retratadas são diferentes mas com consequências similares. Isto é, a mentira pode gerar injustiças mas é um acto com pressupostos e métodos totalmente diferentes das restantes.

Eu Mesma, quando nos deixamos enganar, ou pactuamos com algumas das situações descritas, penso que somos nós que estamos a ser parvos e estúpidos. :)

Beijos

ainodi disse...

Injustiçao...vive ao teu lado...todos os dias!

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso