segunda-feira, 14 de abril de 2008

Porquê?


Questionaram-me por e-mail o motivo pelo qual eu privilegiava os pensamentos em detrimento de textos da minha autoria.

A questão colocada fez-me reflectir por duas ordens de razão: a primeira, porque sempre gostei de escrever (aliás, de quando em vez lá me vão acusando de que os meus pareceres são autênticos “testamentos”, tal é a minha dificuldade em parar de escrever quando exponho argumentos/opiniões) e a segunda, não menos importante, porque sempre tive aquela necessidade impulsiva de escrever.

Porquê, então, a opção de colocar pensamentos?

A resposta, afinal, é simples.

Estamos perante um blog pessoal. Desde logo o objecto está restringido. Poderia, simplesmente, escrever textos que fossem um reflexo daquilo que me acontece na vida e que desejava partilhar ou simplesmente recordar. Não o deixo de fazer de quando em vez.

Mas, mais importante para mim do que partilhar experiências pessoais é “conversar”. Tal e qual. Uma conversa virtual, é certo, mas nunca uma conversa hermética. Uma tertúlia onde se discutem ideias, princípios e valores.

Um texto pessoal é sempre hermético porquanto não deixa de ser um reflexo daquilo que nos acontece na vida e que desejamos partilhar ou simplesmente recordar. Mas, a vida, é muito mais do que a nossa vivência pessoal.

3 comentários:

Sadeek disse...

Hellooooooo "virtual lover",

Então se a minha amiga gosta de conversar permita-me discordar da sua ideia!!!

Um texto pessoal reflecte as nossas ideias sobre algo. Mas, a menos que sejamos de facto obtusos, ouvir e tentar perceber outros pontos de vista por vezes permitem-nos chegar "mais à frente", e até, alterar posições.

E isso, pelo menos a meu ver, faz parte da vida. A experiência pessoal, ó giraça, também incorpora as vivências com os outros...

BEIJÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

NI disse...

Sadeek, claro que sim. Concordo com o que afirmas. A nossa vida dá razões para as maiores conversas.

Contudo, se é verdade que a nossa experiência pessoal é um reflexo da convivência com os outros (ou não fossemos um ser social), não é menos verdade que teremos sempre algo a acrescentar ao nosso enriquecimento pessoal se atentarmos às experiências de pessoas que viveram noutras culturas, noutras épocas e que, muitas vezes, se refletem nos pensamentos que as mesmas produziram.

Por exemplo, Mark Twain tem pensamentos fantásticos e a partir deles é possível conhecer a forma de sentir e de estar das pessoas daquela época e contrapor com as ideias actuais.

Foi esta ideia que pretendi transmitir. Mea culpa por não ter conseguido transmitir.

Acho que estou a precisar de umas férias valentes, eheheheheheh

Beijos

Sadeek disse...

Caraças....vamos lá ver se é desta!!!! A culpa, Ni, não é obviamente tua!! Tens como amante o maior asno da blogosfera...é normal que não tenha compreendido o que quiseste dizer!!!

E sim, acho que alguns pensamentos se podem adequar perfeitamente às nossas vivências, bem como nos porem a pensar.... ;)

BEIJÃO ENORME

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso