segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Porque hoje me apetece dizer isto...



Imagem da net



Apesar de ser em modo "copy past" de um post já antigo. Porque há temas recorrentes, por vezes com variantes.

Há quem já tenha tido uma desilusão por amar e não ser correspondida(o). Para esses, eis um texto de uma das minhas escritoras favoritas: Clarice Lispector:


"Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue;outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho...o de mais nada fazer."


Resulta? Não faço a mínima ideia...
 
 
Mas há outra vertente pouco explorada.
 
E quando se ama e temos que negar esse sentimento. Será fácil olhar quem amámos e dizer-lhe "Não, não te amo"? O que é necessário para sermos convincentes numa situação destas? Sermos mentirosa(o)s compulsivos ou termos uma capacidade extraordinária de disfarçar afectos? E os afectos devem ser disfarçados?
 
 
Raios, Ni. Que tema para segunda-feira...



A música, claro está, tem tudo a ver.

3 comentários:

Sairaf disse...

Que tema tão intenso... confesso que fiquei sem chão por causa do texto e da música, a NI acabou de me trazer tantas e boas recordações que não merecem ser esquecidas!!
Porque será o amor e as pessoas são complicadas??
Abraço doce... a música é linda e de uma força sem igual.

Feliz disse...

Eu também acho que às vezes o "rendo-me" é uma grande estrategia. Todos nós conhecemos alguém que desistiu e depois foi ver a pessoa por quem lutavam "atrás" dessa...

Não somos invencíveis. às vezes não fazer nada é o melhor que se faz!

*bisous

pedro ferreira disse...

Eu concordo plenamente com o primeiro texto, e até digo que é melhor não chegarmos à fase de termos feito tudo, para não sofremos em demasia.

Quanto ao segundo:

Eu acho que á medida que as pessoas vão tendo os seus desgostos amorosos as pessoas vão demostrando cada vez menos o que sentem, ficam na expectativa, arriscam pouco, não querem perder o pé outra vez. Às vezes penso que são momentos de vida, a pessoa até tem um certo sentimento pela outra mas não tem disponibilidade para se dedicar a uma relação, por isso prefere mentir e negar o sentimento.

Abraço.

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso