"Nas últimas décadas, a sexualidade e as suas várias dimensões, que antes estavam mais ocultas na vida privada, foram, progressivamente, trazidas para a esfera pública, na sociedade portuguesa, evidenciando-se nos meios de comunicação social e nas preocupações de carácter político, cívico ou religioso. Nas relações pessoais acentua-se de forma gradual o reconhecimento da sexualidade e do comportamento sexual como sinónimo de desenvolvimento e de bem-estar individual dos seus intervenientes.
Embora se anuncie esta maior igualdade entre os parceiros sexuais, os resultados do inquérito, assentes nas respostas de 663 pessoas inquiridas, das quais 45,9% são homens e 53,4% são mulheres, mostram que estes vivem a sua sexualidade de forma bastante diferente, transpondo para o campo das práticas sexuais o que é socialmente expectável e aceite nos seus comportamentos: os homens têm uma sexualidade mais activa, ao contrário das mulheres, que indiciam um menor dinamismo...
Os dados do inquérito mostram que a sexualidade praticada por homens e mulheres assume contornos muito diferentes que assentam no que é socialmente expectável para ambos obstáculo que só poderá ser abolido no contexto da relação sexual mais igualitária."
Eis um extracto da opinião de Joana Patrício, Investigadora Cesnova - Faculdade de CSH, da Universidade Nova de Lisboa, que poderão ler aqui.
E a vossa opinão ?
5 comentários:
Há qualquer coisa de estranho nestas respostas... Então os homens andam a praticar muito e as mulheres pouco?!
Só vejo uma resposta... os homens andam a praticar ente eles e por isso é que elas têm pouco!!!
Olá NI
Pelo respeito que tenho por si e pelas suas comentadoras, apenas me ocorre dizer-lhe que ainda hoje publiquei "A importância do Sexo", em jeito de brincadeira. Não estou a pedir que passe por lá para comentar (nunca o fiz nem farei). Mas gostava de conhecer a sua opinião, sinceramente.
Um abraço amigo.
António
para quem não tinha vontade de falar....
até falaste demais!
:)
"os homens têm uma sexualidade mais activa, ao contrário das mulheres, que indiciam um menor dinamismo..."
Epá, alguem está a mentir e não são as mulheres !
Pétala, deliciosa a tua resposta, ahahahahahah
António, com todo o gosto.
Eu Mesma, estás a ver melhor tema para levantar (a moral, claro está) alguém que este?
Tinta, obviamente, ahahahahah
Beijos a todos
Enviar um comentário