Pena que há poucas pessoas assim.....
I Have a Dream - Portuguese Translation (short version)
Eu Tenho Um Sonho Martin Luther King, Jr.
28 de Agosto de 1963 Washington, D.C.
«Quando os arquitectos da nossa república escreveram as magníficas palavras da Constituição e da Declaração de Independência, estavam assinando uma nota promissória de que todo norte-americano seria herdeiro. Esta nota foi a promessa de que todos os homens, sim, homens negros assim como homens brancos, teriam garantidos os inalienáveis direitos à vida, liberdade e busca de felicidade.
Mas existe algo que preciso dizer à minha gente, que se encontra no cálido limiar que leva ao templo da Justiça. No processo de consecução de nosso legítimo lugar, precisamos não ser culpados de actos errados. Não procuremos satisfazer a nossa sede de liberdade bebendo na taça da amargura e do ódio. Precisamos conduzir nossa luta, para sempre, no alto plano da dignidade e da disciplina. Precisamos não permitir que nosso protesto criativo gere violência física. Muitas vezes, precisamos elevar-nos às majestosas alturas do encontro da força física com a força da alma; e a maravilhosa e nova combatividade que englobou a comunidade negra não deve levar-nos à desconfiança de todas as pessoas brancas. Isto porque muitos de nossos irmãos brancos, como está evidenciado em sua presença hoje aqui, vieram a compreender que seu destino está ligado a nosso destino. E vieram a compreender que sua liberdade está inextrincavelmente unida a nossa liberdade. Não podemos caminhar sozinhos. E quando caminhamos, precisamos assumir o compromisso de que sempre iremos adiante. Não podemos voltar.
Digo-lhes hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as dificuldades de hoje e de amanhã, que eu ainda tenho um sonho. E um sonho profundamente enraizado no sonho norte-americano.
Eu tenho um sonho de que um dia, esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado de seus princípios: "Achamos que estas verdades são evidentes por elas mesmas, que todos os homens são criados iguais".
Eu tenho um sonho de que, um dia, nas rubras colinas da Geórgia, os filhos de antigos escravos e os filhos de antigos senhores de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade.
Eu tenho um sonho de que, um dia, até mesmo o estado de Mississipi, um estado sufocado pelo calor da injustiça, será transformado num oásis de liberdade e justiça.
Eu tenho um sonho de que meus quatro filhinhos, um dia, viverão numa nação onde não serão julgados pela cor de sua pele e sim pelo conteúdo do seu carácter.
Quando deixarmos soar a liberdade, quando a deixarmos soar em cada povoação e em cada lugarejo, em cada estado e em cada cidade, poderemos acelerar o advento daquele dia em que todos os filhos de Deus, homens negros e homens brancos, judeus e cristãos, protestantes e católicos, poderão dar-se as mãos e cantar com as palavras do antigo espiritual negro: " Livres, enfim. Livres, enfim. Agradecemos a Deus, todo-poderoso, somos livres, enfim."»
TEXTO ORIGINAL:
"I HAVE A DREAM" (1963)
«I am happy to join with you today in what will go down in history as the greatest demonstration for freedom in the history of our nation.
Five score years ago, a great American, in whose symbolic shadow we stand today, signed the Emancipation Proclamation. This momentous decree came as a great beacon light of hope to millions of Negro slaves who had been seared in the flames of withering injustice. It came as a joyous daybreak to end the long night of their captivity.
But 100 years later, the Negro still is not free. One hundred years later, the life of the Negro is still sadly crippled by the manacles of segregation and the chains of discrimination. One hundred years later, the Negro lives on a lonely island of poverty in the midst of a vast ocean of material prosperity. One hundred years later, the Negro is still languished in the corners of American society and finds himself an exile in his own land. And so we've come here today to dramatize a shameful condition.
In a sense we've come to our nation's capital to cash a check. When the architects of our republic wrote the magnificent words of the Constitution and the Declaration of Independence, they were signing a promissory note to which every American was to fall heir. This note was a promise that all men - yes, black men as well as white men - would be guaranteed the unalienable rights of life, liberty, and the pursuit of happiness.
It is obvious today that America has defaulted on this promissory note insofar as her citizens of color are concerned. Instead of honoring this sacred obligation, America has given the Negro people a bad check, a check that has come back marked "insufficient funds."
But we refuse to believe that the bank of justice is bankrupt. We refuse to believe that there are insufficient funds in the great vaults of opportunity of this nation. And so we've come to cash this check, a check that will give us upon demand the riches of freedom and security of justice. We have also come to his hallowed spot to remind America of the fierce urgency of now. This is no time to engage in the luxury of cooling off or to take the tranquilizing drug of gradualism. Now is the time to make real the promises of democracy. Now is the time to rise from the dark and desolate valley of segregation to the sunlit path of racial justice. Now is the time to lift our nation from the quicksands of racial injustice to the solid rock of brotherhood. Now is the time to make justice a reality for all of God's children.
It would be fatal for the nation to overlook the urgency of the moment. This sweltering summer of the Negro's legitimate discontent will not pass until there is an invigorating autumn of freedom and equality. Nineteen sixty-three is not an end but a beginning. Those who hoped that the Negro needed to blow off steam and will now be content will have a rude awakening if the nation returns to business as usual. There will be neither rest nor tranquility in America until the Negro is granted his citizenship rights. The whirlwinds of revolt will continue to shake the foundations of our nation until the bright day of justice emerges.
But there is something that I must say to my people who stand on the warm threshold which leads into the palace of justice. In the process of gaining our rightful place we must not be guilty of wrongful deeds. Let us not seek to satisfy our thirst for freedom by drinking from the cup of bitterness and hatred. We must forever conduct our struggle on the high plane of dignity and discipline. We must not allow our creative protest to degenerate into physical violence. Again and again we must rise to the majestic heights of meeting physical force with soul force. The marvelous new militancy which has engulfed the Negro community must not lead us to a distrust of all white people, for many of our white brothers, as evidenced by their presence here today, have come to realize that their destiny is tied up with our destiny. And they have come to realize that their freedom is inextricably bound to our freedom. We cannot walk alone.
And as we walk, we must make the pledge that we shall always march ahead. We cannot turn back. There are those who are asking the devotees of civil rights, "When will you be satisfied?" We can never be satisfied as long as the Negro is the victim of the unspeakable horrors of police brutality. We can never be satisfied as long as our bodies, heavy with the fatigue of travel, cannot gain lodging in the motels of the highways and the hotels of the cities. We cannot be satisfied as long as the Negro's basic mobility is from a smaller ghetto to a larger one. We can never be satisfied as long as our children are stripped of their selfhood and robbed of their dignity by signs stating "for whites only." We cannot be satisfied as long as a Negro in Mississippi cannot vote and a Negro in New York believes he has nothing for which to vote. No, no we are not satisfied and we will not be satisfied until justice rolls down like waters and righteousness like a mighty stream.
I am not unmindful that some of you have come here out of great trials and tribulations. Some of you have come fresh from narrow jail cells. Some of you have come from areas where your quest for freedom left you battered by storms of persecution and staggered by the winds of police brutality. You have been the veterans of creative suffering. Continue to work with the faith that unearned suffering is redemptive.
Go back to Mississippi, go back to Alabama, go back to South Carolina, go back to Georgia, go back to Louisiana, go back to the slums and ghettos of our northern cities, knowing that somehow this situation can and will be changed.
Let us not wallow in the valley of despair. I say to you today my friends - so even though we face the difficulties of today and tomorrow, I still have a dream. It is a dream deeply rooted in the American dream.
I have a dream that one day this nation will rise up and live out the true meaning of its creed: "We hold these truths to be self-evident, that all men are created equal."
I have a dream that one day on the red hills of Georgia the sons of former slaves and the sons of former slave owners will be able to sit down together at the table of brotherhood.
I have a dream that one day even the state of Mississippi, a state sweltering with the heat of injustice, sweltering with the heat of oppression, will be transformed into an oasis of freedom and justice.
I have a dream that my four little children will one day live in a nation where they will not be judged by the color of their skin but by the content of their character.
I have a dream today.
I have a dream that one day down in Alabama, with its vicious racists, with its governor having his lips dripping with the words of interposition and nullification - one day right there in Alabama little black boys and black girls will be able to join hands with little white boys and white girls as sisters and brothers.
I have a dream today.
I have a dream that one day every valley shall be exalted, and every hill and mountain shall be made low, the rough places will be made plain, and the crooked places will be made straight, and the glory of the Lord shall be revealed and all flesh shall see it together.
This is our hope. This is the faith that I go back to the South with. With this faith we will be able to hew out of the mountain of despair a stone of hope. With this faith we will be able to transform the jangling discords of our nation into a beautiful symphony of brotherhood. With this faith we will be able to work together, to pray together, to struggle together, to go to jail together, to stand up for freedom together, knowing that we will be free one day.
This will be the day, this will be the day when all of God's children will be able to sing with new meaning "My country 'tis of thee, sweet land of liberty, of thee I sing. Land where my father's died, land of the Pilgrim's pride, from every mountainside, let freedom ring!"
And if America is to be a great nation, this must become true. And so let freedom ring from the prodigious hilltops of New Hampshire. Let freedom ring from the mighty mountains of New York. Let freedom ring from the heightening Alleghenies of Pennsylvania.
Let freedom ring from the snow-capped Rockies of Colorado. Let freedom ring from the curvaceous slopes of California.
But not only that; let freedom ring from Stone Mountain of Georgia.
Let freedom ring from Lookout Mountain of Tennessee.
Let freedom ring from every hill and molehill of Mississippi - from every mountainside.
Let freedom ring. And when this happens, and when we allow freedom ring - when we let it ring from every village and every hamlet, from every state and every city, we will be able to speed up that day when all of God's children - black men and white men, Jews and Gentiles, Protestants and Catholics - will be able to join hands and sing in the words of the old Negro spiritual: "Free at last! Free at last! Thank God Almighty, we are free at last!"»
http://www.thekingcenter.com/index.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Luther_King
http://www.biography.com/search/article.do?id=9365086
16 comentários:
Sem dúvida, um grande macac.. homem.
Capela,isto foi uma piada perfeitamente gratuita e desnecessária!
No post em baixo,você diz acreditar nos direitos humanos e de seguida coloca estas piadas racistas e xenofobas...
O paradoxo do costume...
Se você é médico,aconselho-o a rever os sintomas da esquizófrenia.
Pensador, o Sr. Capela diz que não é racista... Imagina se fosse...
Gostaria de saber como é que o Sr. Capela consulta pessoas (sim pessoas) de outras etnias, uma vez que diz ser médico?
Pensador, só este exemplo deita por terra a teoria do Sr. Capela que afirma que os negros são burros.
Quem é inteligente consegue aperceber-se do elevado grau de inteligência do Dr. Martin Luther King. Conseguir os feitos dele através de palavras não é tarefa para qualquer um...
Se analisarmos o seu discurso e observarmos a sua postura quando o profere, notamos logo as suas capacidades.
Talvez o Sr. Capela não goste do Dr. Martin Luther King porque ele não é um negro que se rebaixa. Observando o vídeo vemos que tem uma postura altiva sem no entanto ser arrogante.
Sabe Sr. Capela, quando alguém é inteligente e tem do seu lado a Força da Razão ao invés da razão da força, não precisa de PIDE, GESTAPO ou KGB... Quando os Ideais São Justos, valem por si.
A escravatura e a segregação racial (páginas tenebrosas da História Mundial) já acabaram.
E ainda bem!
Vossa excelência colocou-me as perguntas eu apresento-lhe as minhas respostas:
1- "Gostaria de saber como é que o Sr. Capela consulta pessoas (sim pessoas) de outras etnias, uma vez que diz ser médico?"
"Uma vez que", diz você...
Antes de mais nada, sim eu disse que era médico, mas não indiquei qual a específica.
E eu não mostrei os limites da minha discriminação o que quer dizer que poderia perfeitamente fazê-lo, minha cara as coisas não são assim tão claras....
2- "Quem é inteligente consegue aperceber-se do elevado grau de inteligência do Dr. Martin Luther King. Conseguir os feitos dele através de palavras não é tarefa para qualquer um...
Se analisarmos o seu discurso e observarmos a sua postura quando o profere, notamos logo as suas capacidades."
Pense no Rex, para cão também era muito esperto, tal como o Luther para macaco.
Vejamos, é inegável a existência de 4 raças humanas, tal como é inegável as suas diferenças, porque razão teremos de esconder essas diferenças, como é possível ser indeferente a algo tão claro (escuro neste caso).
Ele é só um caso raro, também é possível ensinar um papagaio a discursar.
3- "Talvez o Sr. Capela não goste do Dr. Martin Luther King porque ele não é um negro que se rebaixa. Observando o vídeo vemos que tem uma postura altiva sem no entanto ser arrogante."
Não, isso não é verdade, até o admiro, por isso.
Ele deve ser melhor que os outros negros, pois digamos: "Zarolho em terra de cegos é Rei".
4- "Sabe Sr. Capela, quando alguém é inteligente e tem do seu lado a Força da Razão ao invés da razão da força, não precisa de PIDE, GESTAPO ou KGB... Quando os Ideais São Justos, valem por si."
Olhe se isso fosse assim tão verdade, na democracia existiria unanimidade.
Sabe o problema é que certas pessoas têm dificuldade em ver a razão é por isso que as pessoas têm opiniões diferentes e muitas vezes: "A Representação da maioria não representa a melhoria". É aí que a democracia falha.
6- "A escravatura e a segregação racial (páginas tenebrosas da História Mundial) já acabaram."
É verdade em certa parte, mas não total, devia saber das experiências que os EUA fazem nos afriacanos.
Mas vejamos, há certas coisas que desaparecem, mas recomeçam passado um período, existem vários casos destes.
Desculpe a demora.
Cumprimentos.
SR. Carvalho Capela:
As suas expressões estão devidamente assinaladas entre aspas. As minhas respostas começam por um “ – “.
"Antes de mais nada, sim eu disse que era médico, mas não indiquei qual a específica."
- Será que o Sr. não queria dizer especialidade?? Seja qual for a especialidade o juramento que os médicos fazem é igual para todos. Não difere de especialidade para especialidade.
"Pense no Rex, para cão também era muito esperto, tal como o Luther para macaco.
Vejamos, é inegável a existência de 4 raças humanas, tal como é inegável as suas diferenças, porque razão teremos de esconder essas diferenças, como é possível ser indeferente a algo tão claro (escuro neste caso).
Ele é só um caso raro, também é possível ensinar um papagaio a discursar."
- Sei de vários papagaios que aprenderam a discursar durante várias horas... e não eram negros... Mais uma vez Sr. Capela a inteligência não escolhe "raça"...
Sendo médico devia já saber isso...
"Olhe se isso fosse assim tão verdade, na democracia existiria unanimidade.
Sabe o problema é que certas pessoas têm dificuldade em ver a razão é por isso que as pessoas têm opiniões diferentes e muitas vezes: "A Representação da maioria não representa a melhoria". É aí que a democracia falha."
- Sr. Capela, a democracia não quer a unanimidade. O regime democrático defende que cada um tem direito à sua opinião e à diferença e devem ser respeitados. Tb defende
que a nossa liberdade acaba onde começa a dos outros. Devemos todos
respeitar a liberdade de cada um. A ditadura não defende isso. Defende a unanimidade. Ou pelo menos finge-a. Uma vez que as pessoas não têm a liberdade de se expressar.
"É verdade em certa parte, mas não total, devia saber das experiências que os EUA fazem nos afriacanos.
Mas vejamos, há certas coisas que desaparecem, mas recomeçam passado um período, existem vários casos destes."
- Sr. Capela, qualquer pessoa sabe que quem aboliu a escravatura nos EUA foi Abraham Lincoln. Eu não estava a falar de experiências em seres humanos. Eu sei exactamente o que se passa em África.
A Segregação Racial que existia nos EUA acabou devido à luta do DR. King e à lucidez do Presidente Kennedy.
Já agora o apartheid na África do Sul. Lembra-se disso? Quando eu digo que acabou quero dizer que já não há nenhum País que apoie essa política. Leia a Constituição dos vários Países Democráticos. Nenhum Estado de Direito defende princípios abomináveis como a escravatura e a segregação racial.
"Desculpe a demora."
- Não tem que pedir desculpa. Cada um leva o tempo que quiser a responder.
Cumprimentos.
Desculpem lá, mas este "senhor" (ahahah) é completamente imbecil. Sinceramente, não estou a ver qual a sua especialidade, porque nem para médico veterinário o "senhor" tem categoria suficiente para ser.
Desculpem lá intrometer-me, mas este tipo de comportamento e de palavreado por parte do sr. capela é escusado!
Eu que sou um fã enorme do chocolate, nunca gostei de tulicreme, prefiro nutella.
Excelentíssima Sra. Teresa:
1- "Sei de vários papagaios que aprenderam a discursar durante várias horas... e não eram negros... Mais uma vez Sr. Capela a inteligência não escolhe "raça"...
Sendo médico devia já saber isso..."
Sendo médico, como diz vossa excelência, eu sei muito bem que eles têm certas características, não digo visuais, que diferem das nossas, e sabendo de história como sei, reconheço que fomos nós a dominá-los a eles e não o oposto, tendo eles o continente com mais recursos, e não me venham falar da água, pois essa têm eles com fartura na bacia do Congo, a com mais água do mundo.
Sim eu sei de certas zonas onde não a têm, aí é justificado esse atraso, mas quando a têm não se desenvolvem, à excepção claro do Egipto, mas aí tinha influência branca no baixo-egipto, eram cabritas e mulatos, e o baixo-egipto era mais uma vez, o mais desenvolvido. Porquê?
2- "Sr. Capela, a democracia não quer a unanimidade. O regime democrático defende que cada um tem direito à sua opinião e à diferença e devem ser respeitados. Tb defende
que a nossa liberdade acaba onde começa a dos outros. Devemos todos
respeitar a liberdade de cada um. A ditadura não defende isso. Defende a unanimidade. Ou pelo menos finge-a. Uma vez que as pessoas não têm a liberdade de se expressar."
Minha cara como referi, já à bastante tempo, ainda nos grandes portugueses, a nossa liberdade tem como limite a liberdade dos outros, a nossa diferença não é a vossa excelência concordar e eu discordar, antes pelo contrário eu também sou apologista dessa mesma frase, só que a diferença é então quando começa e quando acaba a nossa liberdade, você vê o de forma liberal, enquanto eu sou mais restringido e cuidadoso.
Minha cara, apesar das suas verdadeiras afirmações, nenhuma delas desmentia:
"A maioria, não representa obrigatoriamente a melhoria".
3- " Não tem que pedir desculpa. Cada um leva o tempo que quiser a responder."
Já agora, aproveito para justificar esta minha demora, eu normalmente sou imediato a responder, pois como gosto que sejam rápidos a responder, eu acho que o mínimo é fazer o mesmo, mas desta vez não respondi com a minha a rapidez imediata, pois estou tratar do Estado da Nação e estive fora do país.
Cumprimentos.
Quer um bom exemplo? Roosevelt.
Se não fosse esse Presidente os EUA não seriam a potência que são hoje. Devido à sua boa política conseguiu tirar o país da recessão.
E não o fez numa ditadura. Fez numa Democracia.
O Sr. Carvalho Capela apregoa que as ditaduras é que são boas. Mas nos dias de hoje qual é a ditadura fascista que o Sr. vê??? São tão "boas" que a maioria não as quer. Isso devia deixá-lo pensativo.
Cumprimentos.
Minha cara vejo que não analisou ou não percebeu a totalidade desta frase:
"A maioria não representa obrigatoriamente a melhoria"
Aliás, você percebeu apenas uma palavra que apesar de ser, apenas uma representa um desempenho crucial no significado de toda frase:
A palavra de que eu estou a falar é obrigatoriamente, esta frase mostra que esta frase não se aplica a todas as situações e era esse mesmo o objectivo de Salazar, mostrava que o sistema de democracia tinha a possibilidade de falhar.
Eu pedi que derrotasse a frase e não um exemplo e como disse o “obrigatoriamente” um exemplo não lhe serve de nada, mas eu também gosto muito do Franklin.
“O Sr. Carvalho Capela apregoa que as ditaduras é que são boas. Mas nos dias de hoje qual é a ditadura fascista que o Sr. vê??? São tão "boas" que a maioria não as quer. Isso devia deixá-lo pensativo.”
Minha cara, então o que vossa excelência quer apregoar com essa frase das ditaduras fascistas (eu não sou fascista, mas isso é só um pormenor), é que o mundo está perfeito está tudo excelente no mundo, não há problemas, as coisas não podiam estar melhor?
O que eu quis com isto dizer é que a actualidade não é perfeita, e na qualidade quem domina é a democracia, logo algo está mal, quem sabe se a perfeição não está mais próxima do fascismo, mas só o futuro o dirá, como só o futuro o diz, ou a senhora tem uma bola de cristal ou então não o vale a pena discutir, a frase basta: O futuro o dirá.
Saudações Cordiais.
Sr. Carvalho Capela, sabe que a Democracia é o sistema menos imperfeito. Sistemas perfeitos não existem. Agora, não venha é dizer que as ditaduras são perfeitas. Se o fossem, tinham durado até hoje! Se eram tão excelentes, porque é que acabaram????
Cumprimentos.
PS: Bola de cristal, penso que quem deve ter deve ser o Sr. Capela para conseguir antever a chegada da ditadura. No entanto, devia mudar a sua bola de cristal... está desactualizada com os tempos actuais.
Porque razão é a democracia o sistema menos imperfeito?
Nunca disse que haviam sistemas perfeitos e como é óbvio não existem.
Acabaram, principalmente, porque houve uma coisa que se chama de II Guerra Mundial.
E há um ciclo ainda não confirmado, mas lógico:
Democracia - Crise - Ditadura - Algo - Democracia...
Eu não fiz previsão nenhuma, antes pelo contrário que a fez, foi vossa excelência, ao dizer que não mais haveriam ditaduras, eu apenas, coloquei a hipóteses de que elas poderiam reaparecer, isso não se chama adivinhar.
Cumprimentos.
PS: Vai participar no Estado da Nação?
(tanta coisa só para poder falar de Salazar novamente..)
Sr Capela,
As vezes é preciso ter uma paciência ilimitada consigo.
Responda-me se puder..
1º
«..A Representação da maioria não representa a melhoria..»
- Quando o Salazar disse isso,sabe me dizer se ele estava representado por uma maioria?
Mas quer ver essa frase derrotada?
Aqui vai:
"A Representação da maioria, representa a melhoria para quem pertence a essa maioria"
2º
«..Aliás, você percebeu apenas uma palavra que apesar de ser, apenas uma representa um desempenho crucial no significado de toda frase:
A palavra de que eu estou a falar é obrigatoriamente, esta frase mostra que esta frase não se aplica a todas as situações e era esse mesmo o objectivo de Salazar, mostrava que o sistema de democracia tinha a possibilidade de falhar...»
- Sr Capela,rebobine tudo de novo e tente dar uma ideia a esse palavreado todo,porque neste aqui não disse rigorosamente nada! (pelo menos para que a gente consiga perceber..)
3º
«..era esse mesmo o objectivo de Salazar, mostrava que o sistema de democracia tinha a possibilidade de falhar...»
- Todas os sistemas politicos tem a possibilidade de falhar!!
Conhece algum que não a tenha??
4º
«..Minha cara, então o que vossa excelência quer apregoar com essa frase das ditaduras fascistas, é que o mundo está perfeito está tudo excelente no mundo, não há problemas, as coisas não podiam estar melhor?..»
- Para uma pessoa que trabalha apenas por prazer,que recebeu uma boa herança e que se não trabalhar pode viver sem preocupações por mais 30 anos,gostaria de saber que tipo de queixas é que o sr tem deste mundo??
(E não me diga que se preocupa com os outros,porque isso para mim são basófias..)
5º
«..Porque razão é a democracia o sistema menos imperfeito?..»
- Estou a sonhar ou o sr acabou de reconhecer que a democracia é o mais perfeito dos sistemas?
6º
«..Nunca disse que haviam sistemas perfeitos e como é óbvio não existem.
Acabaram, principalmente, porque houve uma coisa que se chama de II Guerra Mundial...»
- Sr Capela,tenha dó de mim!
Se disse que nunca houve sistemas perfeitos e se para si era "óbvio" que eles nunca existiram,a II guerra acabou com o quê??
Então nunca existiram e a II guerra acabou com eles??
Delirante...
Sr Capela,hoje fico-me por esta porque também eu estou ocupado com o estado da nação.
Cumprimentos.
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