sexta-feira, 13 de julho de 2007

Thiago de Mello - Os Estatutos do Homem

Os Estatutos do Homem

(Ato Institucional Permanente)
A Carlos Heitor Cony


Artigo I
Fica decretado que agora vale a verdade. Agora vale a vida, e de mãos dadas, marcharemos todos pela vida verdadeira.
Artigo II
Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças-feiras mais cinzentas, têm direito a converter-se em manhãs de domingo.
Artigo III
Fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra; e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança.
Artigo IV
Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem. Que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu.
Parágrafo único:
O homem, confiará no homem como um menino confia em outro menino.
Artigo V
Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira. Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem a armadura de palavras. O homem se sentará à mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa.
Artigo VI
Fica estabelecida, durante dez séculos, a prática sonhada pelo profeta Isaías, e o lobo e o cordeiro pastarão juntos e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora.
Artigo VII
Por decreto irrevogável fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraldada na alma do povo.
Artigo VIII
Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar-se amor a quem se ama e saber que é a água que dá à planta o milagre da flor.
Artigo IX
Fica permitido que o pão de cada dia tenha no homem o sinal de seu suor. Mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura.
Artigo X
Fica permitido a qualquer pessoa, qualquer hora da vida, uso do traje branco.
Artigo XI
Fica decretado, por definição, que o homem é um animal que ama e que por isso é belo, muito mais belo que a estrela da manhã.
Artigo XII
Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela.
Parágrafo único:
Só uma coisa fica proibida: amar sem amor.
Artigo XIII
Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar o sol das manhãs vindouras. Expulso do grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de cantar e a festa do dia que chegou.
Artigo Final
Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso das bocas.
A partir deste instante a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem.

17 comentários:

*tεrεsα* disse...

Obras de Thiago de Mello:

Poesia:

Silêncio e Palavra, 1951
Narciso Cego, 1952
A Lenda da Rosa, 1956
Faz Escuro, mas eu Canto, 1965
A Canção do Amor Armado, 1966
Poesia comprometida com a minha e a tua vida, 1975
Os Estatutos do Homem, 1977
Horóscopo para os que estão Vivos, 1984
Mormaço na Floresta, 1984
Vento Geral – Poesia 1951-1981, 1981
Num Campo de Margaridas, 1986
De uma Vez por Todas, 1996

Prosa:

A Estrela da Manhã, 1968;
Arte e Ciência de Empinar Papagaio, 1983
Manaus, Amor e Memória, 1984
Amazonas, Pátria da Água, 1991
Amazônia — A Menina dos Olhos do Mundo, 1992
O Povo sabe o que Diz, 1993
Borges na Luz de Borges, 1993

NI disse...

Ai a utopia.

Num programa de rádio que conduzia havia uma rubrica em que falava de diversos autores. Num dos programas falei de Thiago de Mello a propósito da sua obra "Estrela da Manhã".

Não custa sonhar mas, a verdade, é que a vida é bem mais cruel. Mas, não é menos verdade, o sonho comanda vida.

Anónimo disse...

Ora boas...
Pelo que vejo, o vosso blog está a ter muita aceitação, os meus Parabéns!

Pelos vistos o dito concurso, serviu para mais, do que unir os maléficos Salazaristas!

Não me posso deixar igualmente de insurgir contra a mentira (com o apoio e ingenuidade de alguns foristas), e o aproveitamento financeiro levado a cabo em nome de Aristides, a propósito, da operação de salvamento dos refugiados republicanos espanhóis e dos judeus que, no início da Segunda Guerra Mundial, se acumulavam na fronteira de Irun, na ânsia de salvar as vidas. Vieram embarcados nos vagões da Companhia dos Caminhos de Ferro da Beira Alta, que iam até Irun carregados de volfrâmio, e voltavam a Vilar Formoso carregados de fugitivos. A operação foi mantida rigorosamente secreta porque as autoridades espanholas não consentiriam. Segundo um protocolo firmado pelas autoridades ferroviárias dos dois países, os vagões deviam circular selados, quer à ida quer à vinda. Um dos que assim salvaram a vida foi o Barão de Rotschild. O embaixador Teixeira de Sampaio confirmou, mais tarde, esses factos. O salvamento de 30.000 refugiados deu-se ao mesmo tempo que o cônsul de Portugal em Bordéus, em cumplicidade com dois funcionários da Pide, falsificava algumas centenas de vistos, que vendia por bom preço a emigrantes com dinheiro. Um dos que utilizaram esta via supôs que todos os outros vieram do mesmo modo - e assim nasceu a versão, hoje oficialmente consagrada, de que a operação de salvamento se deve ao cônsul de Bordéus, Aristides de Sousa Mendes. Este, homem muito afecto ao Estado Novo, nem sequer foi demitido, mas sim colocado na situação de aguardar aposentação. Os seus cúmplices da Pide foram julgados, condenados e demitidos

Um Abraço e até um dia

NI disse...

Caro Amigo Bluetorch:

Antes de mais, os meus cumprimentos e seja bem vindo.

Referiu que o concurso "grandes portugueses" "...serviu para mais, do que unir os maléficos Salazaristas!...".

Só não lhe dou razão, na íntegra, porque emprega um termo que para além de não gostar nunca utilizei.

Mas, de facto, este blog serviu para unir todos aqueles que têm uma mensagem a dizer, a desenvolver troca de ideias mas, refira-se, sempre no respeito pelo outro.

Se assim for todos são bem vindos (mesmo aqueles que defenderam o Prof. Salazar).

Como deve ter reparado foram já aqui focados vários temas que vão muito além do tema que serviu de base àquele concurso. Umas vezes com humor, outras vezes sem ele, tentamos abordar vários assuntos.

Este blog não pretende reavivar o concurso, pelo que todos nós temos vindo a contribuir com ideias e temas diversos. Fica, assim, desde já convidado a apresentar novos temas.

Contudo e porque falou de Aristides Sousa Mendes deixo para outros a sua defesa porquanto estarão mais habilitados do que eu para a fazer.

*tεrεsα* disse...

Ni,
a minha defesa de Aristides Sousa Mendes já foi feita no respectivo forum.

Não sei se a Isabel e a D. Carlota querem acrescentar algo mais.

Eu continuo a acreditar no bom ser-humano que foi ASM.

Ab.

NI disse...

Também eu.

Vi que entendeste a minha mensagem (outra coisa não esperaria).


Bjs

Anónimo disse...

Não se trata de acreditar que ASM foi ou não um bom ser humano (quantas vezes é preciso repetir)!

Eu sinceramente acredito que sim...

Trata-te sim, de repor a verdade histórica! Salazar não é essa figura sinistra, impiedosa, que muitos tendem a fazer crer, e até a lucrar com isso!
Esse homem, teve o apoio de milhões , como Aristides (a sua própria família não se insurge contra Salazar), porque têm sistematicamente de mentir acerca do Estado Novo?

Enfim, como a NI disse, tomei conta que este vosso blog, em pouco se baseia na temática que nos deu a conhecer, ainda bem...

Sendo assim, e sendo eu um jovem de Direita, senti ontem que em Lisboa mais uma vez a minha área ideológica mostrou as suas fragilidades e a sua queda irreversível.
Ganhou o candidato mais coerente, moderado, melhor preparado, com melhor apoio de uma estrutura partidária (não falemos das excursões a Mafra, das bifanas e vinho tinto em troca de segurar uma bandeirinha), enfim achei a vitória do PS muito justa!

De resto, a nossa Democracia começa cada vez mais a mostrar-se cansada, as pessoas cada vez mais desinteressadas da politica, tenho muita pena que assim seja, pois ontem todos perderam... todos os partidos perderam votos à excepção de Garcia Pereira e Pinto Coelho (mas 0x0 = nada).
De que serve essa tão almejada Democracia sem votos dos cidadãos?
Começo a crer que afinal o sr. Saramago.. esse é que tem razão!
Qualquer dia só nos resta anexar a Espanha de sorriso no lábio....

Desejo ao Sr. António Costa, as maiores felicidades, estou convencido que com a ajuda do governo a não ser uma força de bloqueio, a CML.. pode e deve restituir à cidade o espírito e maneira de trabalhar de outrora!

Forte Abraço

Anónimo disse...

È curioso o unico partido que cresceu razoavelmente, para a sua dimensão, em numero efectivo de votos, ter sido o PNR do Pinto Coelho, do Mario Machado e dos skins todos. A juntar á abstenção em massa dos lisboetas que não estão de uma maneira ou de outra envolvidos com os partidos existentes é mais um dado de alguma maneira significativo.

Sobre o Aristides de Sousa Mendes refiro o seguinte:
Tem vindo ultimamente o jornal ´´O Sol`` a publicar as memorias do Professor José Hermano Saraiva, um dos mais eminentes historiadores portugueses.
No vol. 6ª década, anos 70, I parte, p.17)o Professor Saraiva revela uma conversa com o Professor Leite Pinto:
"Fala, a propósito, na operação de salvamento dos refugiados republicanos espanhóis e dos judeus que, no início da Segunda Guerra Mundial, se acumulavam na fronteira de Irun, na ânsia de salvar as vidas. Vieram embarcados nos vagões da Companhia dos Caminhos de Ferro da Beira Alta, que iam até Irun carregados de volfrâmio, e voltavam a Vilar Formoso carregados de fugitivos. A operação foi mantida rigorosamente secreta porque as autoridades espanholas não consentiriam. Segundo um protocolo firmado pelas autoridades ferroviárias dos dois países, os vagões deviam circular selados, quer à ida quer à vinda. Um dos que assim salvaram a vida foi o Barão de Rotschild. O embaixador Teixeira de Sampaio confirmou-me, mais tarde, esses factos. O salvamento de 30.000 refugiados deu-se ao mesmo tempo que o cônsul de Portugal em Bordéus, em cumplicidade com dois funcionários da Pide, falsificava algumas centenas de vistos, que vendia por bom preço a emigrantes com dinheiro. Um dos que utilizaram esta via supôs que todos os outros vieram do mesmo modo - e assim nasceu a versão, hoje oficialmente consagrada, de que a operação de salvamento se deve ao cônsul de Bordéus, Aristides de Sousa Mendes. Este, homem muito afecto ao Estado Novo, nem sequer foi demitido, mas sim colocado na situação de aguardar aposentação. Os seus cúmplices da Pide foram julgados, condenados e demitidos".
http://bp3.blogger.com/_0wH_L89i...h/ JHSARAIVA.jpg

Parece-me significativo o silencio da comunicação social relativamente a estas revelações do professor Hermano Saraiva....será medo que ás primeiras cavadelas....surjam logo varias minhocas?

Anónimo disse...

É este o link correcto:
http://bp3.blogger.com/_0wH_L89icq4/RpgHqV6wo3I/AAAAAAAAAtU/duIX_yRKkDA/s1600-h/JHSARAIVA.jpg

NI disse...

de passagem, seja bem vindo ao blog.

Abraços

Francisco o Pensador disse...

Ora boa noite a todos!

Vejo que temos presenças novas no blog!
Venho por este meio cumprimentar o muito honrado Bluetorch dos "Grandes portugueses" que teve a muito feliz ideia de postar um comentário neste espaço de amigos.

Seja bem vindo Bluetorch e De Passagem!

A Ni já salientou a temática deste blog e espero que vocês possam encontrar neste espaço um "escape" oportuno para o "stress" do dia-a-dia!

Apenas alguns comentários:

Em relação as eleições de Lisboa,fico feliz que tenha ganho alguém....porque poderia afectar a "joie de vivre" dos imigrantes caso não houvesse vencedores...
É que isto das eleições estão-se a parecer cada vez mais com as festas populares...
(Espera-se pelo imigrante para esplodir o comércio e subir os indicadores de optimismo..)

Qualquer dia vão realizar as eleições em simultâneo com as festas de Stº António!
(E nos sacos,em vez da respectiva esmola,coloca-se o nosso voto devidamente dobrado..)

Isto para dizer que "eleições" numa altura que imigrantes estão a chegar e lisboetas a partir de férias....que binguém se surpreenda com a "abstenção"!
(e não confundam isso com desinteresse...)

Não considero que o PNR do Pinto Coelho tenha crescido (a não ser na quantidade de delinquentes que eles recrutam nas escolas..),pelo menos enquanto esse Partido estiver associado a figuras como os "Skins" e o Mario Machado,nunca vai descolar dos 2 %...

Sobre a vitória do Antònio Costa,a única certeza que tenho é que os que votaram n'ele,daqui a 3 meses estão todos a falar mal d'ele..

Para terminar,devo dizer que tanto me faz que o Aristides tenha ou não recebido dinheiro para salvar judeus!
O que me interessa é que salvou vidas!
Existe um ditado cristão (que não me envergonho utilizar,apesar de ser Ateu..)que diz:
"Deus escreve direito por linhas tortas"

E depois,tenho a dizer que desconfio muito da credibilidade desse semanário o "Sol".
Cada vez mais se consta que esse semanário têm lançado noticias sensacionalistas que se assemelham a "foguetes sem cana"!

Os meus cumprimentos.

Anónimo disse...

Tudo o que o bluetorch escreveu sobre o Dr Aristides é FALSO .Sou filha de uma Mulher que nasceu em Cabanas de Viriato no ano de 1915 ,que conviveu com essa Familia tanto no tempos aureos como nos de misera e naõ vou repetir aqui o que já escrevi no blog dos Grandes Portugueses .Basta de mentiras e de falsos testemunhos

Carlota Joaquina

Anónimo disse...

DEUS ,nos livre do facismo cambada de mentirosos ,como é possivel tamanha barbaridade dizer que vendeu vistos um HOMEM que morreu na miseria e se alimentava na cantina dos judeus em Alcantara para não morrer á fome .Os filhos tiveram de se ausentar de Portugal para sobreviver .Algumas vezes eu testemunhei isso apesar de eu ser de tenra idade ,nasci em 1949 e recordo como se fosse hoje .
Carlota Joaquina

*tεrεsα* disse...

D. Carlota,

o valor de Aristides Sousa Mendes não há mentira que lhe roube.

E felizmente existe o seu testemunho vivo bem como dos judeus que ele salvou. Os verdadeiros testemunhos que interessam são os da família de Aristides Sousa Mendes, de quem privou com ele e atesta o seu bom carácter e de todos aqueles que ainda hoje lhe agradecem a generosidade do homem bom que foi e que lhes salvou a vida.

Beijinhos para si D. Carlota.

Francisco o Pensador disse...

E eu acredito na Dona Carlota...

Na minha mensagem dei claramente a entender que mesmo que os "Off-siders" trabalhem no sentido de tentarem convencer que o Aristides "vendeu" os vistos aos judeus,isso não vai mudar rigorosamente nada!
A "Boa" imagem de Aristides já está tão cimentada como a "Má" imagem de Salazar...
Alguém duvida?

Mas algo não deixa de ser engraçado..

Quando olhamos para todos os itens que este blog já possui,que reparamos?
Sabem eles opinar sobre o valor da Familia?
-Nada
Sabem eles opinar sobre o dia e o valor de uma mãe?
-Nada
Sabem eles falar nos problemas de educação actuais?
-Nada
Sabem eles opinar sobre a falta de respeito que existe dos direitos dos deficientes motores?
-Nada
Sabem eles falar sobre a proibição de fumar nos locais públicos?
-Nada
Sabem eles opinar sobre os Estatutos do Homem e o direito do Homem?
-Nada
Sabem eles falarem sobre a violência contra as mulheres?
-Nada

Rigorosamente nada....

E porque motivo não o fazem eles?
É simples...
Porque são problemas actuais e eles só vivem do passado!

O Novosalazar quando questionado sobre o projecto d'ele para Portugal,respondeu que consistia em abrir museus por todo o pais,em honra ao Salazar...
Outros querem rebaptizar a ponte 25 de Abril...
Outros ainda cantam músicas "hip-hop"...

São essas as "soluções" que eles conseguem encontrar para melhorar as condições de vida dos portugueses...

É só disso que eles percebem...
Lendas e legendas...

Enfim..

Batê-los é feio,mata-los...dizem que é pecado e se os atirassemos ao rio ainda ficariam a boiar...

Logo.....o desprezo ainda consegue ser a melhor atitude.

Antonio disse...

O PNR cresceu mesmo?

Sim é verdade, de 0.7% para 1.3%.
Mas o que é mais marcou esta eleição?
A abstenção.

Então, o facto PNR apesar de ter crescido em percentagens é facilmente justificado: os que votam no PNR são os mais extremistas. São muito mais agarrados à política, então não irão abster.
O PNR teve apenas de manter os eleitores e assim subiu.
O mais provável é que nas próximas eleições a abstenção voltará a normalizar os resultados e terão uma surpresa.

Francisco o Pensador disse...

Exactamente! Estou a ver o filme!!

Isso faz-me lembrar as testemunhas de jeová,que todos os anos predizem o fim do mundo!
Em 20 anos,eles anunciaram pelo menos 8 vezes que o mundo iria acabar no ano desse anuncio!

Mas como podem verificar,continuamos todos por aqui!

Enfim...

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso