segunda-feira, 2 de julho de 2007

Caso Madeleine: jornalista espanhol ouvido pela PJ na qualidade de testemunha




O jornalista espanhol António Toscano, que diz ter informações sobre o paradeiro de Madeleine McCann, foi hoje inquirido na qualidade de testemunha na Polícia Judiciária (PJ) de Portimão, durante cerca de duas horas.

António Toscano, que vive em Valência, viajou esta manhã até ao Algarve para ser ouvido pela PJ, após ter afirmado publicamente ter informações sobre um alegado raptor da criança inglesa de quatro anos que desapareceu na Praia da Luz, no dia 3 de Maio último, enquanto os pais jantavam num restaurante a cerca de 50 metros.

Toscano disse aos jornalistas que a sua deslocação a Portugal visou "fornecer informações à polícia sobre o desaparecimento de Madeleine", sublinhando que a criança "foi raptada por um homem conhecido nos meios pedófilos pela alcunha de 'El Francês'". "Trata-se de um homem, de cerca de 50 anos, 1,70 metros de altura, de cabelo e olhos claros e que actua numa rede de pedofilia na Europa, com ramificações em todo o mundo", disse o jornalista.

Toscano, que se deslocou a Portugal acompanhado pelo presidente da Associação de Defesa das Crianças Vítimas de Corrupção Sexual Infantil de Espanha, Reinaldo Colas, disse aos jornalistas que "a pista fornecida à PJ surgiu a partir de informações que apontavam para a actuação do 'El Francês', que terá sido visto num bar em Sevilha, uma ou duas semanas antes do desaparecimento da menina".

"Acredito e tenho quase a certeza que terá sido ele o autor do rapto", garantiu Toscano, acrescentando que "o perfil onde se encaixa Madeleine vale nos meios pedófilos entre um a dois milhões de euros".

Para aquele jornalista, a menina britânica "está viva e a rede onde actua o alegado raptor não faz mal às crianças sob pena de serem perseguidos e excluídos", acrescentando que o paradeiro de "El Francês" é desconhecido desde Fevereiro último, apesar de "saber que se encontra na Europa".

Toscano, que se intitula "jornalista investigador" há oito anos, diz conhecer os meios pedófilos e garante ter tido sucesso "em 14 dos 15 desaparecimentos de crianças que investigou" em Espanha, observando que trabalha há 46 dias no caso Madeleine "por conta própria e sem qualquer interesse na recompensa" que é oferecida por informações sobre o paradeiro da menina. "Caso as minhas informações sejam determinantes para encontrar Madeleine, o dinheiro será entregue a organizações de apoio às crianças", garantiu.

Depois de ser ouvido pela PJ, o jornalista, que irá permanecer em Portugal durante dois a três dias, pretende ir à Praia da Luz e falar com os pais da criança, Gerry e Kate McCann.

Sem comentários:

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso