quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Não vão levar a mal...mas beleza é fundamental...ou não?

Completam-se hoje três anos sobre a publicação de um post que deu muita discussão neste blogue. No dia em que o JN publica uma notícia sobre a "mulher mais feia do mundo". Nessa notícia pode ler-se: "...Julia media 1,37 metros, tinha barba e um queixo muito saliente, o que a assemelhava a um macaco. Tinha pelos por todo o corpo, em especial nas costas, tinha gengivas salientes e uma dupla fila de dentes...  As investigações publicadas falam de uma mulher doce, educada e extremamente inteligente, que amava ler e falava três idiomas." 





A falta de tempo (e de imaginação para criar), leva-me a repetir esse mesmo post e colocá-lo, uma vez mais, à discussão.

O post de então surgiu na sequência de um inquérito feito neste espaço e a questão então colocada tinha por base um pensamento de Jan Paulhan:


"Pode-se amar até à loucura uma mulher feia,
por encantos que superam os encantos da beleza? "

Na altura, o “sim” ganhou com 45% mas, na verdade, se juntássemos os votos do “talvez” (daqueles que não quiseram dizer não mas que, no fundo, acreditam ser impossível) aos votos “não”, teríamos esta realidade:

Não se pode amar uma mulher que,
aos olhos dos estereótipos de uma sociedade,
é “feia”.

Eis o post que escrevi na altura e cuja fundamentação mantenho na íntegra (para não dizer reforçada).

Devo dizer que votei, convictamente, NÂO. É um “não” sem qualquer outro significado que não seja o de ser realista.

Bruno Freitas, num texto que escreveu, dizia a certa altura: “Quem ama o feio é cego".

Por seu turno, Vinícius de Moraes afirmou: "as feias que me desculpem, mas a beleza é fundamental".

Dizem que o amor é cego, mas deve ser também surdo, mudo, imbecil e paralítico, ou como diriam os politicamente correctos, "deficiente físico". Outros dizem que o verdadeiro amor não existe, ainda mais pelo feio. O feio nunca pode ser amado, no máximo, compreendido e respeitado. O feio não tem vez nem lugar num mundo de regras ditadas pelas super-modelos...

Quem disser que ama o feio, é porque é cego, míope, ou vesgo dos olhos. Nem mesmo adianta dizer que para o amor não existe feio ou bonito. Para amar uma pessoa é preciso conhecê-la. Quem é que vai querer conhecer o feio?”

É precisamente na frase de Bruno Morais que assenta a minha convicção. É que, conforme diz Jonathan Swift, "no homem, o desejo gera o amor”.

Vejamos:

Eu até admitiria que seria possível amar uma mulher feia até à loucura, pela sua própria personalidade, pela tão falada “beleza interior”. Mas, para isso, seria necessário que o homem parasse e se dispusesse a conhecer o interior dessa mulher.

E, meus queridos amigos, todos nós sabemos que o homem não está disponível para tal.

O homem pára para apreciar a beleza exterior. É essa beleza que o levará a querer conhecer interiormente essa mulher. Nunca o contrário. O homem não pára para olhar duas vezes para uma mulher feia...

Ainda me recordo de uma frase que a minha mãe dizia frequentemente (e não era por mal) sobre mim: "ela não é bonita mas é muito inteligente". Como se a inteligência funcionasse como compensação para o facto da mãe natureza ter adormecido quando fui concebida. Mas os complexos que tive foram aos poucos desaparecendo. Talvez porque gostei sempre de ver o que está por trás das aparências.

A discussão está reaberta... 
 
E, bem a propósito, fiquem com o tema dos Roquivarios...
 
 
 
 

6 comentários:

Tinta Permanente disse...

Tudo para dizer que o que eles querem sabemos nós... não há tempo para conhecer o cérebro.

:) bjs

Caixa disse...

É possível amar o feio... desde que o achemos bonito, ou atraente. Mas escusa de ser absolutamente asqueroso!

S* disse...

Desde que a pessoa tenha algo de atraente, acho que não é necessário ser bonito. O cheiro, a atitude, a confiança... tudo isso gera beleza. Mas até hoje nunca estive com alguém que achasse feio... ok, já estive com pessoas menos atraentes, mas não feias.

Mery disse...

É óbvio que podemos amar "o feio", alguém já disse... "quem ama o feio, bonito lhe parece".
Quando amamos, não é só a beleza exterior que importa.
Eu sou uma testemunha disso, meu marido era feio, todos diziam e eu me casei por amor*, a separação foi por ele...que me traiu.
Bom post, muito bom.
beios da Mery*

Geri disse...

Há aqui duas frases que para mim dizem quase tudo: "Para amar uma pessoa é preciso conhecê-la. Quem é que vai querer conhecer o feio?”.
Claro que não nos apaixonamos só pelos bonitos mas a verdade é que tem de existir algo que nos atraia fisicamente senão não vamos tão facilmente aproximar-nos.

Eu Mesma! disse...

Sabes...
O eu acho que tudo no mundo pode ser amado... feio bonito psicótico louco ingénuo inteligente atraente...

enfim...
agora... a pergunta chave é se essas características são aquelas que cada um de nós procura em alguém ou... mais importante... pensa que procura...

porque o que nós pensamos acreditar muitas vezes tolda a busca e quase sempre... nos mostra que estamos muito errados...

por isso sim... alguém muito feio também pode ser amado...

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso