sexta-feira, 9 de novembro de 2007

O Portugal dos nossos dias

Encontrei este vídeo no blog do sr Pires e confesso que senti o meu ego a crescer desmesuradamente..

Sempre me fartei de dizer,mas ainda assim continua a ser difícil determinadas pessoas aceitarem essa nova realidade, que a sociedade Portuguesa de hoje,está a léguas e léguas de se interessar pelos acontecimentos do passado,desconhecendo por completo as circunstâncias históricas que fizeram nascer a necessidade de uma democracia em Portugal e direccionando as suas preocupações apenas num sentido materialista.

Por isso é que eu me ria quando ouvia aquelas vozes roucas (da velhice..)afirmarem com convicção e gritando a plenos pulmões (os que não estavam ainda atacados por um cancro),que o povo português de hoje já não se deixava enganar pelas mentiras dos filhos de Abril e que a excelência da obra de Salazar estava a ser finalmente conhecida,compreendida, admirada e reconhecida por toda a gente!

Por isso é que eu continuo a rir-me quando ouço alguém falar na continuada existência do "amor à pátria" ou do "lutar pela nação"!

Por isso é que me rio quando certos sectores e classes da sociedade,acham impensável o povo português ter desejos de se tornar espanhol!

E porque me rio eu?
Porque para detrimento de alguns sonhos utópicos e de certas ideias saudosistas ultrapassadas,os factos esses...acabam sempre por me darem razão!

Se perguntassem a essas pessoas,quem é o Cristiano Ronaldo,o Pinto da Costa,o Mc Donald,a Playstation ou a Floribella,toda a gente saberia responder!

Agora,quando o assunto é politica ou passado....vejam por vocês!

4 comentários:

José Pires F. disse...

O meu amigo, agora, enfiou-me a faca nas costas.:) Refiro-me como compreenderá àquela nossa troca de impressões tempos atrás. Não, não vou voltar a dizer o que já disse e não é porque ache agora, que tem razão. Este vídeo, preocupante sem dúvida, retracta uma parte da nossa sociedade, não o todo.

Abraço.

NI disse...

Compreendo a posição do Pensador. Mas, neste tema, corroboro com o piresf. Esta tema já foi motivo de alguma troca de opiniões e mantenho a minha posição. Apesar de me considerar uma cidadã do mundo neste "era global", não prescindo do meu orgulho em ser portuguesa, em cantar o hino nacional e ficar com a lágrima no canto do olho quando o nome do meu País é dignamente representado, seja por homens da ciência, das artes ou do desporto.

Jasmim disse...

Choque! Ainda estou em choque!

Francisco o Pensador disse...

Amigo pires,confesso que este video teve alguns retoques de malvadez,mas sossegue que este "recado" estava muito longe de ser para si.
Travamos num determinado momento um dialogo muito apaixonante e o sr deixou-me excelentes impressões.
Agora,não vou dizer que fico feliz de ver esta reacção nas pessoas...não,não fico mesmo!
Uma sociedade inculta é um terreno extremamente propicio para o cultivo da ideologia fascista!
A ignorância e o caos são as únicas aliadas para o surgimento desse tipo de movimento.
Fico feliz apenas por poder exemplificar através de imagens as indicações que a sociedade portuguesa me transmite (aquela sociedade na qual vivo diariamente..)e constatar que as pessoas cada vez mais pensam no seu bem estar material e da suas familias.

Talvez com isso,passem a exigir mais e a queixarem-se menos.

A ver vamos..

Um abraço.

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso