quarta-feira, 17 de outubro de 2007

SER GORDA É SER FEIA?

Vamos ser claros:

Na sociedade actual existe um novo conceito de beleza: uma mulher para ser bonita tem que ser magra. Só assim é aceite socialmente.

Mas se aceitarmos que a magreza é condição “sine qua non” para se ser aceite socialmente, chegamos, inevitavelmente, a uma outra constatação: todas aquelas que não são magras são feias, logo, excluídas.

Vem isto a propósito de uma reportagem no”Notícias Magazine” de 14.10.2007 sobre um trabalho de Joana Novaes, psicóloga do Núcleo de Doenças da Beleza do Centro de Investigação e Atendimento Psicológico da Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Segundo a especialista, num artigo intitulado “Ser Mulher, ser feia, ser excluída”, “a gordura é uma das atribuições mais representativas de feiura na cultura actual...ser feia é uma das mais penosas formas de exclusão social. E ser feia é não ter o corpo e a estética socialmente aceites, ou seja, ser magra, jovem e saudável...”.

Acrescenta a autora: “É o difícil peso da gordura, a dor da feiura”.

No referido artigo, são apresentados dois grupos de “gordos”: o grupo dos “obesos benignos” e os “obesos malignos”. O primeiro grupo é constituído pelas gordas bem dispostas que “parecem querer desculpar-se da inadequação física através de uma convivência social agradável”, são as denominadas gordas toleradas. No segundo grupo teremos aquelas que não se preocupam em agradar e a consequência é serem imediatamente excluídas.

Devo confessar: tenho 10 quilos acima do peso que é recomendado para a minha altura e para a minha idade. Mas este “acréscimo” sempre me “perseguiu" desde pequena. Cresci acompanhada por esses magníficos epítetos que as crianças (as tais que nunca têm maldade), são peritas em dizer: “lá vem a baleia”, “lá vem a balofa”.

Assumo: sempre tive complexos de inferioridade pelo facto de ser “gorda”. Talvez não os tivesse se vivesse no século XIX pois seria considerada uma mulher formosa.

Com o tempo fui percebendo que apesar de ter outro tipo de atributos os mesmos não eram suficientes para colmatar o “defeito” de ser gorda. E, ainda hoje, é assim. Quer se queira, quer não, o nosso corpo é o nosso cartão de visita.

Mas, interiormente, sempre me recusei a ser excluída. Optei, então, por pertencer ao “grupo das gordas benignas”, começando por gozar com o meu próprio “defeito”. Quando era “brindada com aqueles epítetos, respondia: “não faz mal, o homem tem mais que apalpar”. Umas vezes ganhava a batalha (principalmente quando respondia aos rapazes, dado que que na flor da adolescência começavam a pensar se não estariam a perder uma grande oportunidade). Mas com as raparigas (ai essa eterna vontade de sermos as nossas próprias inimigas, sempre prontas a humilhar a mais próxima não vá ser uma oponente forte numa competição estéril), ainda era mais gozada.

Hoje, e apesar de manter os meus complexos de inferioridade, permito-me saber escondê-los de uma forma mais “requintada”. A idade também ajuda a lidar com estas situações.

Hoje em dia, já consigo brincar com a empregada de uma loja quando pretendo vestir uma saia que fica entalada na anca, dizendo que a costureira se enganou a cortar o tecido.

Mas os complexos estão cá (são a minha imagem de marca), mas quero pensar, apesar de ainda não ter constatado, que esta frase de Jan Paulhan corresponde à verdade:

"Pode-se amar até a loucura uma mulher feia, por encantos que superam os encantos da beleza."

7 comentários:

NI disse...

Pelos resultados até ao momento do inquérito tudo leva a crer que o posto tem toda a razão de ser :-)

Jasmim disse...

Conheço mulheres gordas lindíssimas e mulheres magras muito feias... não tem nada a ver, mas é certo que a sociedade actual associa a gordura como contrário ao padrão de beleza actual. Esse artigo provavelmente expressa as opiniões dos sujeitos inquiridos pelo estudo e provavelmente de boa parte da sociedade e não da autora, certo?
É triste que a aparência física nos possa condicionar tanto na infância, adolescência e no resto da vida, mas é assim que o ser humano funciona...

NI disse...

Jasmim, concordo, em absoluto, contigo mas há uma verdade indesmentível: o nosso corpo é o cartão de visita. Acredita, sei daquilo que falo.

Sabes o que é uma adolescente se recusar a ir para a praia (que será provavelmente o local onde se sente melhor)por ter medo de ser gozada? Eu sei. E, essa mesma adolescente, hoje mulher, ainda hoje só vai à praia passear à noite. Durante o dia fica numa esplanada a ver o mar. Há marcas que ficam por muito esforço que se faça em contrário. Isto, apesar das minhas amigas invejarem as minhas pernas (dizem elas que para além de ter umas pernas bem feitas, espanto, não tenho qualquer vestígio de celulite, essa praga que assusta qualquer mulher). A verdade é que relativamente às minhas pernas elas têm razão e quando penso nisso dou um sorriso e digo, para mim mesma, que é a minha pequena vingança.

Relativamente ao post: as conclusões da autora resultam de um estudo que ela fez.

Francisco o Pensador disse...

Ni,nem me acredito...só tens 10 quilos a mais?

Estás a fazer um drama por causa de 10 quilos?
Chamam a isso ser gorda?

Francamente nina,do maneira como falavas,julguei que fosses quadrada!

Ni,quando era solteiro cheguei a namorar uma rapariga que tinha também ela uns 10 quilitos à mais!
Era tão divertida,que fiquei encantado por ela e não resisti ao seu charme!
Ainda por cima ela foi do melhor sexo que já tive na vida!!!

A nossa beleza está no nosso estado de espirito Ni!
Uma pessoa divertida e optimista acaba sempre por contagiar tudo e todos à volta dela e colhe sempre os seus frutos..

Caramba Ni,tu mais do que ninguém consegues saber a que me refiro!

Anima-te rapariga!

Bjs

(Ps: vou te mandar uma mensagem pelo correio electrónico)

NI disse...

Para quem pesava 90 Kg no final de cada gravides, até que não estou mal.

Uma coisa concordo contigo: as gordinhas são muito mais quentes :-)))

NI disse...

GRAVIDEZ. Irra...

Anónimo disse...

não concordo não
existem mulheres gordas lindas de rosto e magras horrorosas de cara peito caído e tal.
não gordona é claro é feio, mas gordinha bem resolvida com rostolindoé tudo de bom.
eu sou magra e não me acho bonita de rosto não.
só tenho olhos bonitos,mas meu conjunto deixa muito a desejar.
existemmagras feias semcintura e gordinhas com cintura fina, perna grossaa que é lindo aliás lindíssima

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso