terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Significado dos Símbolos de Natal...

 
 
Vamos lá vestir o blog de espírito natalício já que a dona "não anda nem desanda".
 
Ora muito bem, todos nós fazemos a árvores de Natal, o presépio e, espalhados pelos quatro cantos da casa, não faltam os bonecos de neve, os sinos, as velas, as bengalas...Enfim, uma panóplia de artefactos que são colocados porque nos habituámos a colocar mesmo sem saber o porquê.
 
Porque não uma viagem aos símbolos de natal? A inspiração e o texto que se segue foram retirados daqui.
 

" Significado dos Símbolos de Natal

Pai Natal

Acredita-se que a figura do Pai Natal surgiu na Turquia, no ano de 280 d.C, tendo sido inspirada num bispo chamado São Nicolau, que presenteava os mais pobres com saquinhos de moedas. A imagem do Pai Natal atual teve origem nos EUA e é o principal ícone do Natal.

Árvore de Natal

Ainda que o hábito de enfeitar árvores seja anterior ao nascimento de Cristo, na tradição cristã, a árvore de Natal enfeitada e colorida é um símbolo de vida, representando a alegria que deve marcar as celebrações do nascimento de Jesus Cristo.

Presépio

O presépio é a representação maior do nascimento de Jesus Cristo, simbolizando o próprio ambiente em que o menino nasceu.

Músicas de Natal

As músicas e canções de Natal são uma das tradições mais populares da quadra, expressando mensagens de amor, paz e fraternidade, numa alusão aos anjos mensageiros.

Estrela

A estrela, ou estrela de Belém, foi quem guiou os três Reis Magos, desde o Oriente, até ao estábulo onde nasceu o menino Jesus. Tradicionalmente colocada no cimo da árvore de Natal, representa a luz que guia.

Sinos

Os sinos simbolizam alegria, ao anunciar a todos os povos o nascimento de Jesus Cristo, o salvador. Representam as boas notícias.

Coroa do Advento

As coroas do advento, ou grinaldas, tradicionalmente colocadas nas portas das casas, durante o Natal, simbolizam a reunião e união de toda a família, em torno da data.

Boneco de Neve

A tradição do boneco de neve começou entre as crianças do hemisfério norte, que por esta altura se divertiam a montar e a decorar gigantes bonecos de neve. Atualmente, o símbolo dessa tradição popular está um pouco por toda a parte.

Anjos

Os anjos representam o Anjo Gabriel, responsável pela anunciação da boa-nova, já que foi ele a levar a mensagem do nascimento do menino Jesus, a Nossa Senhora.

Meia na Chaminé

Colocar meias na chaminé simboliza um gesto de São Nicolau, que decidiu ajudar três irmãs que não tinham dote para casar. O bispo atirou sacos de moedas pela chaminé, que acabaram por cair dentro das meias que estavam a secar.

Bolas Coloridas

Nas árvores de Natal, as bolas coloridas simbolizam os frutos das árvores, numa representação de amor, esperança e perdão.

Bengalas

A tradição das pequeninas bengalas brancas e vermelhas surge como um símbolo das bengalas utilizadas pelos pastores que foram visitar o menino Jesus, no seu nascimento.

Velas

As velas são um poderoso símbolo de fé, amor e vida, encerrando em si todas as forças da natureza e o fogo da vida eterna.

Luzes

As luzes são a substituição moderna das velas, com um igual significado de fogo da vida eterna e chegada de uma nova era.

Presentes

A tradição de oferecer presentes no Natal surge como representação dos presentes oferecidos pelos Reis Magos, que levaram ouro, incenso e mirra ao menino Jesus."
 
 
A música de hoje? A minha música preferida de Natal... o Senhor Chris Rea.
 
 
 

2 comentários:

Rui da Bica disse...

Muito interessante, NI ! Não conhecia a maior parte delas ! :)))

Votos de um Feliz Natal ! :))
.

A Minha Essência disse...

Oh senhora NI, muito obrigada pela partilha. :P

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso