segunda-feira, 12 de novembro de 2007

TER UM(A) AMIGO(A) BONITO (A) É MEIO CAMINHO PARA UM MAIOR ENVOLVIMENTO?

Friedrich Nietzsche, escreveu:

"As mulheres podem tornar-se facilmente amigas de um homem; mas, para manter essa amizade, torna-se indispensável o concurso de uma pequena antipatia física."

Isto é, para Nietzsche, só é possível a amizade entre duas pessoas do sexo diferente se, reciprocamente, a "beleza física" do outro nada nos disser.

Por outras palavras, não posso ser amiga de um homem que seja bonito. Porque razão? Será que para o autor a linha entre a amizade e o amor é assim tão ténue?

Aguardo os vossos comentários.

Uma boa semana de trabalho.

11 comentários:

*tεrεsα* disse...

Amiga,
prometo que vou comentar...

Ontem foi um sufoco no trabalho... mil e uma coisas para fazer... hoje não será melhor...

Mas prometo que, com tempo, vou deixar o meu comentário.

Bjs.

Solo disse...

o Nietzsche era tramado

sem nunca o ter conhecido (nem sequer pela leitura) tenho a mania de afirmar que 2 pessoas do sexo oposto não podem ser amigos sem que mais tarde ou mais cedo, pelo menos um deles queira ser mais qualquer coisa - também é minha convicção que o homem vai sempre ponderar 'sexar' com a amiga.

claro que o Friedrich não disse bem isso, mas de certa maneira o que ele disse explica o que eu penso - de qualquer maneira nunca tinha pensado se sendo a tipa feia, já dá para o homem ser amigo dela sem pensar em saltar-lhe à espinha (talvez porque todas as minhas amigas sejam bonitas)

quando à tua pergunta, se (por outro lado) a mulher pode ter um amigo bonito, acho que sim, embora no caso das mulheres eu não acho que elas tenham amigos, têm substitutos. :-)

Francisco o Pensador disse...

Ni,arranjas sempre uns temas interessantes...hehehe...
Hoje já chega para mim,voltarei amnhã.

Boa noite.

Bjs

NI disse...

Beijos Até amanhã.

NI disse...

solo, substitutos de quê?

Jasmim disse...

Ni, esta é mesmo tramada... Até certo ponto concordo. Acho que pode haver uma amizade "ligeira", mais do que isso é arriscar muito... acho mesmo. Se percepcionamos o outro como bonito, atraente, se a amizade se aprofunda, pode tornar-se em algo mais, tanto para os homens, como para as mulheres. Apesar de não conseguir explicar muito bem, acho que é assim, pode acontecer haver só amizade, mas é arriscado.

Anónimo disse...

Mais um tema sensível (se calhar são todos).
Em parte estou de acordo com o Solo.
Há tendência para homem querer logo (ou passados uns segundos) sexo quando fala com uma "amiga bonita".
Não deveria ser assim, mas é.
Como as senhoras com certeza sabem,o homem - mais ou menos novo, fica pronto para a relação com relativa facilidade, ao contrário delas.
É por isso que a mulher não gosta de ver o cônjuge em amena cavaqueira com outra (ou vice-versa).
Eu já fui mais ou menos assim.
Hoje estou mais calmo nos meus 55 (não acredito!) aninhos.

Francisco o Pensador disse...

Ni,eu estaria mais de acordo com a frase se ela fosse antes assim:"As pessoas de sexos diferentes podem tornar-se facilmente amigos; mas, para manter essa amizade, torna-se indispensável o concurso de uma pequena antipatia física".

Não sei o que levou o Friedrich a falar apenas das mulheres.
Parece ser mais uma daquelas frases machistas para rebaixar a condição da mulher.
Na minha opinião é extremamente fácil uma mulher nutrir apenas uma amizade por um homem!

Agora no caso do homem já concordo em parte com o Solo... não é assim tão fácil!
Se uma mulher não gosta quando vê o conjugue em amena cavaqueira com outra,não será seguramente por desconfiar dela,mas sim dele!
O mesmo se passa com os homens...quando o conjugue está a falar com outro homem,eles não desconfiam da mulher,mas sim do homem.

Depende muito do estado civil e da condição de cada um.
Se tiverem ambos bem casados,acredito que uma amizade entre os dois possa ser bem succedida.
Mas atenção que não se deve confundir amizade com camaradagem!!
Uma amizade verdadeira é quase sinónimo de Amor!

O problema é que as vezes uma amizade aproxima tanto e cría um grau de afinidade tão grande entre as pessoas, que num possivel momento de carência afectiva,pode muito bem resultar num contacto sexual entre os dois.

Agora voltando ao cerne da questão!

Ni,

Esta frase do Friedrich não está a dizer que uma mulher não pode ser amiga dum homem bonito,está a dizer que uma mulher para ser amiga de um homem,não pode sentir uma atracção fisica por ele!
Independentemente de ele ser bonito ou não,percebes?

Mas ainda assim,considero que este Friedrich conhece muito mal as mulheres (Mais um filosofo de algibeira..)... porque uma mulher pode não sentir qualquer atracção fisica por um homem,mas pode ficar extremamente atraida pela sua personalidade.
Logo o factor fisico deixa de ter qualquer relevância.

Como tudo isso me parece ser relativo,gosto de acreditar que uma amizade entre 2 pessoas é perfeitamente possivel.

NI disse...

Pensador, mas para uma mulher se sentir atraída por um homem ele não é bonito aos olhos dela? Eu não me estava a referir ao aspecto físico.

Francisco o Pensador disse...

Ni,pensava que estavamos a discutir a frase?

Antipatia fisica não se relacciona com o aspecto fisico?

Bjs

NI disse...

Claro que sim. Mas não foste tu que afirmaste que o que é feio para um pode ser bonito para outro????

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso