terça-feira, 27 de novembro de 2007

E por falar em fim do Mundo!!!



O termo mais correcto não será propriamente "fim-do-mundo" mas antes "fim da humanidade",porque nós iremos todos à vida mas o mundo fica cá.
Já deve ter acontecido inúmeras vezes no passado e voltará a acontecer inúmeras vezes no futuro..
Sejamos realistas,a ciência determinou que o nosso planeta tem cerca de 4,56 biliões de anos.
Pergunto...será que as pessoas são assim tão inocentes a ponto de acreditar que somos os primeiros seres racionais à aparecer por aqui?
4,56 biliões de anos para preparar o planeta para o ser humano????
Um universo infinito só para nos acolher???
Deixem-me rir!
Já existiram seres humanos ou outros animais racionais antes de nós,já foram extintos (pelas mesmas razões que vão provocar a nossa extinção) e depois de nós nascerá outras novas espécies racionais...
Isto nunca terá fim,mas porquê não sei e jamais alguém saberá...

Também sinto-me seguro em acreditar que por este universo fora,existem triliões e triliões de planetas habitados tal como o nosso..

A Teologia diz-nos que a vida foi criada por Deus,mas quem criou Deus?
Também ele teve que nascer,não?
A ciência diz-nos que tudo não passa de uma reacção em cadeia e na conjugação de vários elementos,mas quem concebeu esses elementos?
Também eles tiveram que ser inventados,não?

Ora isso deixa-nos num impasse..
Nem a ciência nem a Teologia conseguem explicar seja o que for.
Logo...para quê nos ralarmos com isso?
Seja o que for (ou quem for) que esteja na origem da nossa criação,não quis deixar-nos com ideias bem claras sobre a finalidade da sua obra.
Ficamos dessa forma entregues aos perigos da especulação...indefesos perante a dúvida!...vagueando na escuridão...até encontrarmos a estrela que nos guiará até ao nosso destino.

Sobre a criação do mundo,pouco se sabe e jamais alguém será capaz de acrescentar algo que possa dissipar as dúvidas que toda a gente sente,e por maior que seja o nosso esforço em contar a história da humanidade, esta é tão extensa, complexa e recheada de pequenos e grandes detalhes que se torna uma tarefa quase impossível de levar a bom porto.
A proposta que deixo aqui,é a de contar a matriz dessa história com a ajuda de algumas imagens.


8 comentários:

NI disse...

Um primeiro comentário: não sei se reparaste mas pelas imagens que colocaste as mulheres conseguiram evoluir muito mais rapidamente :-))

Falando agora a sério: o tema merece uma maior reflexão. Na generalidade concordo contigo. Na especialidade há um ou dois pontos que gostaria de reflectir melhor. Voltarei quando tiver maior disponibilidade.

Solo disse...

"porque nós iremos todos à vida mas o mundo fica cá."

népias

tenho para mim que o mundo - este mundo que conhecemos e que chamamos Terra - vai desaparecer, senão for antes daqui a mais coisa menos coisa como 7,3 bilhões de anos que é quando o Sol der as últimas,

já a Humanidade aposto que fica (não sei onde, mas fica) mesmo se vista no sentido restrito (leia-se raça humana)

se vista no sentido lato, acho que não acaba nunca, pois a sua presença está gravada nas estrelas, a não ser que a teoria do "big crush" seja verdadeira e mesmo assim...

a Pensadora disse...

Sem duvida um assunto perplexo que nem a ciencia nem a Teologia conseguiram provar nada confirmativo.

Mas tambem eu acredito que a raca humana da proxima vez ira subreviver, algures existem areas subterraneas equipadas (para os selecionados) de acordo com o que os cientistas pensam poder acontecer ao planeta.

Vejamos que ja existem planos de viver na Lua, isto por si da-nos uma ideia das possibilidades de sobrevivencia da raca humana.

Quanto a outros planetas serem habitados...e uma crenca muito logica pois se a Terra o e, porque nao outros planetas?!! Mas com esta crenca vem tambem as perguntas... Que tipo de raca existira? Serao algo parecido com humanos? Terao uma capacidade intelectual menor, igual, maior que a nossa? Se for igual ou maior porque nao tivemos ainda contacto quando tanto tem sido feito para esse efeito? Sera uma questao de distancia que o impede? Tantas perguntas que so provam o tao pouco que sabemos sobre este universo.

Abs

Francisco o Pensador disse...

Solo,quando disse que o mundo ficava cá,estava a falar num sentido lato.
É evidente que tudo o que nasce acaba forçosamente por morrer,para mais tarde renascer noutra forma.

«Nada se cria,nada se perde,tudo se transforma»

O que eu quis dizer é que o mundo antes de chegar ao seu fim,ainda vai assistir à queda de muitas civilizações racionais como a nossa.
Quando os "humanos" forem extintos,o planeta só deverá esperar mais 1 milhão de anos para ver a evolução "humanizar" outra raça de chimpanzès...ou outros animais quaisqueres.

Então nessa altura,a história voltará a repetir-se novamente,com mais crenças estúpidas (politicas e religiosas),mais guerras,mais genocidios,mais perversidades,mais assassinios,mais violações...enfim...mais de tudo,até o mundo voltar a ter a mesma imagem que conhecemos hoje.

Quando finalmente o nosso Sol der as últimas,vai explodir e arrasar com toda a vida que existe na nossa galáxia.
A sua explosão também vai provocar o nascimento de outro "buraco negro" que vai por sua vez,comer todos os planetas circundantes e algumas galaxias visinhas.
Quando o Buraco negro ficar com a barriga cheia,vai ter uma carga energética poderosa e dele vai nascer uma nova estrela,que vai provocar o nascimento de uma nova galáxia,com novos planetas e novas vidas,etc...etc..

Solo,isto é um processo sem fim!

A humanidade ou melhor "esta" humanidade não sobreviverá.
Podemos ter muita ciência mas ela é ainda muito insuficiente para garantir a sobrevivência da nossa espécie.
O ser humano só foi concebido para sobreviver na terra!
Sobrevivemos mediante determinados factores e condições percebes?

Vou te citar um exemplo importante: A lua.
Não é por acaso que a lua controla as marés dos mares (permitindo a vida de inumeras espécies animais) e o ciclo de menstruação das mulheres por exemplo.
Não é só o Sol que possibilita a vida na terra,também é a lua!
Sem a Lua,a mulher ficaria com o seu sistema reprodutor alterado e a longo prazo deixaria de poder ter filhos.
Resumindo...sem ela,também morremos!

Logo,essa de colonizar planetas... só cabe mesmo na cabeça dos amantes de filmes de ficção e fãs do "star-trek".

Sobre o "Big-crush",acho isso de todo impensável.
Se o universo é infinito,como pode ele alguma vez parar de se expandir?

Francisco o Pensador disse...

Pensadora,mesmo que haja cavernas ou abrigos preparados,o ser humano precisa da luz natural do Sol para sobreviver (é a luz solar que estimula as nossas células ou coisa do gênero),porque sem ela parece que ganhariamos uma variante de cancro da pele.
A luz "artificial" por mais real que seja nunca será capaz de substituir a luz solar.

Os planos para viver na Lua nasceram na cabeça de algumas pessoas lunáticas que na sua adolescência foram muito influenciados pelas aventuras em banda-desenhada do "tintin".
Precisamos da Lua por cima de nós...não por baixo!

Pensadora, acredito que existe vida em outros planetas porque felizmente estou a salvo de preconceitos religiosos.
O Aspecto desses seres vivos não é relevante e acho de todo impróvavel que sejam iguais a nós.
Depende muito da evolução que vai ser determinada pelas caracteristicas do planeta onde ela se manifesta.

As luas condicionam a vida dum planeta,logo...um planeta com 3 luas é muito diferente dum planeta com 1 lua,percebes?

Até mesmo nós...houve um choque dum asteroide na terra que aniquilou a era dos dinossauros.
Pergunto-te,se não tivesse havido esse choque,seria o ser humano igual a aquilo que é hoje?
Não seriam os dinossauros a evoluir em vez dos macacos?
É tudo muito relativo como bem vês.

Pode ser ainda que nos planetas habitados mais próximos do nosso,ainda esteja a vigorar o seu periodo mais virgem,com estruturas absoletas e criaturas simples (sem ciência desenvolvida como a nossa),não havendo dessa forma qualquer possibilidade de existir uma comunicação com o nosso planeta.

Talvez haja seres muito mais inteligentes do que nós,mas ainda assim não o suficiente para ultrapassar a distância que nos separa deles..

Agora...
Para mim é absolutamente certo que existem outros planetas habitados!

O facto de sabermos tão pouco sobre este universo,talvez seja a forma que possibilite as outras formas de vida a ficarem salvas da perversidade humana.

Pensadora,vê as coisas desta forma.

Se amanhã descobrissemos que existia um planeta habitado não muito distante de nós,só poderia acontecer uma destas 2 coisas:

- Eles são claramente mais fortes do que nós e nós evitamos de meter lá as mãos ou os pés. (criando aqui armas para nos defender dos possiveis ataques deles)
- Eles são subdesenvolvidos e o ser humano começa a explora-los e fazer deles escravos.

Talvez haja uma espécie mais inteligente que já tenha topado a nossa existência neste "cantinho",mas que não quer comunicar connosco por conhecer bem a nossa maldade...

Bjs

NI disse...

Apesar do meu tempo hoje ser curto vou tentar deixar algumas notas. Assim:

Acredito na evolução da espécie animal (na qual incluo o homem). Assim sendo, não posso acreditar, por considerar incompatível, a existência de um ser superior que "comanda" tudo. Acredito, isso sim, é que o homem, na sua fragilidade, necessite de ter fé am algo superior, que justifique a sua presença cá e a sua morte. De facto, para a maioria do ser humano é difícil aceitar que a nossa vida termine com o parar do bater do coração. Mas, eu acredito que sim. Nascemos, crescemos, vivemos e morremos. É o ciclo natural das coisas, tal como uma planta, ou qualquer outro ser vivo. Tal como as estrelas. Também elas, depois de terminado o seu ciclo, explodem e morrem.

O nosso lugar é ocupado por outro.

Acredito que o planeta terra, mais tarde ou mais cedo, desaparecerá e, no lugar dele nascerá outro e tudo voltará ao início.

Sempre assim foi e sempre assim será.

Finalmente, também acredito que algures, no meio de um dos inúmeros sistemas solares, existam outras formas de vida.

Ao contrário do Pensador, e só neste aspecto, acredito ser possível, mais tarde ou mais cedo, o Homem poder encontrar uma forma de habitar outros planetas. Não será, porventura, nas gerações mais próximas mas algum dia penso que será possível.

Anónimo disse...

Permitam-me só deixar aqui a minha opinião.
Eu acredito na existência de um Criador.
Acredito.
Por necessidade?! Talvez...
De cada vez que olho para um criança, uma flor, o mar, um céu estrelado, mais me capacito que tudo não poderia ser obra do acaso.
O Universo está projectado ao pormenor sendo complexo e perfeito demais para ter sido espontâneo...
pinxexa

a Pensadora disse...

Pensador

Gostei do estudo intenso que fizeste ao assunto. No entanto so podemos especular sobre as possibilidades de sobrevivencia da raca humana. Quando falei da Lua foi para dar um exemplo da possibilidade de sobrevivencia num outro planeta nao necessariamente a Lua.

Como sabemos, a ciencia cada dia nos oferece possibilidades antes nao acreditadas, refiro-me as alteracoes geneticas que ja estao a ser abundantemente usadas em ajuda a nossa sobrevivencia. sabe-se la de que forma a alteracao genetica podera alterar tambem a raca humana.

Como disse no comentario anterior, tambem eu acredito que existam formas de vida noutros planetas, o aspecto desses seres so e relevante quando se tem curiosidade em saber-se.
Concordo contigo quando dizes que uma das 2 coisas aconteceriam. A raca humana possui a inteligencia que nos faz querer saber mais e fazer melhor mas nem sempre o resultado dessa evolucao e positiva.

Agora, nao posso dizer que foi por causa da aniquilacao dos dinossauros que os macacos evoluiram, embora tudo seja relativo nao significa que estas duas coisas sejam.

Bjs

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso