terça-feira, 2 de agosto de 2011

Ciúme...



Sempre afirmei que não sou ciumenta. E não sou. Talvez porque nunca assumi o sentimento de posse a um ser humano. Entre duas pessoas há partilha e cumplicidade mas respeito pelo espaço de cada um.

Mas há quem argumente que o ciúme está ligado ao medo de perder quem amámos. Será mesmo assim? Será que eu não tenho medo de perder quem amo? Claro que tenho. Mas não penso nem condiciono a minha vida por esse sentimento. Por exemplo, nunca ninguém me disse as famigeradas palavras mágicas "amo-te". Mas tal nunca me impediu de amar ou de me sentir amada.

Será que a ausência de ciúme é uma incapacidade minha? Talvez. Ou apenas seja reflexo de eu só conceber uma relação em que a confiança e o respeito são as pedras basilares. Se não confio, não há relação. Parece fácil, não parece? E é. Muito simples. Porque as relações são fáceis. 

Mas como a minha imaginação e inspiração andam pelas ruas da amargura, vou recuperar um post de 2009 e ver o que é que mudou...

Marcel Proust afirmou:

"É espantoso como o ciúme,
que passa o tempo a fazer
pequenas suposições em falso,
tem pouca imaginação
quando se trata de descobrir a verdade."


O desafio está lançado:

1. Já manifestaram cúme?

2. Se sim, qual o acto menos racional que fizeram por ciúme?






ADENDA:


A conversa está interessante mas quem assume que é ciumento afirma isso porque.... vá lá...respondam ao desafio.


12 comentários:

Feliz disse...

Pronto, deve ser da costela pisciana...também não sou ciumenta...de todo. Creio que se alguém está comigo é porque assim quer estar e, se se vira para o lado é porque já pouco nos une. Fui habituada a sentirem ciume de mim, não o contrário! Talvez venha o dia em que a situação se inverta...
Para terminar, a minha visão de ciume é esta: boomerang. Nós lançamos, na tentativa de atingir o outro, mas volta sempre a nós, que inevitavelmente saímos magoados (com esse sentimento).

Beijinhos Ni*

NI disse...

Feliz, sinceramente penso que a "costela pisciana" não tem nada a ver. Na minha opinião tem mais a ver com a forma como cada um de nós entende e vive os afectos. Nunca gostei de qualquer tipo de controle, muito menos em relação ao ser humano. Uma das minhas máximas é liberdade com responsabilidade. Penso e ajo dessa forma.

Beijinhos

A Minha Essência disse...

Sabes, eu acho que o ciúme está de mãos dadas com a desconfiança/mentira, com a insegurança, auto-estima em baixo entre outros tantos factores que assombram uma relação. Posto isto, o ciúme só faz sentido para quem tem estas nuances. E para mim, ao contrário do que muit@s dizem, ter ciúme não é e nunca foi em tempo algum uma prova de amor!

Kiss

Eu Mesma! disse...

Eu... assumidamente ciumenta ... leio as tuas palavras... até me fazem sentido.. e me parecem lógicas mas...

não consigo depois... no cerne da questão... ser assim tão racional... tão pedra basilar...

só 1 mulher disse...

Sou 1 pouco ciumenta sim, mas contenho-me muitissimo.. só em casos extremos é que o demonstro.. quando tudo corre bem, não faz sentido, se estamos com alguém devemos confiar na pessoa, quando começam a haver pontas soltas.. aí sim... investigo.. e decobrem-se coisas feias, o que fiz foi verificar se tinha o dinheiro todo na carteira...
;)
1 beijinho

NI disse...

Essência, completamente de acordo. O ciúme, pelo menos para mim, não é nem nunca será uma prova se amor. No meu ponto de vista é, precisamente o contrário (tenho alguns post's mais antigos onde afirmo isso mesmo. Até tenho dúvidas que numa relação onde existe a desconfiança exista verdadeiro amor dado que este sentimento tem como um dos seus pilares a confiança.

Eu Mesma, não penso que seja uma questão racional. É mesmo a forma como sentimos o afecto. Mas (e esquecendo que os signos não têm nada a ver com isto), és Touro minha querida. :)

mythic disse...

ni
ciume é como os temperos na comida, tem que ter aquela medida certa e fica muito bom , se não houver 1 bocadinho de ciumes ou em excesso estraga tudo

NI disse...

só 1 mulher, não há relação que subsista quando a desconfiança chega a esse ponto. Penso eu de que...

mythic, admito estar errada mas a verdade é que nunca tive ciúmes, nem na dose certa, nem na dose errada. Apenas sei que no dia em que deixar de confiar no meu companheiro de viagem já com quase 25 anos, é só fazer as malas. Não concebo uma relação com desconfiança e o ciúme, para mim, é não confiar na(o) parceira(o). Mas é a minha opinião. :)

só 1 mulher disse...

Ficou por dizer uma coisa muito importante em relação ao facto de mencionares que nunca te disseram "aquelas palavras".. sabes Ni, eu prefiro que mo demonstrem, tem muito mais valor, as palavras ás vezes não vêm do coração

1 beijinho

NI disse...

só 1 mulher, eu sei. Mas estaria a mentir se não dissesse que gostaria de ter ouvido. Mas as atitudes e os olhares são mais do que suficientes.

:)

Beijinho

Missanguita disse...

1. SIM!!!! E de que meneira...
2. Nao vamos por ai'... ha' sitios onde eu ainda sou respeitada...

NI disse...

Missanguita, és escorpião, certo? Estás tudo dito.

:)

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso