terça-feira, 20 de julho de 2010

Dia Internacional da Amizade...






Amigo é aquele que sabe tudo a seu respeito

e, mesmo assim, ainda gosta de você.

Kim Hubbard



Mau seria se este espaço deixasse passar em claro o dia de hoje. É que não foi por acaso que escolhi como nome deste espaço "Entre Amigos".



Não utilizo o termo amigo(a) frequentemente. Costumo dizer que tenho muitos conhecidos mas amigos..., bom, os dedos de uma mão são mais do que suficientes.



A amizade é algo que deve ser exercida diariamente. Há umas semanas atrás alguém me perguntou se eu estava à espera que uma amiga continuasse a fazer sacrifícios por mim. Respondi que não concebo a amizade como um sacrifício.Quando sou amiga, sou. Ponto final. E nunca me arrependi da entrega a uma amizade.



O tema da amizade, como não podia deixar de ser, é recorrente neste espaço, mas hoje iremos recordar o que reza a história...

Apesar de ninguém saber ao certo como foi que surgiu a ideia de se criar um dia especialmente dedicado aos amigos, há quem defenda que tudo se deve a um argentino: Enrique Ernesto Febbraro.



" Segundo histórias contadas, esse dentista, entusiasmado com a corrida espacial que estava a todo vapor na década de 60, decidiu prestar uma homenagem a toda a humanidade pelos seus esforços em estabelecer vínculos para além do planeta Terra.

Durante um ano, Febbaro teria divulgado o seguinte lema: Meu amigo é meu mestre, meu discípulo é meu companheiro".

Algum tempo depois, com a chegada do homem à Lua, em 20 de Julho de 1969, ele escolheu esta data para fazer uma festa dedicada à amizade.

A história diz ainda que a comemoração tornou-se oficial em Buenos Aires, capital da Argentina, em 1979, e, com o tempo, acabou sendo adoptada em outras partes do mundo.

A célebre frase do astronauta norte-americano Neil Armstrong: "um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade", foi interpretada, assim como a busca por um mundo sem fronteiras, onde a união dos povos, independente de raças, ideologias ou religiões, seria fundamental para a conquista dos objectivos.

Com muita insistência, Febbraro conseguiu que, primeiro a Argentina (em 1979) e depois a ONU (em 1985), reconhecessem a data em seus respectivos calendários. A conquista do professor argentino lhe rendeu indicações ao Prêmio Nobel da Paz.

No mundo, porém, mais 100 países já abraçaram a ideia e seus povos comemoram o Dia Internacional da Amizade na mesma data, 20 de Julho. " (retirado
daqui)

Digo o que sempre disse relativamente aos restantes "dias internacionais de...". Quanto mais não seja obriga-nos a perder uns minutos a pensar naquilo que é verdadeiramente importante e que, no dia-a-dia, tendemos a desvalorizar.

Ainda têm algum tempo para ligar a um amigo e dizer olá. É bom saber que alguém pensa em nós...


14 comentários:

TM disse...

Os amigos são umas das melhores coisas do mundo... acho muito bem que tenham o seu dia... :)

NI disse...

TM, mas pouca gente se recordou.

:)

Sadeek disse...

Á nossa.... ;)

BEIJOOOOOOOOOOOOOO

FPM disse...

À tua, "madrinha" ;)

NI disse...

FPM, por algum motivo tenho muitos afilhados :)

FPM disse...

Vá-se lá entender porquê... ;)

Cristina disse...

Só tu, minha querida (acho que está mais do que na altura de eu voltar às lides blogueiras mais regulares) :)

NI disse...

FPM, por ser boa rapariga? :)

Cristina, isto de visitar a mãe de quando em vez não é nada :)

Sara disse...

Bem para mim a amizade não tem preço...é uma riqueza, uma felecidade, uma benção...e vê-se nos piores momentos quem são mesmo os nossos amigos!!! quando se gosta, gosta-se e pronto! eu tenho a honra de ter alguns deles que fazem parte da minha vida e que fazem toda a diferença....kisskiss (T;B;L;S;N;X adoro-vos!!!)

Sara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
NI disse...

Sara, exactamente. Para os bons momentos já temos os oportunistas.

:)

JP disse...

Ni,
já nos dialogámos sobre o assunto. :-)
Beijo grande :-)

NI disse...

JP, pois já.

:)

Beijo

Almofariza disse...

Desculpa NI, lamento que este seja a minha primeira visita e o meu comentário não seja dirigido à sua pessoa, mas não posso deixar de dizer que não só te adoro, Sara, como também te quero tanto bem!

Cadês
Almofariza (ou T )
P.S- Desculpe, mais uma vez, mas é que nem sabia deste comentário, foi mesmo uma surpresa.

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso