domingo, 11 de julho de 2010

O futuro...




Sempre fazendo planos para o futuro...
Sempre sendo surpreendida pelo presente

Paulo Coelho




Começamos cedo a planear...


Primeiro, os grandes planos.


No início há um único objectivo: chegar aos 18 anos. A idade que nos dá a tão ansiada "liberdade e independência". Esquecemo-nos, contudo, que a liberdade só se justifica com responsabilidade. Andam sempre da mão dada.


A partir do trinta os planos são mais diversificados. Solidificar a carreira profissional, constituir família, manter os nossos amigos...


Aos quarenta temos consciência que caminhámos para o meio século de vida e parámos para pensar. É a época do "deve e haver". Analisámos o passado. O que ganhámos? O que perdemos? O que ainda podemos fazer? O que temos de mudar?


Depois, temos aqueles pequenos planos.


Combinar um jantar. Uma reunião de amigos. Uma viagem...


Uma lição que tenho retirado desta aventura que é viver é que pouco importa os planos que possamos fazer para o futuro. Viver o dia-a-dia já é uma autêntica aventura.


Quantas vezes planeámos logo que acordámos o que vai o nosso dia-a-dia. Não sei se é uma forma de nos organizarmos ou, apenas e tão só, uma forma de nos precavermos contra os imprevistos.


Mas os imprevistos fazem parte da vida. Não podemos fechá-los numa caixa.


Durante um mês ansiei pelo espectáculo dos Barclay James Harvest. Tudo combinado. A filha mais nova iria dormir a casa de uma amiga. A noite seria para nós...


Até me esqueci que as crises esporádicas da minha querida doença não escolhem dia nem hora e gosta bastante de se manifestar quando não faz falta nenhuma. Mais parece um jogo do gato e do rato. Já tentei fazer um acordo com ela mas ela mandou-me dar uma "volta ao bilhar grande".


Tudo isto para dizer que não assiti ao espectáculo.


Quanto ao futuro? Sigo a máxima de Albert Einstein:


"Nunca me preocupo com o futuro... muito em breve, ele virá"



4 comentários:

Eu Mesma! disse...

Sabes o que eu por vezes sinto?

Passamos a vida inteira a planear.. planear.. e planear que... nos esquecemos de viver...

Djinn disse...

Olha amiga, é bem verdade que aos 20 planeamos, sonhamos muito e temos uma vida de esperança...hoje bem hoje olho para trás e penso...que época maravilhosa. Tinhas sonhos e acreditavas...

Sara disse...

Bem hoje não consigo sair daqui...emocionei-me agora com as tuas palavras...obrigada. Como é bem verdade, planos e mais planos e as coisas mais simples ficam esquecidas...por isso tento aproveitar os momentos de felecidade que vivêncio diariamente (como acordar e abraçar os meus filhos, ouvir o som do mar, cozinhar para os amigos, beber um copo de vinho no meu doce lar...)e com a idade ficamos mais ligadas a estas coisas! kisskiss

NI disse...

Sara, afinal o que é a felicidade?

Penso que tudo se resume àqueles pequenos instantes, banais alguns, mas que nos preenchem e que nos fazem sentir humanos.

Beijo

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso