quinta-feira, 18 de março de 2010

Plágio...




Quando criei este blogue tive o cuidado de colocar uma nota, que ainda se mantém, do seguinte teor:

1. Todos os textos constantes deste blog que não forem de minha autoria terá indicado o seu autor ou, quando o mesmo seja desconhecido, estará entre aspas.
2. As fotos e imagens que ilustram os posts são retiradas da Net. As fotos pessoais estão devidamente identificadas, na legenda, ou no próprio texto.

Não coloquei qualquer nota relativa aos textos que escrevo e respectivos direitos porque entendo que o que escrevo não tem cariz literário. Sou jurista. Não sou escritora. Considero os meus textos meros desabafos e sem qualidade para ser classificado como "literário". Apenas faço um esforço de respeitar a língua materna. Até aqui, estamos entendidos.

Agora, o que me aborrece solenemente é ver em alguns blogues pensamentos e textos literários sem qualquer referência ao seu autor e/ou colocando os mesmos entre aspas, transmitindo, deste modo, a ideia de que o que foi escrito nasceu da "brilhante mente" do(a) autor(a) do blogue.

Confesso que já me deu vontade de desmascarar as pessoas em questão. É desonestidade intelectual e é crime. Como disse alguém: "Não havia necessidade"!


3 comentários:

Eu Mesma! disse...

por acaso... concordo contigo :)

Sadeek disse...

Eu acho que é bom sinal o pessoal plagiar-nos....é sinal que escrevemos qualquer coisa decente. Eu nunca correrei esse risco de certeza...HAHAHAHA

Já agora.....como é que vocês descobrem que foram plagiados pá!?!? :D

NI disse...

Eu Mesma, eu sei :)

Sadeek, não fui eu que fui plagiada. E, como disse não escrevo textos que me façam estar preocupada com eventuais plágios.

Refiro-me a textos e pensamentos de autores nacionais e internacionais sobejamente conhecidos e, como tal, para quem lê um pouco acaba por reconhecer. Aliás, muitos dos pensamentos e/ou textos são por mim colocados (mas sempre com identificação do autor ou entre aspas).

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso