quinta-feira, 18 de outubro de 2007

"SENHOR, dai-me sabedoria para entender alguns colegas, porque se me dais força, parto-lhes a cara!!!"

15 comentários:

NI disse...

Amigos, desculpem lá o desabafo.

Mas hoje é daqueles dias.

Só lamento não ter carro para poder ir até à beira-mar desanuviar.Mas que estou farta de estar no gabinete, ai isso estou.

Já há bastante tempo que não chorava. Hoje mais parecia um alambique. Irra....

*tεrεsα* disse...

Oh Ni, não tens que pedir desculpa.

Eu também tenho andado muito cansada... parece que nunca mais é fim de semana...

NI disse...

Teresa, eu aguento bem o cansaço. Mas hoje, de facto, o dia está a correr francamente mal.

NI disse...

Francamente mal é favor. Tirem-me deste filme.

O que vale é que já chorei por um bom par de meses. Às vezes dá-me cá uma vontade...

*tεrεsα* disse...

Pensador,

penso que é mesmo do blogue...

Tenho estes players no meu orkut e funcionam perfeitamente...

NI disse...

Teresa, peço desculpa mas terás que aguardar que o Pensador, com a sua habitual boa vontade, tenha algum tempo para proceder às alterações no blog pois como sabes não domino muito bem esta questão.

Teresa, já agora, precisava do teu apoio para a seguinte questão: como lidarias na seguinte situação: o teu local de trabalho é um gabinete ocupado por ti e um colega de trabalho com quem sempre te deste bem até um dia em és insultada por ele por motivos que não consegues entender (provavelmente o alvo não serias tu mas a verdade é que foi bastante insultuoso). A tua reacção foi sair do gabinete e ir para um local reservado chorar lágrimas de crocodilo. Como o teu colega gritou a bom gritar os restantes colegas ouviram a discussão. Apesar dos teus colegas terem estarem contigo, como gerir o facto de no dia seguinte estares com essa mesma pessoa tantas horas seguidas. Ainda por cima quando a tua melhor amiga não veio trabalhar e não tens desculpa para ir até ao gabinete dela ou ir tomar um café com ela a qualquer lado?

Bjs e obrigado

*tεrεsα* disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
*tεrεsα* disse...

Ni,

estaria a mentir se dissesse que essa situação não é complicada. Partilho tarefas com outro colega. Sempre nos demos bem.
Dele, até agora não tenho razões de queixa...

Mas já tive uma situação parecida com uma colaboradora, que só vinha a reuniões dar a sua opinião...

Fez o que o teu colega fez, mas numa reunião, à frente de todos... Os outros ficaram a olhar atónitos... Ela também fez o mesmo a outra rapariga... Digamos que para ela é prática comum atacar as outras mulheres... ela só faz isto às mulheres... nunca fez nada contra os homens...

Olha, deu-me uma raiva tão grande! Nem sabes o esforço que fiz para me conter... Mal, terminou a reunião fui embora. Liguei para a minha melhor amiga a chorar. Como boa amiga que é, veio logo ter comigo.

O que eu fiz foi: Contive-me a todo o custo para não dar parte de fraca. Não retorqui em nada ao mesmo nível dela... Deixei que ela se enterrasse sozinha... Pois, ela por si só demonstrou o que era. Depois desabafei com a minha melhor amiga antes de ir para casa.

No dia a seguir, cortei relações (poucas e más) com ela.

O meu chefe já tinha avisado que ela tinha um feitio especial, só nunca pensei que fosse tão especial.

Nunca tinha tido problemas no trabalho com ninguém. Só com ela.

Ni, ela é tão estúpida que não viu que ao ter feito o que fez, a mim e a outra rapariga, só prejudicou a imagem dela.

Agora, a verdade é que, ao contrário da tua situação, eu só a via uma vez por semana. Não tinha que conviver com ela dia-a-dia e ainda bem. E neste momento, ela já foi substituída por outra pessoa.

O conselho que eu te dou, é:

Se te davas bem com ele antes, quando estiveres mais calma, pergunta-lhe a razão do seu comportamento... Não te daria este conselho, se não tivesses uma boa relação anterior com o teu colega.

E diz-lhe que ele não procedeu bem contigo e que agradecias que não se tornasse a repetir.

Talvez o dia dele estivesse a correr mal, e despejou o seu mau-humor em cima de ti. Mas, tu não tens culpa disso. Todos nós temos os nossos problemas e não temos que andar a despejar a nossa raiva nos outros...

Acho que, quando a situação arrefecer, devias esclarecer e marcar a tua posição para que não volte a fazer o mesmo.

É o que eu penso.

NI disse...

Teresa, sei que o conselho que estás a dar é o melhor face à situação. Se tivesse que dar a alguém seria esse mesmo.

O problema é a minha personalidade. Detesto confrontos e discussões. Uma das críticas que toda a gente me faz é eu, na maioria das vezes,optar por me deixar "humilhar" (isto é, prefiro não marcar posição para evitar novo confronto). É que, tenho a certeza absoluta, se eu ontem tivesse respondido, a discussão teria assumido proporções que nem consigo imaginar.

Esta manhã ele chegou e cumprimentou-me como se nada fosse.Fiquei siderada. mas consegui responder um seco bom-dia e não abri mais a minha boca. É que, para além de ele ter mais 25 anos do que eu, a verdade é que estou mais constrangida que ele.

Acredita,dava tudo para que alguém me tirasse hoje daqui para fora para desanuviar. Ainda por cima a minha pinxexa tirou o dia...

Obrigado, minha amiga, pela ajuda. Fez-me bem desabafar com alguém, ainda não tinha feito com ninguém

Bjs

*tεrεsα* disse...

Ni,

sabes aquele mail que me enviaste sobre a rapariga desaparecida Fabiana Oliveira?

Ela já foi encontrada... sem vida... Não consigo imaginar a dor dos pais. O Funeral foi hoje.

Vê a notícia:
http://dn.sapo.pt/2007/10/19/cidades/mais_exames_para_apurar_causas_morte.html

NI disse...

Eu sei Teresa, eu conhecia a jovem. Recebi aquele e-mail da associação de Vila D'Este onde ela colaborava. Umas horas mais tarde recebi um novo e-mail da mesma associação dando notícia do falecimento. Só ainda não soube o resultado da autópsia. Quando souber digo-te.

Fiquei tão parva que nem me lembrei de te avisar.

Desculpa.

Bjs

Anónimo disse...

Desculpa ni por não ter estado cá no dia a seguir áquela confusão. mas pensei muito em ti e na dificuladade que devia ter sido para ti nessa manhã. Acredita! Até falei sobre isso com quem estava...
Sabes teresa, concordo contigo quando achas que quando pessoas que estimamos nos magoam (porque isso também acontece!) devemos falar com elas e tentar perceber o porquê de tal "agressão" para que tudo fique sanado a a nossa relação de amizade possa avançar sem sequelas.
Acontece que o caso que a ni relatou muito ao de leve, é muito especial. Trata-se de uma pessoa, bem mais velha do que nós e de difícil trato. Para que possas imaginar, no universo dos 10 colegas apenas conversa comigo e com a ni e mesmo assim está sempre pronto a "disparar" connosco caso não concordemos com ele. Penso que é uma pessoas com muitos problemas pessoais, quiça cojm problemas psíquicos que lhe ficaram da guerra colonial. Se ele me tratasse como traou a ni eu não lhe dava o benefício da dúvida. Também não discutia. Simplesmente no dia seguinte, pura e simplesmente deixava de falar com ele. Nem sequer o cumprimentava. A menos, que ele tomasse a iniciativa de falar comigo para esclarecer o seu comportamento. Eu não dava o priomeiro passo. E sabes porquê? Porque diariamente eu e a ni, nos esforçamos para o integrar, por lhe dar boas palavras, por lhe dar crédito, coisa que aqui mais ninguém faz. E ele não tem o direito de magoar quem o acarinha. Não tem! E ainda por cima podia ser nosso pai. Tem especial obrigação, quer pela idade quer pelo saber de experiência feita, de não magoar quem lhe faz bem. Compreendo perfeitamente a reacção da ni e sou solidária com ela. Mas eu fosse ela, não o cumprimentava, até para ele sentir na pele que fez mal...
Ni, quando estiveres cheia de aí estar, dá meia dúzia de passos e vem até á minha beira, sempre desabafamos as duas...
beijinhos,
pinxexa

NI disse...

Eu sei pinxexa que posso contar contigo.

Mas sabes muito bem que não é só isso. Esta discussão veio no pior momento.

Não tenho qualquer trauma por ter 42 anos de idade. Mas estou convicta que a passagem dos 40 é um marco na nossa vida (como é fazer 18 anos). Deixamos de ser convidados para casamentos e baptizados e passamos a ser "convidados para funerais". É aqui que temos a verdadeira noção de que já vivemos metade da nossa vida. É aqui que temos necessidade de parar um pouco e pensar se estamos, verdadeiramente, a usufruir da nossa vida.

É, nesta altura, que temos necessidade de rever todas as nossas prioridades. Em que nos questionámos se todos os sacrifícios que fizemos, valeram a pena...

Francisco o Pensador disse...

Ni,cheguei um pouco tarde a esta discussão e precisava de saber.
Esse senhor é teu chefe ou exerce uma posição de chefia?

Sabes Ni,a nossa reacção vai depender de alguns factores.
Para já,a primeira reacção que devias ter tido seria virar as tuas costas e deixa-lo a falar sozinho.
Se ele falou em frente à toda a gente,então não te falta testemunhas.
Deves queixar-te imediatamente ao teu superior hériarquico para que lhe seja aberto um processo disciplinar!
E já agora informa-te junto de um advogado se podes processa-lo por difamação,insulto e assédio moral!
Acredita Ni,as pessoas só aprendem quando a lição tem que saír do bolso deles!

Agora,se tiveres pena e não fazeres nada,acredita que vai ser pior para ti.
Ele abusou da tua confiança e se não acontecer nada,ele vai julgar que pode abusar da tua confiança mais vezes!

Pelo menos,uma coisa tens que fazer imediatamente!
Despreza-lo completamente!
Se ele falar contigo,não lhe respondas até que ele peça desculpas pela maldade que te fez.

Agora,nunca te sintas afectada,porque se o fizeres ele vai se sentir superior a ti.

Bjs

NI disse...

Não, não é meu chefe. Com o meu chefe tenho uma relação óptima.

É um avençado. Trabalha em part-time. Neste preciso momento , enquanto escrevo, está atentar meter conversa. Como a pinxexa não está vou buscar um café. Pode ser que ele se cale.

Até já.

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso