quarta-feira, 20 de junho de 2012

Para sempre ...


 Imagem daqui

Numa altura em que fazem 11 meses em que perdi um amigo dei por mim a pensar num post que escrevi em 2009 sobre o significado da frase “para sempre”.

Mas o que é isso de "para sempre"? Algo imutável? Uma certeza irrefutável e infinita?

É que hoje aquela certeza não passa de uma simples mensagem escrita num postal.

Mas está escrito "para sempre". Terá sido um erro de escrita? Uma mentira?

Muitos poderão dizer: “para sempre”? Isso é só para os crédulos. Quem acredita nisso não cresceu. 

Não concordo. Muito pelo contrário. 

A sabedoria da idade indica-nos outro caminho: a assumpção de que, por vezes, não podemos cumprir aquilo que queremos ou pensámos. Porque, se o deixar de acreditar no “para sempre” é o resultado simples e cru do nosso crescimento enquanto pessoas, então teremos que assumir que a nossa fé no ser humano e em nós próprios foi suficientemente abalada para deixarmos para trás aquilo em que acreditávamos. E eu recuso-me a deixar de acreditar. Não o acreditar etéreo de uma história de fadas. Mas o acreditar de que ainda vale a pena viver e de nos darmos aos afectos.


Assim, a vida ensinou-me que o "para sempre", independentemente das mudanças e da transposição silenciosa dos dias, apenas significa "para sempre na memória"...




Fiquem com este tema que é de um dos meus cantores favoritos.



2 comentários:

GATA disse...

O único "para sempre" na minha vida é o amor dos meus pais. O resto... vai e vêm.

S* disse...

Gosto de acreditar no "para sempre"... só assim o amor faz sentido.

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso