quarta-feira, 30 de março de 2011

Cumplicidades...



"A solidão é extremamente interessante.
Ninguém para nos atazanar e obrigar a fazer o que não é da nossa natureza.
O único problema da solidão é que quando estamos envolvidos por ela,
sentimos uma imensa falta das outras pessoas."

Isaac Bianchi


Por motivos profissionais passei a manhã de hoje no meu antigo local de trabalho.

Um colega ao ver-me chegar questionou-me se estava tudo bem e se não tinha saudades de trabalhar naquele local. Respondi que não.

Há aquelas horas em que temos que nos fazer de fortes e avançar. A vida não pára. E nós não podemos ficar reféns do tempo.

Mas é obvio que tenho saudades.

Acima de tudo saudades da cumplicidade que partilhei.

Dos diálogos silenciosos que tive. Dos olhares cúmplices. Das conversas em que se falava de tudo menos do trabalho. Do descobrir os nossos pensamentos sem nada dizer.

Nos últimos meses tenho feito uma longa viagem solitária.

Sem "cúmplices" no trabalho. Sem "cúmplices" em casa. No fundo, sem conversas.


O ex-deputado colombiano Óscar Tulio Lizcano, quando da sua libertação após um longo cativeiro em que foi feito refém pelas Farc, disse:  

"A solidão era terrível. Para me entreter eu apanhava galhos, numa folha de caderno colocava-lhes nomes e dava-lhes aulas durante três horas seguidas."

Do que tenho saudades?

Definitivamente, da cumplicidade...




"È dolce il suo respiro fra i pensieri miei
...
La solitudine fra noi questo silenzio dentro me"





Sem comentários:

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso