quinta-feira, 19 de julho de 2007

Procura-se Parideiras!



Portugal com menos 4.100 bebés em 2006

Em 2006, nasceram em Portugal menos 4.100 bebés que no ano anterior, números que colocam as taxas de natalidade e fecundidade aos níveis mais baixos desde que há registos, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística.

De acordo com os dados, divulgados pelo jornal Público a propósito do Dia Mundial da População, que hoje se assinala, no ano passado nasceram em Portugal 105.351 bebés, menos 4.106 do que em 2005, tendo o número médio de filhos por mulher caído de 1,41 para 1,36.

Segundo o INE, o período entre 1987 e 2006 caracteriza-se por um decréscimo da taxa de natalidade (número de nados-vivos por mil habitantes) de 12,2 para 10, por um adiamento da maternidade e pelo declínio da fertilidade. Se no início do período em análise os valores mais elevados das taxas de fecundidade se verificavam nos grupos etários 20-24 e 25-29 anos, nos dois últimos anos é no grupo dos 30-34 anos que esta taxa é mais expressiva.

Com o número médio de filhos a situar-se nos 1,36, Portugal afasta-se mais da média europeia que em 2005 era de 1,52 filhos por mulher fértil.

Por outro lado, estes valores aproximam, segundo o Público, Portugal do cenário mais pessimista traçado pelo INE de que em 2050 o país terá perdido um quarto da sua população, passando para 7,5 milhões de pessoas.


..Entretanto,algures em Portugal,temos o nosso presidente da républica a pedir a atenção, para a necessidade de se "pensar seriamente sobre as políticas de natalidade, de protecção das crianças, de valorização dos jovens e de qualificação dos activos".

Parece que finalmente eles descobriram que os portugueses já não são os analfabetos dos tempos da "velha senhora"!
Hoje os portugueses já não querem ser os "coitadinhos com 20 filhos e 50 panelas em casa e os bolsos rotos..."

Mas o que está a preocupar os "cavacos" e os amigos d'ele,é que daqui a poucos anos não vai haver ninguém a descontar para a segurança social e pagar as 5,6 ou 10 Reformas que eles vão arranjar para eles e para os seus descendentes (os filhos e sobrinhos dos Cavacos & Companhia...)

O Ditado já é antigo:"A primeira toda a gente cai,a segunda só cai quem quer e a terceira só cai quem é burro!"

O povo pelo vistos não quer ser burro...

7 comentários:

NI disse...

Caros Amigos Pensador e Carvalho Capela:

Está a tornar-se um hábito delicioso: começar o dia por ler a troca de mensagens entre vocês os dois. Não consigo deixar de ler com um sorriso nos lábios (atenção não estou a ser irónica, aprecio mesmo a vossa troca de ideias).

Apenas venho pedir um favor: será possível a troca de "mimos e carinhos" nos posts mais recentes? É que dá um trabalho desgraçado andar para trás e para a frente.

Pensador, quanto a este último post comentarei mais tarde pois merece uma reflexão cuidada.

Abraços aos dois.

Nota - Pensador: quanto à "placa e silicone" parece que, mais uma vez, estamos em sintonia. Pensei exactamente a mesma coisa.

Antonio disse...

Caríssima Amiga Ni:

Garanto-lhe que é bem mais engraçado comentar que observar. Por isso gostaria imenso que entrasse também entrasse neste debate, pois vossa excelência é a pessoa que eu mais admiro e respeito neste blogue. Por isso gostaria de a ter mais presente nos nossos debates.

Quanto aos carinhos duvido muito somos demasiado diferente/parecidos (um dia explicarei esta) para nos darmos bem.

Abraços.

A Bem da Nação!

NI disse...

Caro Amigo Capela:

Não é por falta de vontade, acredite. Respeito muito os dois para estar a mentir.

Mas, a verdade, é que tenho tido pouco tempo para comentar temas que exigem maior reflexão.

Quanto à questão diferente/parecidos, devo dizer que muitas vezes, ao ler os seus comentários, questiono-me se os mesmos não resultam, para além de uma forma muito própria de ver a realidade, de um enorme sentido de humor que tenta esconder.

O Pensador tem uma capacidade que admiro e elogio: um sentido de humor único acompanhado de uma sagacidade e rapidez de raciocínio notáveis.

Uma coisa é certa, para mim o Amigo Capela já mudou um bocado e para melhor permito-me dizer.

Abraços

Antonio disse...

Cara Amiga Ni:

Tenho pena que não tenha tempo para comentar, pois como já dissa na minha anterior mensagem respeito e admiro-a bastante.

Eu não gostaria de expandir, pelo menos por enquanto, a do diferentes/parecidos, pois não é uma teoria aind apor mim completamente formulada, mas vou ainda assim indicar duas coisitas:
1- Como sabe eu sou um salazarista nato e então tenho de manter seriedade e o sentido de humor, pelo menos neste blog não pode vir ao de cima.
2- Uma grande semelhança nossa, provavelmente a maior é a mania da contradição, que o próprio Pensador ficou em primeiro lugar e eu apenas a um voto de distância em segundo.

No que diz respeito ao facto de eu estar diferente, não creio muito penso é que ainda não me conheciam o suficientemente bem e julgaram-me mal. Quando vocêe disse istto eu fiz um exame à minha consciência e vi que contínuo bastante salazarsita e pelo menos em opinião política se mudei foi bastante pouco.
Mas se diz que foi para melhor só tenho é de me alegrar, poist tal como os hindus pensam a vida é o caminho para a perfeição, sei que nunca a alcançarei, mas quanto mais perto melhor, não é verdade?


Gostaria apenas de lhe dizer mais duas coisas, aliás dois pedidos:

O primeiro é se posso ie fazer um pouco de publicidade a este blog aos Grandes Portugueses a ver se consigo trazer alguém. A principal pessoa que eu gostaria que viesse seria o Viriato de Viseu, ele e você são as duas personagens que eu mais admiro dos Grandes Portugueses seguidos obviamente do Pensador que ele pensa que não, mas sim uma enorme estima e admiração por ele, embora não pareça. Perciso portanto da sua permissão, se calhar é capaz de rejeitar devido ao Sr. Carlos Soares e outros, mas neu espero pela sua permissão.

Em segundo lugar gostaria que introduzisse um tema no blog que tratasse do: Estado da Nação.
Para se falar como está actualmente Portugal e propostas para um futuro melhor.


Obrigado pela atenção,
abraços

A Bem da Nação!

NI disse...

Caro Amigo Capela:

Relativamente aos dois pedidos que me faz gostaria de dizer o seguinte:
Quanto à publicidade a este blog nos Grandes Portugueses eu tive oportunidade de, na altura adequada, fazer o convite. Penso que será desnecessário mas é óbvio que não precisa da minha permissão.


Quanto ao segundo pedido estarei de acordo mas com a seguinte regra (porque a democracia tem regras): discutir o Estado da Nação numa perspectiva futura, isto é, conforme refere, apresentando propostas para um futuro melhor.

Caro Amigo Capela:

Nos Grandes Portugueses referi, por mais que uma vez, que era inegável que Salazar pertencia à história de Portugal (para o bem e para o mal). Mas, assim como não falamos de D. Afonso Henriques e de D. João II, nomeadamente, quando se discute o futuro do nosso País, não subsistem argumentos para que se continue a falar em Salazar. Quem pretenda falar das virtudes e defeitos de Salazar deverá fazê-lo noutro blog que não este.

Se concordar com esta premissa lançarei o debate.

Cumprimentos amigos.

Francisco o Pensador disse...

Ni,acho essa ideia de debater o futuro da nação muito boa!
(nos moldes que mencionastes é claro..)

Assim se calhar, poderá se dar o milagre de eles ficarem na disposição de debater qual é o papel que eles reservam para as mulheres no futuro...

Mas também acredito,que isso não passe de mais uma utopia...

Antonio disse...

Cara Amiga Ni:

No que toca à publicidade eu penso que se calhar poderá resultar desta vez, eu sei que você já a fez anteriormente, mas foi quando os Grandes Portugueses ainda eram movimentados e então não queriam sair de lá, agora aquilo "morreu" são raríssimas as mensagens, mas ainda assim existem lá participantes.
Se eu lhes indicar que este blog tem o Pensador, a Ni, a Teresa e novos participantes penso que eles se sentiram atraídos para este blog.

No que toca ao futuro da Nação, eu quando referi este aspecto não tinha Salazar em mente, pois Salazar é passado e nós iremos debater não o passado, mas sim o futuro. O que não quer dizer que não hajam referências ao passado não muito distante sobre coisas/valores que se perderam no passado e possam ser recuperados no futuro.

O que nós vamos debater provavelmente não servirá de nada, excepto para o nosso enriquecimento pessoal, pois penso que não há aqui ministros nem deputados, excepto claro já me esquecia o Presidente de Conselho de ministros o Dr. Oliveira Salazar também aqui comenta.

Espero que seja algo que nos enriqueça a todos.

Cumprimentos:


A Bem da Nação!

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso