sábado, 28 de julho de 2007

Era bom demais se fosse verdade!


Por mais que a gente queira pensar que somos um povo soberano,a verdade é que seremos sempre vistos desta forma pelo resto do mundo!
Clique no titulo e vejam uma noticia sobre uma vontade que já todos devem conhecer,e que cada dia que passa, parece estar a ganhar cada vez mais sentido...

13 comentários:

Francisco o Pensador disse...

Não se vê muito bem,mas o que está inscrito no assinalado a vermelho é:"Parti socialiste espagnol"
(Partido socialista espanhol)

Tomara...

NI disse...

As palavras de Saramago contribuíram para a colocação da sondagem que está a decorrer neste momento.

Nos últimos tempos têm surgido algumas vozes que defendem a integração (?) de Portugal na Espanha.

Começaria por assumir o meu voto. Votei "Não, nem pensar". Porquê? Essencialmente por duas ordens de razão:

1º A igualdade entre homens e mulheres tem de ser considerado como um direito natural (e de direito),inalienável e irrenunciável , sem que tenha que estar dependente de condições.

2º Por respeito à história milenar do nosso País.

Sempre defendi a nossa entrada na União Europeia. Sou uma europeísta convicta. Mas tal atitude não significa renunciar a uma história, a valores, a usos, a tradições que fazem do nós um povo singular.

É óbvio que gostaria de ter a qualidade de vida dos espanhóis. mas, não é menos verdade, que o povo espanhol deve a sua qualidade de vida a uma forma de ser e de estar diferente da nossa. Têm orgulho de ser quem são, lutam por aquilo que acreditam: uma Espanha forte.

Nós, pelo contrário, temos o nosso fado. Gostámos de ser considerados os coitadinhos. Somos os primeiros a dizer mal do nosso País, os primeiros a fugir aos impostos, os primeiros a criticar tudo e todos menos a nós próprios.

O que tem de mudar é a nossa forma de estar, a nossa forma de encarar a cidadania com os direitos e obrigações a ela inerentes.

Tenho orgulho de ser europeia mas tenho ainda mais orgulho em ser portuguesa e não prescindo deste orgulho. Tenho orgulho de ser mulher e não prescindo deste orgulho.

Uma boa semana para todos.

*tεrεsα* disse...

Amigos,
Amanhã entro de férias.
Por isso, tenho andado ausente porque quero deixar tudo em ordem no trabalho.

E em casa também não tenho tido muito tempo. Tenho sempre coisas a fazer.

Vamos a ver se a partir se amanhã passo a ter mais tempo.

AB.

NI disse...

Teresa, umas boas férias para ti.

Espero que as aproveites da melhor maneira.

Eu, infelizmente ainda tenho mais 10 dias pela frente e o pior de tudo é que estou praticamente sozinha a partir de amanhã, dado que os meus colegas optaram todos pela 1ª quinzena e fiquei eu a aguentar o barco.

Bjs

*tεrεsα* disse...

Onde se lê "se amanhã" deve ler-se "de amanhã"

*tεrεsα* disse...

Obrigada Ni.

Francisco o Pensador disse...

Ni,atenção que quando eu disse "desde que os direitos e deveres fossem iguais para ambos",referia-me aos paises e não aos sexos!

NI disse...

Entendi que se tratava de igualdade entre os sexos.

Mas, analisando na perspectiva de igualdade entre os cidadãos de ambos os países, e pelos motivos que já indiquei, mantenho o meu voto.

Sou contra a fusão dos dois países (a não ser que o "futuro" país se chame Portugal).

Francisco o Pensador disse...

Espera ai...

Mas então,se o futuro pais se chamasse Portugal,já serias a favor de uma fusão?

O importante é o nome?

NI disse...

Pensador, essa minha última frase foi para "picar". Adorava mandar nos espanhóis (na exacta medida em que eles aspiram, ehehehehe).

Falando sério: Não sou a favor da fusão. É uma questão de coerência. Não concebo que um povo seja "anexado" (faz-me lembrar as ex-colónias).

No teu processo de aculturação tens princípios, valores, tradições que, penso eu, gostarias de preservar. Num processo de fusão irias sofrer um novo processo de aculturação o qual, inevitavelmente, teria como consequência a perda daqueles.

Francisco o Pensador disse...

Mas Ni,se comias "batatas com bacalhau",deixarias de as comer?
Se lias Fernando Pessoa,deixarias de o ler?
Se ouvias Amalia Rodrigues,deixarias de a ouvir?

Ni,nós hoje somos o Portugal do XXI século e a nossa história já tem 800 anos!!
Por isso gostaria de te perguntar...
Desde a formação de Portugal pelo Afonso Henriques até aos dias de hoje:
- Quantos principios se perderam no caminho?
- Quantos valores se perderam no caminho?
- Quantas tradições se perderam no caminho?
E isso teve algum impacto negativo para o pais e o povo?
Não continuamos nós a ser Portugal?

E depois Ni...
Se os nossos valores são assim tão bons,porque estamos nós assim tão mal?

NI disse...

Pensador, que rico amigo me estás a saír. Deixa-me dar um panorama actual: estou sózinha na minha divisão a trabalhar(a fazer um parecer sobre contra ordenações fiscais), estou sem a minha amiga que todos os dias vai tomar um café comigo para desanuviarmos a mente pelo que limito-me a ir a uma máquina buscar um café horrível, estarão mais de 35 graus no meu gabinete e eu não tenho ar condicionado e tu, o meu amigo, o meu irmão coloca-me uma questão que me obriga a pensar.

Vamos, lá: não deixas de ter alguma razão nos argumentos que apresentas. Mas as emoções são por vezes complicadas de gerir e de explicar.Por exemplo, porque razão é que o conceito de saudade (tipicamente português), é tão evidente nos emigrantes?

Confesso que hoje, talvez devido ao calor, não estou com grande capacidade argumentativa mas poderei dizer que na parte que me diz respeito eu poderia viver em qualquer parte do mundo, fazer a minha vida lá mas sentiria sempre um certo conforto em saber que este cantinho plantado à beira-mar continuava incólume.

Não te consigo dizer qual a razão pela qual me vêm as lágrimas aos olhos quando ouço o hino nacional, quando vejo um português a evidenciar-se numa determinada área em qualquer parte do mundo, quando vou de férias para um País estrangeiro e digo, com orgulho, que sou portuguesa e quando entro na fronteira portuguesa dizer, estou em casa. Não sei, Pensador. Só sei que sei que sou assim (esta é profunda pelo que ainda a vou decifrar).

Continuação de boas férias (goza por ti e por mim).

MC disse...

Pronto!

Vomitei o chá!!!!

Acontece-me sempre isto que vejo esta especie de 1º Ministro...

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso