quinta-feira, 19 de abril de 2007

Os Amigos conversam sobre tudo. Sem restrições. Sem tabus. os amigos podem não estar de acordo mas respeitam-se.
Lanço o primeiro tema de discussão.
A RTP, durante largos meses, promoveu o concurso "Grandes Portugueses".
No fórum criado pela RTP, e no qual participei, tive oportunidade de referir numa das minhas primeiras intervenções que o formato escolhido não teria sido, porventura, o melhor mas era o que existia.
O que estava em causa era a eleição de alguém que, pela sua postura, iniciativa, conhecimento, sabedoria e trabalho desenvolvido, estivesse ligado à História de Portugal e projectado o nome do nosso País além fronteiras.
Nessa perspectiva, eram muitos os nomes que, de alguma forma, cumpriam tais parâmetros. Desde o fundador do nosso país, passando por aquele que impôs a nossa língua (a sexta mais falada do mundo), como a língua oficial do nosso País, ou por todos aqueles que desbravaram "mares nunca antes navegados", pelos cientistas e artistas que levaram bem longe a nossa língua e os nossos sentimentos e, finalmente, por aqueles que lutaram para que hoje se vote livremente e dizer o que nos "vai na alma".
Chegados ao final os portugueses elegeram como o Grande Português o Prof. Dr. António Oliveira Salazar.
Várias teorias para tal resultado foram sustentados por anónimos, políticos e comentadores. A maioria defendeu que o resultado constituía apenas, e tão só, uma crítica à sociedade actual face a um descontentamento generalizado pelo que não se deveriam extrapolar quaisquer outras conclusões. A verdade é que, logo após o términus do concurso, assiste-se à instalação de um outdoor com características xenófobas e, hoje mesmo, os jornais falam de uma manifestação de simpatizantes da extrema direita.
Aguardo comentários.
Abraços.
NI

24 comentários:

Anónimo disse...

Saudações cordiais!

Francisco o Pensador disse...

Boa observação Ni!

A extrema-direita apostou forte neste concurso dos "grandes portugueses"!
E não é por acaso que ela fez isso...eles sabem perfeitamente que o povo não sente simpatia por esse movimento e que só através do Salazar se conseguia abrir uma brecha na sociedade portuguesa.
Ainda ontem vi no JN uma reportagem acerca do "modus operandi" dessa organização,que actua nas portas das escolas e nas claques de futebol para angariarem "jovens desviados" e outros "delinquentes" para servirem mais tarde como carne para canhão!
Eles sabem que essa classe de jovens com mau aproveitamento escolar é um alvo fácil de controlar..

Mas ainda assim acredito que seja insignificante para criar um perigo significante...
São movimentos que servem para algumas "bestas" como o mário machado,obterem alguns "favorecimentos" da capital para se manter sossegado...e deixa-lo prosseguir com o seu negócio de tráfico de armas!

Mas a verdade é que Portugal nunca tive sorte..
Primeiro tivemos o "assassino" que atrasou a nossa abertura ao mundo,e de seguida foram essa matilha de politicos de algibeira que nunca criaram um clima socio-economico aceitável,e movidos na sua maioria,por interesses puramente pessoais!
Sabe Ni...um colega meu tem uma irmã em frança e mostrou-me um catalogo da "AUCHAN"(Hipermercado francês equivalente ao jumbo) que a irmã lhe enviou a pedido deste...
Fiquei chocado!
Sabia que os bens essenciais na frança (carne,peixe,massa,arroz,azeite,batatas,etc..)estão ao mesmo preço que aqui?
Você ouviu bem!...na França,um pais onde o ordenado minimo é de 1200 euros gasta-se o mesmo que aqui para comer!
O mais caro lá,são apenas os vicios!(tabaco,alcool,roupas de marca,etc..)
Como explicar isto?

Sei que não precisamos de um Salazar,porque isso seria uma tragédia ainda maior nas nossas vidas e porque o mundo já não aceita ditadores...mas algo precisa de mudar.
Temos que deixar de ser os eternos "coitadinhos"!

Se não existe portugueses capazes de gerir isto como deve ser...que entregam isto aos espanhois ou franceses ou qualquer outro!
Tenho a certeza que eles conseguiam colocar-nos no pelotão da frente!

A democracia funciona nesses paises todos ou não funciona?
Porque razão não funciona aqui?

Um abraço.

NI disse...

Pensador:

Partilho da tua opinião (permitir-me-ás que te trate por tu) de que apenas uma minoria partilhará dos ideais fascistas. Não deixa, contudo, de constituir um alerta.

Quanto à segunda questão que levantas bastará ir aqui à vizinha Espanha para constatar que os artigos de primeira necessidade são mais baratos. Mas não são só estes.

Vejamos.

Durante sete anos trabalhei em rádio. Para além dos programas que tinha, tive oportunidade de percorrer praticamente todo o País com espectáculos. Conheci locais e pessoas absolutamente excepcionais. O nosso País é lindo e á espera de ser descoberto. Contudo, vejo-me obrigada a passar férias em Espanha. Porquê? Muito fácil. Para um agregado familiar de quatro pessoas fica mais barato passar duas semanas num hotel de 4 estrelas em Espanha do que uma semana em Portugal num hotel de 3 estrelas. Se é verdade que o IVA que é aplicado às diversas actividades tem a sua importância (bastará dar como exemplo que em Espanha o IVA que é aplicado à actividade turística é de 7%), também não é menos verdade que a actividade hoteleira em Portugal está mais virada para os estrangeiros que possuem um poder de compra muito superior ao nosso. é aqui que reside a grande diferença entre nós e os Espanhóis. Enquanto estes se preocupam em cativar os seus nacionais, sem descurar o turismo internacional, os nossos nada fazem.

O problema que temos vindo a debater tem a ver, no meu ponto de vista, com uma questão de mentalidade. Ora, como todos nós sabemos, uma revolução de mentalidades pode trespassar várias gerações.

A nossa entrada no mercado único europeu não se compadece com o espírito de "coitadinhos e fatalistas" que é inerente ao nosso povo.

Temos que nos reencontrar com o espírito empreendedor, audaz e aventureiro que nos caracterizou no período das descobertas.

Mas este reencontro não tem que, necessáriamente, partir da classe política. tem que partir da sociedade.

É este o grande desafio que se coloca ao cidadão português na aldeia global do século XXI.

À classe política caberá incrementar os meios que permitam caminharmos, em conjunto, para ultrapassar tal desafio. Passa pela aposta na formação profissional e nas novas tecnologias.

A nós, caberá o maior desafio. Evoluir enquanto Povo.

O Amigo Capela chamou à colação aquilo que ele denomina "iberismo". Sinceramente, não me preocupa. O facto de Portugal e Espanha, dentro da União Europeia, criarem um bloco de força e influência permitirá a conjugação de esforços para nos impormos a Países tradicionalmente mais fortes que nós. Não se veja esta união como uma tentativa de "integrar" o nosso país noutro.

Sejamos claros, a nossa independência já está, de certa forma, quartada pelas decisões dos órgãos comunitários. O que se torna imprescindível é impôr a nossa voz sem perder a nossa identidade.

Para isso temos que deixar os nossos preconceitos, o nosso conservadorismo de lado.

Abraços amigos

NI

*tεrεsα* disse...

Concordo convosco. Tenho visto comentários acerca da União Ibérica. Tanto aqui como nos fóruns do programa Grandes Portugueses. Não entendo as pessoas que defendem que Portugal seja parte integrante de Espanha, depois de todas as lutas que o nosso povo travou para garantir a nossa independência. Ainda por cima chamam os outros de não serem patriotas? Vamos ser parte integrante de Espanha para vivermos à custa do desenvolvimento deles? Quando é que se perde essa mentalidade de ter sempre os outros a fazer tudo por nós? Também não me parece que Espanha esteja interessada numa situação dessas. Já tem muitos problemas: Tem o País Basco e as outras Regiões Autónomas que, apesar de já terem uma grande autonomia, entram em conflitos institucionais com o poder central, diversas vezes. Podemos analisar o desenvolvimento dos outros países e adequa-los à realidade do nosso País. Temos é de pensar e trabalhar para isso.

Quanto à extrema-direita, torna-se imperioso analisar os resultados da 1.ª volta das eleições presidenciais francesas. Segundo as notícias, a Frente Nacional teve a pior derrota dos últimos 20 anos, ainda bem. Deita por terra os pensamentos que andam por aí a lançar falsas questões baseadas na xenofobia e no nacionalismo levado ao extremo. Mas é preciso não confiar demasiado. Estes fenómenos têm de ser bem observados. O maior erro que se pode cometer, em termos da História da Humanidade, é esquecer o passado e pensar que nunca mais volta a se repetir.

Confiram as notícias:

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/internacional/mercados/pt/desarrollo/967029.html

http://www.agencialusa.com.br/index.php?iden=7691


"Representação lusa celebra derrota de Le Pen na França

Lisboa, 23 Abr (Lusa) - O presidente da Coordenação das Comunidades Portuguesas da França (CCPF), Hermano Sanches Ruivo, destacou nesta segunda-feira à Agência Lusa a ausência do candidato de extrema-direita Jean-Marie Le Pen do segundo turno das eleições presidenciais francesas como uma grande notícia para os imigrantes portugueses.

"A melhor notícia para os portugueses foi Le Pen não ter passado", disse, ao comentar a futura disputa entre os candidatos Nicolas Sarkozy e Ségolène Royal.

Fundada na década de 1990, a CCPF reúne 190 associações portuguesas em todo o território francês. (...)."

O Paizinho disse...

O le pen sofreu a pior derrota dos ultimos 20 anos?

Mais um impressionante resultado para mostrar ao Carvalho Capela!!

Primeiro o HAIDER na austria e agora o LE PEN em frança!!!
Não existe nada que consiga segurar o fascismo!!!
Parece o titanic!!!

NI disse...

Ao Pensador.

Que fique no fundo do mar...

NI

*tεrεsα* disse...

Pensador,

Sabe que quando baptizaram o Titanic disseram: Nem Deus consegue afundar este navio... Falaram muito cedo... E depois aconteceu aquele desastre...

Quanto à União Ibérica, comentei com a minha avó que algumas pessoas da extrema-direita eram a favor... Sabe o que ela respondeu: "Credo!!! Como esta gente anda... Aliar-se à Espanha para defender os nossos interesses e os deles na Europa, concordo. Mas abdicar da nossa independência, nunca." E a minha avó nasceu no tempo de Salazar.

*tεrεsα* disse...

Artigo do Expresso:
Selvagens candidatas a património mundial


"O GOVERNO escolheu as Ilhas Selvagens para a candidatura nacional de 2003 a Património Mundial da Unesco. «A excepcionalidade das Ilhas Selvagens no que respeita à fauna e flora» e a sua «situação singular de isolamento em pleno Atlântico, que contribui para a preservação da autenticidade dos 'habitats' e da biodiversidade», são as justificações dadas no despacho conjunto dos ministros dos Negócios Estrangeiros, da Cultura e do Ambiente, assinado na quinta-feira.

O documento apresenta também o Sítio do Marvão, no Alentejo, como escolha para a candidatura de 2004.

A escolha das Selvagens teve por base os pareceres do grupo de trabalho interministerial para coordenação de candidaturas portuguesas a esta lista, que já tinha dado parecer favorável à pré-inscrição das Selvagens em Novembro.

A candidatura segue agora para a sede da Unesco, em Paris, onde terá de dar entrada até 1 de Fevereiro. A decisão final será conhecida entre 29 de Junho e 5 de Julho de 2004.

As Selvagens englobam três ilhas - Grande, Pequena e ilhéu de Fora - e estão localizadas a 180 milhas da Madeira e integradas na Rede Natura 2000. O arquipélago estava classificado como Sítio de Importância Comunitária e Área Protegida desde 1992.

Se forem eleitas entre as 30 escolhas anuais da Unesco, as ilhas elevarão para 13 o número de bens culturais e naturais portugueses classificados como Património Mundial, juntando-se ao Alto Douro Vinhateiro, a Sintra e ao Mosteiro dos Jerónimos, entre outros.

Ironicamente, a escolha é divulgada pouco mais de um mês depois de Bruxelas ter corrigido os mapas da União Europeia que colocavam as Selvagens integradas nas Canárias, devido ao erro de um cartógrafo espanhol. Será que a candidatura tem a ver com a «tentativa de anexação» das nossas Selvagens? «Não me compete a mim pronunciar-me sobre isso», respondeu ao EXPRESSO, rindo, o ministro do Ambiente, Isaltino Morais."

Link:http://209.85.135.104/search?q=cache:SIhR0itZox8J:semanal.expresso.clix.pt/1caderno/pais.asp%3Fedition%3D1578%26articleid%3DES83304+espanhois+querem+as+ilhas+selvagens&hl=pt-PT&ct=clnk&cd=7&gl=pt

*tεrεsα* disse...

"Portugal compra radar espanhol, para proteger as "Ilhas Selvagens"
19.08.2004
O ministério da defesa assinou na passada semana um contrato com a empresa espanhola INDRA S.A. com vista ao fornecimento a Portugal de um avançado radar tridimensional (detecta não só a distância mas também a altitude dos alvos). Trata-se de um radar de longo alcance, utilizado igualmente pela força aérea espanhola e que será entregue á FAP dentro de 4 anos. Este radar permitirá a cobertura completa do espaço aéreo português na Região Autónoma da Madeira, ficando instalado no pico do Areeiro na ilha da Madeira, a cerca de 1.800 metros de altitude, onde as suas potêncialidades serão maiores.Tem capacidade para detectar alvos a 470 quilometros de distância, incluindo misseis balísticos. A curiosidade é que segundo as autoridades militares portuguesas, nomeadamente o CEMFA (Chefe de Estado-Maior da Força Aérea), este radar, tem como objectivo principal o assegurar o policiamento da zona, o controlo das pescas e o alerta preventivo, contra qualquer tipo de ameaças. Considerando que com este radar, as ilhas Selvagens, passam a estar permanentemente vigiadas, e a única ameaça sobre a soberania nacional advém de muitos sobrevôos por parte de aviões e helicópteros o "Ejercito del Aire" espanhol, não deixa de ser curioso que a Espanha, crie os problemas, e depois acabe também vendendo as soluções. Existem igualmente planos para a colocação de outro radar com características idênticas nos Açores, onde a localização mais lógica, quer pela centralidade quer pela altura, é a ilha do Pico. Independentemente das considerações politicas, no entanto, deve ser reconhecida a qualidade técnica do equipamento cuja compra agora foi contratada, dado se tratar de um dos mais eficientes radares dentro das opções existentes. Características técnicas Frequência: 1215 -1400 MHz (D-Band) Potência média: 53,5 kW Resolução: 150m Alcance máximo de detecção de alvos ; 472 km Tempo de rotação da antena: 1 volta a cada dez segundos."

Link: http://www.areamilitar.net/imprensa/imprensa.aspx?nrnot=24

Confiram também o seguinte link:
http://carloscoelho.org/pdf/01_03.pdf

Página n.º 3, notícia com o título: Joaquim Piscarreta
leva incidentes com pescadores
espanhóis ao Parlamento Europeu

*tεrεsα* disse...

Esqueci-me deste:

http://www.rtp.pt/index.php?article=180705&visual=16

Bjs,

Teresa.

Anónimo disse...

A teresa:

Amiga teresa, a sua avó tem uma certa razão!...embora considero que uma aliança não é uma perda de autonomia...é como uma sociedade,um pacto entre parceiros..
Acho que a nossa independência não estaria em causa!

Em relação ao Titanic,não posso comentar questões sobrenaturais por motivos obvios!...mas essa história ensina-nos que nunca podemos lançar os foguetes antes do tempo,nem cuspir para o ar!!

Não sei também porque motivo Portugal precisa de "radares"!...talvez tenha dificuldades em encontrar a madeira e os açores no mar,em dias de nevoeiro....
Hoje,qualquer desculpa serve para gastar dinheiro...começou com a EXPO98 e agora ninguém os atura!(ninguém os para,melhor dizendo..)

Lembra-se do Paulo Portas que queria comprar sub-marinos para portugal?
Como se a gente precisasse de sub-marinos!!
Num pais em que muita gente tem que se levantar as 3 horas da manhã para percorrer os 20 kms a pé para irem a uma consulta médica!
Não se comprende...

Depois é claro!!!!

Aparece por ai "Malabaristas" que aproveitam o descontentamento popular para promover o Salazarismo e o Fascismo!

Um abraço.

*tεrεsα* disse...

Olá Pensador.

Já conseguiu resolver a questão do nick? Entre na sua conta google e clique na ajuda e depois em contactos. Eles são rápidos a resolver. Às vezes até rápidos demais... pedi-lhes ajuda na semana passada para anularem a minha participação nalguns grupos exteriores ao Orkut. Eliminei o perfil mas ele ficava sempre lá e aparecia o meu e-mail. Sabe o que eles fizeram? Anularam-me o Orkut. Quando tentei aceder à conta, tinham apagado.... Lá tive de criar uma nova, adicionar outra vez os meus amigos (que ficaram também surpreendidos por não poderem deixar recados na minha página) e encontrar todas as comunidades a que pertencia. Enfim, uma autêntica seca... Já me pediram desculpa pelo incómodo...

Por isso, seja bem claro para não lhe acontecer um engano.

Quanto aos radares, sabe que há muita gente por aí que precisa de um, mas é no cérebro. A julgar por alguns comentários que vi nos fóruns da RTP. Tinha prometido a mim mesma que não dava mais resposta no fórum de D. Afonso Henriques... mas como uma certa pessoa foi para lá ofender uma boa parte da população que não tem culpa de nada e não está lá para se defender, resolvi deixar resposta. Não suporto injustiças nem quem se arma em superior só porque tem uma vida melhor que os outros.

Quanto ao Paulo Portas:

Lembro-me perfeitamente dessa questão. Não se esqueça também dos Estádios de futebol que foram construídos para o Euro 2004 e que agora estão às moscas (alguns…). O que este País precisa é definir uma lista de verdadeiras prioridades: Saúde, Educação, Cultura, Assistência Social, etc. Veja o caso do Canadá. Tem um sistema nacional de saúde dos melhores (http://pw2.netcom.com/~mvp1/canada.htm / http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/ge/v13n2/v13n2a07.pdf). Um realizador norte-americano foi lá fazer um documentário sobre as diferenças entre os EUA e o Canadá e ficou surpreendido. Ficava à espera das pessoas que saíam da urgência e perguntava qual a razão da sua ida e quanto tinham pago. Os canadianos olhavam para ele surpresos e diziam: Nada. Sabe quem implementou o sistema deles? O pai e avô dos actores Donald Sutherland e Kiefer Sutherland.

Abraços,

Teresa.

Anónimo disse...

Amiga teresa,

Ora ai está uma lista com a qual concordo em pleno!

SAUDE,EDUCAÇÃO E CULTURA...

A assitência social está interligada a saude,por isso só vou acrescentar à sua lista um pouco mais de "dinheiro"!

De facto os estádios de futebol foram um "luxo" perfeitamente desnecessario...e servem apenas de suporte para beneficio de alguns compadrios.

Na frança,é na altura das eleições que se vê manifestações "a sério" para pressionarem os governantes a cederem direitos e regalias ao povo,perante a eminência de perderem as eleições para a oposição!
É um jogo que os franceses sabem jogar muito bem e que os tem favorecido!
Embora as vezes corre um pouco mal e apanham alguns "sustos" como foi o caso do Le Pen que passou a 2ª volta por engano nas eleições anteriores a esta..

Devemos ser nós a estabelecer as nossas prioridades e apostar na criação de movimentos de cidadania...
É nescessario começar a pressionar os politicos e leva-los a executar a missão deles!
Eles existem para nos servir...!!
Somos nós que mandamos neles e não o contrário!

As pessoas estão sempre a espera que "os outros" actuam em seu lugar e o problema é que toda a gente pensa da mesma forma..
Tem que existir uma oposição "popular" e movimentar-nos no sentido de por-mos em pratica interesses comuns...
Não podemos ser tão egoistas!

Tinha um amigo que trabalhava na CP (caminhos de ferro),que quando existia uma greve,a primeira reacção dele era ver se a dita greve atingia uma folga dele....para desse modo ganhar a folga a 300%!
É desse egoismo que me refiro!
Ninguém age para o bem comun!!

E depois ainda tem a lata de dizer que os governantes são corruptos e ladrões!
Como podem essas pessoas ter a moral de rotularem os outros?

Temos que ser nós os primeiros a mudar...

Um abraço.

*tεrεsα* disse...

Já passa da meia-noite... Já é 25 de Abril! Desejo a todos os participantes um bom feriado. Gostava de estar em Lisboa, mas infelizmente não posso... Mas vou festejar na mesma. Vou a um almoço com a minha família e amigos. Pensador e Isabel, dêem um passinho de dança por mim no Largo do Carmo, ta? Ai, logo eu que adoro dançar...

Beijos a todos.

Teresa.:) **********

*tεrεsα* disse...

Pensador,

A respeito da sua última frase:

"You must be the change you wish to see in the world".
- Mahatma Gandhi -


Uma boa máxima, não acha?

Uma boa noite de descanso para todos.

Teresa.

Anónimo disse...

A teresa,

Se a tradução não me falhar,deve ser algo assim...

"Tu deves encarnar (ser) a mudança que desejas ver no mundo"

É mais ou menos isso,não é?

Já agora teresa,sabe o que significa Mahatma Ghandi?

Mahatma Ghandi significa "Alma Grande"!

Mais palavras para quê?

Um bom feriado para si também..

Anónimo disse...

Como agora nunca temos a certeza de ver as nossas mensagens publicadas no fórum de salazar,vou tomar a liberdade de publicar aqui uma mensagem que dediquei ao nosso ilustre Novosalazar!

Só espero que a RTP não se lembre de corta-la!

Aqui vai.......

SR Novosalazar!....mas que alegria vê-lo novamente aqui!
Afinal você continua vivo!....pensei que tivesse morrido de alegria ao ver o Salazar ganhar!.....é que com a sua idade,sabe!.....116 anos é perigoso!...até as alegrias podem ser traiçoeiras!
Para começar,tenho que lhe dar os parabéns...
A sua mensagem pareceu vinda de uma pessoa mais madura e com mais juizo!...está mais calmo e ponderado,e jão não é arrogante e parvo como era durante o concurso,quando vinha com aquelas parvoices de "Manda quem pode e obedece quem deve"!
Você já deve ter percebido que hoje o pessoal não tem disposição para ouvir essa treta!
Esses discursos não conquistam votos e como estamos em democracia,os votos são importantes..

Com que então,você estive ausente do pais?
Não percebi essa...então o Salazar ganhou o concurso e é você que foge do pais?
Estava a temer uma nova revolução comunista?...com a Odete Santos a liderar a fanfarra com o "soutien" de fora?
Foi cumprir uma promessa a sra de Fatima?
Do género,ir a pé até frança se o Salazar ganhasse o concurso?
Ou foi passar umas "vacances"?
Ah!!! já sei!!!
Foi consolar o nacionalista francês LE PEN que sofreu a pior derrota dos últimos 20 anos nas eleições francesas?
Le Pen conseguiu voltar as suas origens....isto é...antes de ser conhecido!
Já viu a desgraça dos fascistas?...já ninguém os respeita!
Primeiro foi o Haider na austria com um resultado ridiculo de 4,25 % após sair do poder e agora o Le Pen com 11% .....parece um tsunami a limpar a porcaria que existe em terra!
Diga-me uma coisa...ele chorou muito?...chorou?
Foi assim uma coisa triste?...foi?...foi assim tanto?
Tadinho.....

Parece não ter gostado dos comentários e da reacção dos intelectuais de "MEIA PACOTILHA" e da comunicação social sobre esta vitória de Salazar!
Estava a espera do quê?
De Lulas?
Habitue-se sr Novosalazar,a procissão ainda só vai no adro....vocês tanto quiseram eleva-lo que acabaram por destrui-lo ainda mais!
Aposto que já estava a imaginar o povo a tomar S. Bento de assalto e a dar vivas ao fascismo,não estava?
Que patético....

Referiu também a isenção e honestidade do Sr António Barreto..
Esse Dr Barreto não foi o ministro de Agricultura e pescas durante 2 anos no governo do seu amigo intimo Mario Soares após o 25 de abril?
Que terá acontecido para ele ficar lá só 2 anos?
Espera ai...você elogiou um socialista?
A derrota do Le Pen deixou marcas visiveis pelos vistos...
Não posso deixar de referir que acho engraçado você elogiar um antigo ministro da agricultura e pescas...
De Agricultura percebem vocês,não é?
Tantos anos com uma "enxada" na mão.....e uma cana de pesca para ver se comiam qualquer coisa!
Só que fiquei um pouco perplexo...
Não foi A RTP que está a exibir uma série documental desse senhor que aborda a evolução social que Portugal registou entre a década de 60 e os nossos dias?
E não é esse sr que arrasou com a imagem do Salazar "grande homem" no 1º episódio dessa série?
Leia isto que encontrei..

«..Foi tudo uma questão de timing. Tivesse a RTP estreado Portugal, Um Retrato Social, de António Barreto, três ou quatro dias antes e, provavelmente, não andaria meio mundo blogosférico e partidário com azia..»

http://dn.sapo.pt/2007/03/31/opiniao/antonio_barreto_e_antonio_salazar.html

Realmente sr Novosalazar,você está mesmo diferente!
Noutros tempos já estaria a chamar o Sr Dr Antonio Barreto de "Bestunto",mas hoje está a elogia-lo!
Estará você a render-se a democracia?
A tentação de ficar do lado dos bons é forte de mais não é?

Sobre a Ota...
Então no tempo do Salazar já havia projectos para realizar um aeroporto no poceirão?
Diga-me só uma coisa....
Esse "projecto" também previa a existência de aviões?
Você tinha acesso a esses projectos?
Encontrou-os onde?....debaixo da cama do Salazar?
Factos Sr Novosalazar....queremos factos....não queremos conversa fiada!

Sobre o eusébio..
Então as técnicas dos médicos que operaram o eusébio já tinham sido concebidas e desenvolvidas por um grande (lá vem os grandes...) Dr Cid em 1946?
Quem é esse grande Dr Cid?...é o seu médico de familia,é isso?
É o Dr José Cid?...aquele foi ao festival da canção com o tema "grande amor" e que canta também "na cabana","velho moinho",e "20 anos"...
Porquê que nunca ninguém conhece os seus "grandes"?
Será que é pelo facto deles terem sido grandes na época de Salazar e insignificantes depois disso?
Ou foi porque tiveram o azar de viver no regime de Salazar,sendo médicos em "part-time" e o resto do tempo tinham que lavrar a terra com a enxada na mão como toda a gente?
Além de Salazar,quem é que tinha coragem de ser grande no estado novo?

Você diz ainda que o Salazar já tinha em mente conceber o Metro do Porto,a Expo98,a ponte vasco da gama e o aeroporto!
Eh pá!...esse Salazar era mesmo um visionário!
Não lhe faltava "intenções"!...o pior era o tempo que ele levava a pôr as "intenções" em pratica!
40 anos de governo sem qualquer oposição e acham que ele fez muito!
Que grande treta!
Se Salazar tinha "intenções",devo dizer que de "boas intenções" está o inferno cheio...
Volto a ser aborrecido....
Factos sr Novosalazar!.....queremos factos!
Onde podemos consultar essa "intenções" todas de Salazar?

E para terminar..
No dia 25 de Abril não vai estar em portugal?
Vai para onde? para espanha?
Então se fôr para espanha,dê graças a democracia e aos abrilentos de poder fazê-lo!
Com salazar só poderia viajar cá dentro!
Não se esqueça nunca que todas as mordomias,liberdade,regalias e direitos que você possui hoje,foi-lhe atribuido pelos "abrilentos"!
Você não passa de uma pessoa ingrata!!!!

Se você não quiser festejar o 25 de Abril,pode sempre festejar o 27 de Julho!

Cumprimentos.

Será que ele vai perceber essa do 27 de Julho?

Um abraço a todos.

*tεrεsα* disse...

Pensador,
Entre no tópico "Entre Amigos", deixei lá uma pesquisa que fiz sobre o Dr. Cid... não sei se é aquele, mas foi o único famoso daquela época que encontrei.

Bjs,

Teresa.

*tεrεsα* disse...

A Justiça tarda, mas não falha (pelo menos, algumas vezes…):

(Visto que a Ni colocou neste tópico questões sobre as manifestações de extrema-direita e xenofobia, achei por bem publicar este post.)

Alemanha quer lei contra negação do Holocausto:

Entre a lista de metas para o período em que ocupa na presidência rotativa da União Europeia, a Alemanha quer que a negação do Holocausto, seja considerada crime em todos os 27 países da UE. "Sempre dissemos que na Europa não deveria mais ser tolerável afirmar que o Holocausto nunca existiu e que ninguém matou seis milhões de judeus", disse a ministra alemã da Justiça, Brigitte Zypries.
A Alemanha não poderia ter escolhido um momento mais apropriado, considerando a recente formação no Parlamento Europeu do bloco de extrema direita – Identidade, Tradição e Soberania –, liderado pela italiana Alessandra Mussolini, neta do ditador italiano que fora aliado de Hitler. O fundador do grupo, Bruno Gollnisch, foi considerado culpado por um tribunal francês de questionar o Holocausto. No seu veredicto, o tribunal salientou que Gollnisch teria questionado o número de judeus mortos durante a Segunda Guerra Mundial e o emprego de câmaras de gás.



Negar o Holocausto agora é crime:
A União Europeia aprovou em Abril uma resolução que transforma em crime a incitação a agressões racistas e a negação de qualquer genocídio reconhecido por tribunais internacionais, como o Holocausto. Quem incentivar a violência contra indivíduos devido à origem étnica, nacional, racial ou religiosa estará sujeito a penas que variam entre um e três anos de prisão. As mesmas penas aplicam-se para quem negar ou banalizar genocídios e crimes contra a humanidade. A nova lei coloca a União Europeia no caminho aberto por países como França, Alemanha e Bélgica, onde negar o Holocausto já é considerado um delito. A decisão foi tomada em consenso, depois de vários anos de discussões e polémicas. O Comissário Europeu do Interior e Justiça, Franco Frattini, explicou a decisão: "Conseguimos unir o respeito à liberdade de expressão e o castigo a qualquer acção criminosa, não a ideias. Castigaremos actos, comportamentos, incitações a ofensas ou a matar de um modo concreto".




Membros do bloco aprovaram novas leis para combater o racismo e os crimes de ódio nos 27 países da UE, incluindo sentenças de prisão para quem banalizar ou negar o Holocausto.

A medida está em vista de se estender para outros países que estão fora da UE, inclusive para países que se situam fora da Europa, a exemplo do Brasil. Parlamentares brasileiros, da Comissão dos Direitos Humanos, já estudam uma versão de lei semelhante à adoptada pela UE devido ao crescimento de actividades racistas no Brasil, nomeadamente pela Internet. A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa já tinha recebido o comunicado da parte da ONU, sobre a seguinte resolução (aprovada em 26 de Janeiro de 2007) que declara: "Condene-se sem reservas qualquer negação do Holocausto" e "insistam que todos os Estados Membros rechassem, sem reservas, qualquer negação, seja em sua totalidade, ou em parte, do Holocausto como fato histórico ou quaisquer que sejam as atividades encaminhadas com esta finalidade". "Peçam aos Estados que ensinem nas escolas sobre o massacre nazista.” [nesta última parte encontram-se termos brasileiros. Por estar transcrito, não alterei as frases originais].
Leiam mais em:
http://www.nytimes.com/aponline/world/AP-EU-Racism.html?hp

A Europa provou que não fica parada e de braços fechados à espera que estes movimentos ganhem mais terreno. Só tenho pena que tenha levado tanto tempo. Mas já estamos habituados à frase "mais vale tarde do que nunca".

Abraços.

Participante disse...

o pensador pediu que eu votasse aqui vai:

Prémio Simpatia; Ni

Prémio Humor; o pensador

Prémio Coerência; Carvalho Capela

Prémio "Mania da Contradição"; Carvalho Capela

Prémio "Só sei que nada sei"; Novosalazar

Prémio "Só sei que sabes que eu sei"; não voto

Prémio "O Grande Português do Fórum". Carvalho Capela

Prémio "boa educação" - Ni

Prémio "perspicácia" - Carvalho Capela

Francisco o Pensador disse...

Ni,não fazes ideia de quem é o Participante,pois não?

Lembras-te daquela mensagem minha que publiquei no fórum de salazar onde desafiei o forum a advinhar o que se escondia por detrás de 3 mensagens especificas?

Esse participante (Nada mais,nada menos que o puto reguila que eu te falei...),foi o tal que publicou esta única mensagem no fórum...

«..Eu sou filiado no PCP, admiro Cunhal, mas custa-me a admitir que o Sr. Capela tem razão, estou arrependido de ter votado em Cunhal, apesar de admirá-lo, ele não é o maior português e era disso que este concurso se tratava, devia ter votado no Infante.
Eu sou orgulhhoso, mas sou também verdadeiro e espero que os meus outros camaradas, admitam a derrota e rendam-se a Carvalho Capela, como ele disse ficámos sem argumentos.
Devo dizer que continuo a ser comunista, mas já não considero Cunhal o maior português de sempre...» (participante Sab Abr 14 2007 11h58)

Lembras-te que até gozei com isso?
Disse que qualquer dia ia aparecer um nick de mulher a dizer que graças ao sr Capela,ficou convencida a ser uma escravinha e a levar porrada?

Se o convidei é porque quis ter novamente a possibilidade de denunciar este "traquinas" que se julga esperto e os outros burros!

Chamo a atenção para esta frase porque ela é simplesmente maravilhosa...
"espero que os meus outros camaradas, admitam a derrota e rendam-se a Carvalho Capela, como ele disse ficámos sem argumentos"

É linda não é?
E faz todo o sentido,não faz?

Gostava de perguntar ao Sr Carvalho Capela,como é que alguém consegue inventar algo tão infantil e julgar que todos vão acreditar que é verdade!

É évidente que os votos apesar de tudo vão contar...mas parece--me que o sr Carvalho Capela não vai ganhar aquilo que pensa conseguir ganhar...

Sr Carvalho capela,digo com franqueza que você até é nescessario..
Com você podemos reconhecer e comprovar a seriedade dos fascistas!
Comprende porquê que o mundo nunca vai para a frente com eles e só dá guerras???
Porque sois demasiados falsos!!!!

Até num simples concurso como este,não conseguem resistir a fazer batota!

Bem aventuradas sejam as pessoas verdadeiras!

Passe bem..

Antonio disse...

Génio é você de tal elevado índice de verdades.

Eu é que sou verde?


Senhor Pensador, é sem dúvida genial.
Mas será mais genial que eu?
Duvido.



Devia certamente formar uma agência de detectives.

Só não sei como não descobriu que eu era o Novosalazar, Viriato de Viseu, Augusto Pacheco, Santacombadense, A. O. Salazar, Ana Tavares...

Sabe uma coisa? Eu sou o único salazarista à face da terra, só que consigo criar várias personagens. Olhe tenho pena o seu génio rompeu os meus disfarces.

Já me acusou de ser o Sérgio Carvalhais, o Custoias, o Fernando Silva, o Augusto Pacheco, a Ana Tavares e agora este participante!!

Até acusou o Viriato de Viseu de ser do Novosalazar!!!

E eu a pensar que era a Ni que trabalhava na justiça!

Eu desde o inicio não confiei no participante, eu apesar de pessoalmente já ter falado com comunistas (já referi até que tenho amigos que o são), venci em alguns aspectos e perdi noutros, por exemplo na despenalização do aborto consegui convencer um comuna a votar não (foi difícil).

A pergunta é porque não confiei eu nele?
A resposta é óbvia, eu nem ninguém deste mundo ia cometer uma burrice de tal tamanho.
Sabe, eu desconfiei que fosse alguém a fazê-lo para me tramar. Tenho de admitir que pensei no senhor, mas pensando no assunto não parece seu.

Por exemplo as Farpas podiam tê-lo feito para me encurralar.

Duma coisa tenho a certeza aquela mensagem era falsa.

Eu acho é que depois do Custoias o ter acusado de ser aquele visitante vossa excelência parece ter ficado muito nervosa.

Eu nunca neste (e no outro) blog o ouvi falar do seu emprego (à excepção do seu ordenado entre dia 25 e 31), a única pessoa que o falou penso que foi o Sérgio Carvalhais a dizer que você era pasteleiro, mas eu penso que vossa excelência seja detective ou polícia.

Não andará a ver Sherlock Holmes a mais?


Quando disse que os fascistas eram falsos essa então não aguentei ri, ri, ri, ri, ri...

Não são vocês democratas que quando vão ser eleitos dizem cada coisa que nunca, nunca, nunca cumprem quando chegam ao poder?

Não são vocês que fazem desvios para os bancos suíços?

Vai-me dizer que a Fátima Felgueiras era uma fascista..


Outra característica que revelou ter nesta última mensagem é falta de memória, eu já tinha esclarecido que não era fascista (talvez un peu).


No que toca aos votos eu não concordo com a contagem dos votos desse participante, por que ele é falso (não pensou que pode ser alguém a brincar) e porque apareceu à relativamente pouco tempo, penso que só deixou ainda três mensagens.


Para finalizar, Pensador você disse que não era cristão, pois não?

Olhe essa dos bem-aventurados então é estranha.

Isso demonstra alguma falsidade.



A Bem da Nação!
Viva a Justiça!
Abaixo a Corrupção!

Antonio disse...

Tenho o orgulho e o prazer de ter sido o milésimo visitante!

Francisco o Pensador disse...

Sr Carvalho Capela:

Quase me esqueci de responder a mensagem que você deixou neste tópico.

Mas lá diz o diatado:"mais vale tarde do que nunca"


«..Génio é você de tal elevado índice de verdades...»

- Ninguém é dono da "verdade" sr Capela!
O que é verdade para uns é uma mentira escandalosa para outros..
E quem tem razão?
Ninguém!!
Tudo o que dizemos é baseado num conjunto de opiniões.


«..Eu é que sou verde?..»

- Como um feijão...


«..Senhor Pensador, é sem dúvida genial.
Mas será mais genial que eu?
Duvido...»

- Um erro extremamente grosseiro sr Capela!
Eu sem dúvida nenhuma que não sou nada genial!!
Que mania que você tem!
Julga que os "génios" se vendem ao desbarato?
Eu e você somos apenas pessoas com uma inteligência acima da média!!!
Estamos a anos-luz de sermos uns génios!
Numa escala de 0 a 20..estamos num 11 ou 12!
Os "génios" não estão actualmente em promoção para nos aceitar no clube deles..


«..Sabe uma coisa? Eu sou o único salazarista à face da terra, só que consigo criar várias personagens..»

- Não é o único salazarista a face da terra,mas quando morrer a geração do "botas" é capaz de vir a ser..


«..Já me acusou de ser o Sérgio Carvalhais, o Custoias, o Fernando Silva, o Augusto Pacheco, a Ana Tavares e agora este participante!!..»

- É melhor o sr decidir-se!
Em cima diz que não sabe como é que eu ainda não descobri que você era o augusto Pacheco e a ana tavares...agora já está a dizer que eu já o accusei de ser ambos!
Em qual é que ficamos?

E já agora...desculpe-me mas nunca o accusei de ser o Sérgio Carvalhas,o Custoias ou o Fernando Silva!
Accusei o Sérgio Carvalhas de ser o Custoias,só isso..
(agora se era você que estava a ouvir a accusação...isso já é outra história..)


«..Até acusou o Viriato de Viseu de ser do Novosalazar!!!..»

- É verdade! fiz isso!
E você só soube disso porque fui eu que o disse.
Na altura expliquei porque o fiz..
E depois?


«..Eu desde o inicio não confiei no participante, eu apesar de pessoalmente já ter falado com comunistas (já referi até que tenho amigos que o são), venci em alguns aspectos e perdi noutros, por exemplo na despenalização do aborto consegui convencer um comuna a votar não (foi difícil)..»

- Isto é conversa de chacha!
Você está a querer ofender a minha inteligência!


«..A pergunta é porque não confiei eu nele?
A resposta é óbvia, eu nem ninguém deste mundo ia cometer uma burrice de tal tamanho...»

- Olhe que não sr Capela...olhe que não!


«..Por exemplo as Farpas podiam tê-lo feito para me encurralar...»

- Foi inventada para o tramar?
E vem para este blog para votar em si?
Foi para o tramar que ele votou em si?
Está a querer enganar quem?

10º
«..Duma coisa tenho a certeza aquela mensagem era falsa...»

- Mas é claro que você sabe!!

11º
«..Eu acho é que depois do Custoias o ter acusado de ser aquele visitante vossa excelência parece ter ficado muito nervosa...»

- Confesso que fiquei muito nervoso!
Ri-me tanto que ganhei um defeito na boca!!!!!!!!!!!!!!!!!

12º
«..Eu nunca neste (e no outro) blog o ouvi falar do seu emprego (à excepção do seu ordenado entre dia 25 e 31), a única pessoa que o falou penso que foi o Sérgio Carvalhais a dizer que você era pasteleiro, mas eu penso que vossa excelência seja detective ou polícia...»

- Nunca ouviu ,nem vai ouvir-me a falar do meu trabalho.
O Sérgio Carvalhas chamou-me de "Pasteleiro/Padeiro" porque ele está habituado a fazer "Roscas" e gostaria de amassar o meu "pão"..
Outra coisa...só sou policia em casa!

13º
«...Quando disse que os fascistas eram falsos essa então não aguentei ri, ri, ri, ri, ri...»

- Olhe que ainda vai ficar com a boca torta de tanto rir!
Você pode se rir a vontade sr Capela,desde que nas eleições sejamos nós a rir-nos...

Os fascistas não são apenas falsos,também são assassinos!!

14º
«..Não são vocês democratas que quando vão ser eleitos dizem cada coisa que nunca, nunca, nunca cumprem quando chegam ao poder?..»

- Não sr Capela,você está enganado como sempre!
Eu nunca fiz nada disso..

15º
«..Não são vocês que fazem desvios para os bancos suíços?..»

- Idem!
Também nunca fiz isso!

16º
«..Vai-me dizer que a Fátima Felgueiras era uma fascista..»

- Foi provado alguma coisa contra ela?
Não se condena nimguém sem provas sr Capela!

17º
«..Outra característica que revelou ter nesta última mensagem é falta de memória, eu já tinha esclarecido que não era fascista (talvez un peu)..»

- Vê como você é mentiroso?
Eu já coloquei uma mensagem dirigida ao Farpas a denunciar essa mentira sua!
Você é que sofre de falta de memória!
Eu disse logo que você ia fazer uma confusão de grelos na sua cabeça!
A mentir desse jeito,como tretende ser levado a sério?

18º
«..Para finalizar, Pensador você disse que não era cristão, pois não?...( )..Olhe essa dos bem-aventurados então é estranha...( )...Isso demonstra alguma falsidade...»

- Você é mesmo criancinha!
Que tem uma coisa a ver com a outra?
Eu disse que era Ateu...nunca disse que não fui cristão!!
Antes de ser o que sou hoje,também já fui cristão sr Capela!
E também já fui catequista!
Tornei-me Ateu quando comecei a tentar responder às perguntas que as crianças me faziam sobre Deus!
Tornei-me Ateu quando tentei compreender Deus!

É assim tão complicado perceber que alguem pode mudar de um dia para o outro?

Ao fazer isso,demonstrei falsidade?

Ah!...enganou-se outra vez...
Prontos ,prontos..está explicado!

Sr Capela, para grande "perspicaz" e "coerente",você deixa muito a desejar!

Cumprimentos.

Mensagens

Arquivo do blogue


Porque não defendo:guetos, delatores pidescos, fundamentalismos e desobediência civil. Porque defendo o bom senso